Da Estante Para a TV: Especial de Natal

Book-Tree

Continua após as recomendações

O clima é de Natal. Por todos os lados vemos as cores e os sons dessa data tão querida pelas pessoas. É inegável, porém, que a cada ano o espírito do Natal vai enfraquecendo. Quão mais velhos ficamos, menos importância damos à data. Pensando nisso, e visando fortalecer o sentimento através da cultura e daquilo que gostamos (literatura e TV), separamos cinco livros que poderia virar boas séries ou especiais de TV.

Continua após a publicidade

natalpolarO Expresso Polar

O Expresso Polar, de Chris Van Allsburg, já foi adaptado ao cinema pelas mãos do diretor Robert Zemeckis. Em uma belíssima animação protagonizada por Tom Hanks, a história do Expresso ficou ainda mais conhecida e tentou fortalecer justamente o espírito do Natal que muitas vezes acaba junto com a inocência infantil. A trama começa na véspera de Natal, quando um menino ouve um barulho que vem do lado de fora de sua casa. Ao olhar pela janela, vê um trem parado no meio da rua. O Expresso Polar promete levá-lo ao Polo Norte para conhecer o Papai Noel em pessoa. As possibilidades são inúmeras, caso a obra fosse levada à televisão. O piloto poderia começar com o dia-a-dia do menino, num misto de desilusão e ânsia pelo Natal. De repente, chega o Expresso. A partir daí, vários episódios podem acompanhar a viagem do garoto e das demais crianças a bordo do trem em diversas aventuras. Com o elenco certo e no canal apropriado, seria uma produção perfeita para a família inteira.

As Crônicas de Nárnianatalnárnia

Todos conhecem ou já ouviram falar de Nárnia. Seja pelos livros ou filmes, o universo criado por C.S. Lewis é mundialmente reconhecido por seus simbolismos cristãos e o apelo ao Natal. Material para uma série de TV não falta. Com sete livros, a saga pode ser difícil de ser adaptada, mas com a produção correta e algumas alterações, os romances poderiam fazer sucesso nas telinhas. Além disso, As Crônicas de Nárnia poderia ser uma antologia, já que os personagens da saga literária se alternam entre os volumes. Para que não sabe, Nárnia é um universo paralelo repleto de seres mitológicos, animais falantes, bruxas e guerras épicas. Para saber mais sobre o vasto mundo criado por Lewis, leia os livros e assista os filmes. Vale a pena.

natalcabanaA Cabana

Qualidades literárias à parte, A Cabana, de William P. Young, possui uma premissa interessantíssima. A história acompanha Mack, um homem que teve sua filha raptada e nunca mais encontrada. Sinais indicam que a menina teria sido violentada e assassinada em uma cabana isolada, perdida entre montanhas. Quase quatro anos depois, Mack recebe um bilhete supostamente escrito por Deus. Na carta, Ele convida Mack para uma visita à cabana onde sua filha havia morrido. Com roteiristas competentes no comando e sem exageros no teor religioso, A Cabana poderia se tornar uma boa minissérie de fim de ano. Sem demagogias e com uma abordagem mais realista e intimista, o romance de Young poderia render uma boa adaptação.

Milagre na rua 34natalmilagre

Milagre na rua 34, de Valentine Davis, já foi adaptado algumas vezes ao cinema e até mesmo para a TV. A história é clássica: um simpático senhor de barba branca começa a trabalhar como Papai Noel em uma loja na época de Natal. Certo dia, o senhor afirma ser o verdadeiro Papai Noel, despertando dúvidas e crítica entre as pessoas. Seria ele louco? Criminoso? Interesseiro? As possibilidades são tantas e renderiam alguns episódios. Poderíamos incluir psicólogos, advogados, tribunais, imprensa, todos querendo descobrir se o sujeito é, realmente, Noel.

natalcarolUm Conto de Natal

O clássico de Charles Dickens mostra Ebenezer Scrooge, sujeito avarento e mal-humorado que odeia o Natal. Na véspera da data que mais odeia, Scrooge recebe a visita do fantasma do ex-sócio, Jacob Marley. A aparição conta que não pode descansar em paz, já que não foi generoso quando era vivo. Ele alerta que Scrooge, porém, ainda tem chance de estar em paz e que três espíritos o visitarão para que ele possa se tornar alguém melhor. Scrooge então recebe a visita do Espírito dos Natais Passados, do Natal Presente e dos Natais Futuros. O clima criado por Dickens é tão bom, que renderia uma apaixonante adaptação televisiva. Uma ideia seria trazer a história para os dias atuais e abordar alguns problemas do mundo contemporâneo. Uma boa história, principalmente se for de Natal, pode nos fazer pensar sobre temas importantes e polêmicos sem nunca perder o charme.

Nenhum comentário

Adicione o seu