Dahmer: feito inesperado na Netflix pode gerar problemas

Série sobre Canibal Americano, Dahmer acaba de bater um feito inesperado na Netflix, mas isso pode criar problema para a plataforma.

Dahmer

Menos de uma semana após sua estreia, Dahmer: Um Canibal Americano conquistou um feito inédito e inesperado na Netflix. Inesperado talvez até para o criador, Ryan Murphy.

De acordo com o Deadline, o programa se tornou a maior atração da Netflix desde a quarta temporada de Stranger Things. Na atração, Evan Peters assume o papel titular de Dahmer na representação mais prolífica na tela do serial killer canibal desde Ross Lynch em My Friend Dahmer, de 2017.

Impacto da estreia na Netflix

Ao contrário do filme liderado por Lynch, que segue principalmente a vida de Dahmer no ensino médio antes de sua matança, a série cobre as origens do nativo de Milwaukee. Indo até sua eventual morte dentro da Columbia Correctional Institution.

PUBLICIDADE

Leia também: Dahmer causa dor de cabeça para a Netflix; Eis o motivo

A série limitada da Netflix, dessa forma, se diferencia de projetos semelhantes, prestando atenção especial às vítimas de Dahmer e suas famílias. E, ainda, tentando humanizá-las em vez de romantizar o vilão. Ainda assim, o retrato de Peters das dramatizações gráficas de Dahmer são os fatores mais atraentes para os verdadeiros fãs do crime interessados ​​no programa.

DAHMER
Imagem: Divulgação.

Série conquistou feito inédito e bateu Stranger Things

Na semana passada, o público deu muita atenção para a minissérie, levando Dahmer: Um Canibal Americano a se tornar a estreia de maior sucesso da Netflix desde a quarta temporada de Stranger Things em maio.

Leia também: Elenco de Dahmer Um Canibal Americano: tudo sobre os atores e as versões reais

O Deadline informou que 196,2 milhões de pessoas assistiram ao programa, o que o torna a quinta estreia da série mais assistida desde a remodelação dos dados de audiência da Netflix em junho passado. Apenas Round 6, All of Us Are Dead, Stranger Things temporada 4, bem como a 2ª temporada de Bridgerton atraíram mais espectadores nesse período.

Sucesso de Dahmer pode ser problemático para a Netflix

Imagem: Divulgação.

Os números de audiência da série são surpreendentes. E ao mesmo não.

Peters é uma estrela de TV muito popular com talento inegável, então, vê-lo encarnar uma figura tão infame é intrigante. Ao mesmo tempo, embora o verdadeiro crime seja um fenômeno para a Netflix, as expectativas iniciais não indicaram Dahmer invadindo o escalão superior de audiência na plataforma ao lado de Stranger Things e outros grandes sucessos.

Parte dessa hesitação envolve o grande número de mídias relacionadas a Dahmer já existentes, o que põe em questão a relevância da série Dahmer como uma interpretação aparentemente redundante de um momento mortificante na história americana que muitos prefeririam esquecer.

Parentes vivos das famílias que Dahmer impactou diretamente durante seus anos ativos já relataram sentir-se novamente traumatizados pelo retrato do programa dos horríveis assassinatos.

O sucesso da série, portanto, é uma faca de dois gumes. Por um lado, a audiência inspirará a Netflix a continuar financiando projetos de crimes reais graças ao interesse contínuo. Por outro lado, as implicações morais de revisitar crimes hediondos são difíceis de considerar e podem pintar a Netflix como exploradora de tragédias reais.

Não importa qual lado pareça certo, Peters está agora associado a imagem de Dahmer, e a série é, sem dúvida, bem montada do ponto de vista técnico. O tempo dirá que tipo de legado Dahmer deixa para trás, depois que as reações e os dados iniciais deixarem de ser importantes.

Sobre o autor

Bernardo Vieira

Redação

Bernardo Vieira é um jornalista que reside em São José, Santa Catarina. Bacharel em direito pela Universidade do Sul de Santa Catarina, jornalista e empreendedor digital, é redator no Mix de Séries desde janeiro de 2016. Responsável por cobrir matérias de audiência e spoilers, ele também cuida da editoria de premiações e participa da pauta de notícias diariamente, onde atualiza os leitores do portal com as mais recentes informações sobre o mundo das séries. Ao longo dos anos, se especializou em cobertura de televisão, cinema, celebridades e influenciadores digitais. Destaques para o trabalho na cobertura da temporada de prêmios, apresentação de Upfronts, notícias do momento, assim como na produção de análises sobre bilheteria e audiência, seja dos Estados Unidos ou no Brasil. No Mix de Séries, além disso, é crítico dos mais recentes lançamentos de diversos streamings. Além de redator no Mix de Séries, é fundador de agência de comunicação digital, a Vieira Comunicação, cuido da carreira de diversos criadores de conteúdo e influenciadores digitais. Trabalha com assessoria de imprensa, geração de lead, gerenciamento de crise, gestão de carreira e gestão de redes sociais.