Daisy Jones & The Six: a história real que inspirou a série

Nova série do Prime Video, Daisy Jones & The Six tem base em um livro que se inspirou na história da banda Fleetwood Mac. Saiba a verdade.

Daisy Jones and the Six serie Prime Video historia real
Imagem: Divulgação.

Daisy Jones & The Six, tem base no romance best-seller de Taylor Jenkins Reid com o mesmo nome, e finalmente estreou no Prime Video. A nova série, aliás, está nos dando toda a sensação de nostalgia do rock dos anos 70.

A história segue a ascensão e a queda abrupta da banda de rock titular, cujos membros catapultam da obscuridade para a fama apenas para seguir caminhos separados após uma turnê e um show esgotado em 1977.

Usando um formato de documentário semelhante ao Behind the Music da VH1, a série salta entre os anos 70 e 90. Tudo isso, enquanto um cineasta invisível entrevista os ex-membros da banda na tentativa de descobrir o que realmente levou à separação.

PUBLICIDADE

Mas como exatamente Reid criou essa história? Esses personagens são apenas obras de ficção ou são baseados em algo muito mais real?

Daisy Jones & the Six série história
Imagem: Divulgação.

Daisy Jones & The Six é uma história real?

Enquanto Daisy Jones & The Six não é completamente uma história verdadeira, Reid explicou que seu livro tem uma vaga inspiração na banda de sucesso, Fleetwood Mac de Stevie Nicks e Lindsey Buckingham. A infame relação complexa e rochosa dos dois se materializou em um dos mais famosos álbuns da banda, ‘Rumours’.

Depois de se deparar com um vídeo da banda apresentando seu hit de 1975, ‘Landslide’, durante um show de reunião quando adolescente, Reid se convenceu de que Nicks e Buckingham estavam perdidamente apaixonados um pelo outro.

“Lindsey parou de dedilhar por um momento e Stevie soltou enquanto observava da linha lateral”, escreveu ela em um blog para o Hello Sunshine.

“E por uma fração de segundo – verdadeiramente, uma fatia de um momento – Lindsey colocou o punho sob o queixo e olhou para Stevie como se ela fosse um milagre. E eu pensei: ‘Oh, eles estão apaixonados um pelo outro.'”

A autora, no entanto, ficou chocada ao saber que o casal já havia namorado. Mas não estava mais junto – e que houve muita tensão entre eles.

“Quando decidi que queria escrever um livro sobre rock ‘n’ roll, continuei voltando àquele momento em que Lindsey assistia Stevie cantar ‘Landslide'”, continuou ela. “Eu queria escrever uma história sobre isso, sobre como as linhas entre a vida real e a performance podem ficar borradas. Sobre como cantar sobre velhas feridas pode mantê-las frescas.”

Daisy Jones and the Six serie Prime Video historia real
Imagem: Divulgação.

Essa dinâmica complicada entre Nicks e Buckingham é, claro, uma reminiscência daquela entre Daisy Jones (Riley Keough) e Billy Dunne (Sam Claflin), mas há algumas outras semelhanças entre Fleetwood Mac e a banda fictícia de Reid.

Fleetwood Mac versus Daisy Jones & The Six

O Fleetwood Mac era formado por Lindsey Buckingham (guitarrista e vocalista masculino), Stevie Nicks (vocalista feminina – e às vezes pandeiro), Mick Fleetwood (baterista), Christine McVie (tecladista e vocalista) e John McVie (baixista).

Da mesma forma, Daisy Jones & The Six é composto por Billy Dunne (vocalista masculino), Daisy Jones (vocalista feminina – e às vezes pandeiro), Warren Rhodes (baterista), Karen Sirko (tecladista e vocalista) e Eddie Roundtree (baixista). Embora eles também adicionem Graham Dunne (guitarra principal) à mistura.

Os showrunners claramente se inspiraram no Fleetwood Mac como base para a história e para as músicas também. Porque a ponte na música do The Six, ‘Look At Us Now’ (que é indiscutivelmente o melhor deles), soa muito semelhante à de ‘The Chain’ do Fleetwood Mac.

O que aconteceu entre Stevie Nicks e Lindsey Buckingham?

