Dahmer: produtor revela segredo que muda tudo

Após muitas polêmicas envolvendo Dahmer, o produtor e criador da série, Ryan Murphy, revelou algo que havia mantido em segredo - até agora.

Dahmer

Dahmer foi, sem dúvidas, um dos grandes sucessos de 2022 na Netflix. Mas a série não ficou de fora de muitas polêmicas, principalmente por conta do seu teor, e da forma como tratou uma história real. Diante de tudo isso, Ryan Murphy, produtor e criador, veio a público pela primeira vez comentar essas reações. E ainda, liberou um segredo que havia mantido até o momento.

Murphy é o produtor e showrunner mais conhecido por seu trabalho em Glee, American Horror Story, American Crime Story. Grande parte do assunto escolhido por Murphy se concentrou em notícias arrancadas das manchetes. E, embora no passado ele tenha conseguido evitar controvérsias sobre essas histórias do mundo real, sua última série, Dahmer, enfrentou algumas reações negativas.

Dahmer aborda história real – e familiares de vítimas reclamaram

Dahmer
Imagem: Divulgação.

Dahmer – Um Canibal Americano é a mais recente tentativa de Murphy de retratar a verdadeira história por trás de uma notória tragédia americana. A série limitada da Netflix se concentra nas ações e na vida cotidiana de Jeffrey Dahmer, um serial killer que operava em Wisconsin na década de 1980.

PUBLICIDADE

Leia também: 5 séries da Netflix mais populares em 2022 – até agora

Interpretado pelo frequente colaborador de Murphy, Evan Peters, Jeffrey Dahmer é famoso por aprisionar e canibalizar suas vítimas. A série é a quarta representação na tela do serial killer nos últimos anos, com títulos anteriores, incluindo o filme Dahmer, de 2002, estrelado por Jeremy Renner.

Ryan Murphy se justificou e revelou cenário que muda tudo

Agora, de acordo o The Hollywood Reporter, Murphy rejeitou algumas reações negativas ao seu programa. O autor estava falando para uma multidão no teatro DGA em Los Angeles em 27 de outubro, quando abordou possíveis objeções à representação das vítimas de Dahmer. E ele fez uma revelação importante, que muda todo o cenário diante dessa produção.

Leia também: Dahmer, 2ª temporada pode acontecer na Netflix

“É algo que pesquisamos há muito tempo. E nós, ao longo dos três, três anos e meio em que estávamos realmente escrevendo, trabalhando nisso. Ouvi muito a respeito, e familiares que se sentiram chateados. Mas chegamos a 20, cerca de 20 das famílias e amigos das vítimas tentando obter informações, tentando conversar com pessoas. Mas nem uma única pessoa nos respondeu nesse processo.”

Com isso, o cenário que os parentes das vítimas apresentaram recebe uma pequena transformação, pois antes pensava-se que Murphy não havia entrado em contato com esses parentes, mas agora o roteirista afirmou que entrou.

dahmer 2 temporada
Imagem: Divulgação.

Explicando as controvérsias de Dahmer

Apesar de Murphy alegar ter tentado entrar em contato com as famílias, alguns membros da família contestam isso. Eric Perry, primo de uma das vítimas de Dahmer, Errol Perry, foi ao Twitter logo após a estreia do programa para dizer que a família de Perry descobriu sobre a série da Netflix somente após sua estreia.

Outro membro da família, a mãe da vítima de Dahmer, Tony Hughes, sustentou que o programa tomou liberdades com a história de seu filho, dizendo: “Não aconteceu assim”. A Netflix também enfrentou críticas por usar inicialmente a tag “LGBTQ” no programa, que mais tarde foi removida.

Murphy certamente abrandou sua abordagem habitual para Dahmer, fazendo o seu melhor para combinar com o teor da história que ele estava contando e a dor deixada pelo assassino. Mas os projetos baseados na realidade de Murphy sempre carregam um elemento de teatralidade. E é natural que isso seja contestado por pessoas que experimentaram a história que ele está contando em primeira mão.

A desaprovação de representações de crimes reais é tão antiga quanto o próprio gênero, e Murphy certamente enfrentará mais reações negativas à medida que continua a vasculhar as tragédias americanas em busca de seu assunto.

Ainda assim, essa declaração de Murphy muda tudo para os espectadores. Mas é improvável que mude para os familiares.

Sobre o autor

Bernardo Vieira

Redação

Bernardo Vieira é um jornalista que reside em São José, Santa Catarina. Bacharel em direito pela Universidade do Sul de Santa Catarina, jornalista e empreendedor digital, é redator no Mix de Séries desde janeiro de 2016. Responsável por cobrir matérias de audiência e spoilers, ele também cuida da editoria de premiações e participa da pauta de notícias diariamente, onde atualiza os leitores do portal com as mais recentes informações sobre o mundo das séries. Ao longo dos anos, se especializou em cobertura de televisão, cinema, celebridades e influenciadores digitais. Destaques para o trabalho na cobertura da temporada de prêmios, apresentação de Upfronts, notícias do momento, assim como na produção de análises sobre bilheteria e audiência, seja dos Estados Unidos ou no Brasil. No Mix de Séries, além disso, é crítico dos mais recentes lançamentos de diversos streamings. Além de redator no Mix de Séries, é fundador de agência de comunicação digital, a Vieira Comunicação, cuido da carreira de diversos criadores de conteúdo e influenciadores digitais. Trabalha com assessoria de imprensa, geração de lead, gerenciamento de crise, gestão de carreira e gestão de redes sociais.