Buckingham e Nicks se conheceram na faculdade. E então, se juntaram à banda de rock psicodélico Fritz – embora não tenha sido até a banda se separar no início dos anos 70 que os dois se envolveram romanticamente.

Mais tarde, eles se mudaram para Los Angeles e formaram sua própria banda, Buckingham & Nicks, mas quando foram convidados a se juntar ao Fleetwood Mac em 1974, eles estavam prestes a se separar.

Imagem: Digital Spy.

“Quando nos juntamos ao Fleetwood Mac, eu disse: ‘OK, é para isso que trabalhamos desde 1968”, disse Nicks à Billboard em 2014. “E então Lindsey, você e eu temos que costurar esse relacionamento de volta. muito a perder aqui. Precisamos deixar nossos problemas para trás.'”

Leia também: Cobra Kai tem grande decisão para depois do fim da série

O cantor de ‘Edge of Seventeen’ continuou: “Eu consegui um apartamento em Hollywood Boulevard, ele voltou a morar comigo, e nós meio que recomeçamos nosso relacionamento. Não estávamos brigando por dinheiro, tínhamos um lugar muito legal, e íamos trabalhar com esses ingleses histericamente engraçados todos os dias, fazendo boa música.”

No entanto, o relacionamento deles começou a desmoronar mais uma vez quando Fleetwood Mac estava escrevendo seu álbum de 1977, ‘Rumours’.

O relacionamento de Buckingham e Nicks acabou, assim como o de John e Christine McVie, após quase dez anos de casamento. O divórcio de Mick Fleetwood de sua parceira Jenny Boyd também estava em fase final.

Foi isso que inspirou Buckingham a escrever ‘Go Your Own Way‘, que Nicks mais tarde admitiu ter uma mensagem clara para ela, embora “não muito boa”.

Imagem: Digital Spy.

Nicks escreveu ‘Silver Springs’ em resposta, que foi lançada como lado B de ‘Go Your Own Way’.

“Fui eu percebendo que Lindsey iria me assombrar pelo resto da minha vida, e ele o fez”, disse ela sobre a música.

Ao contrário de Daisy Jones & The Six, no entanto, Nicks afirmou que nunca “deixaria os casos de amor acabar com o Fleetwood Mac“, então ela e Buckingham continuaram a atirar “punhais um no outro” ao longo dos anos enquanto cantavam canções sobre seu relacionamento tenso e separação (via Digital Spy).

Sobre o autor

Anderson Narciso

Editor-chefe

Criador do Mix de Séries, atua hoje como redator e editor chefe do portal que está no ar desde 2014. Autor na internet desde 2011, passou pelos portais Tele Séries e Box de Séries, antes de criar o Mix. Formado em História pela UFJF e Mestre em História da Saúde pela Fiocruz/RJ, Anderson Narciso se aventurou no mundo da criação de conteúdo para Internet há 15 anos, onde passou a estudar sobre Google, SEO e outras técnicas de produção para web. É também certificado em Gestão Completa de Redes Sociais pela E-Dialog Comunicação Digital, além de estudar a prática de Growth Hack desde 2018, em que é certificado. Com o crescimento do site, e sua parceria com o portal UOL, passou a atuar na cobertura jornalística, realizando entrevistas nacionais e internacionais, cobertura de eventos para as redes sociais do Mix de Séries, entre outros. Atua como repórter no Rio de Janeiro e São Paulo, e pelo Mix já cobriu eventos como CCXP, Rock in Rio, além de ser convidados para coberturas e entrevistas presenciais nos Estúdios Globo, Netflix, Prime Vídeo, entre outros. No Mix de Séries, com experiência de dez anos, se especializou no nicho de séries e filmes. Hoje, como editor chefe, é o responsável por eleger as pautas diárias do portal, escolhendo os temas mais relevantes que ganham destaque tanto nas notícias quanto nas matérias especiais e críticas. Também atua como mediador entre a equipe, que está espalhada por todo o Brasil. Atuante no portal Mix de Séries diariamente, também atende trabalhos solicitados envolvendo crescimento de redes sociais, produção de textos para internet e web writing voltado para todos os nichos.