Daredevil – 1×10 – Nelson x Murdock

demolidor nxm

Imagem: Arquivo pessoal

 

Logo na primeira review de Daredevil comentei:

“[…] cenas interessantes são aquelas onde vemos Foggy e Murdock separados por algum elemento cênico, o que pode sugerir uma eventual fissura e término da parceria entre os dois. Pode ser que nada aconteça e a dupla siga firme e forte, mas não deixa de ser curioso que essa “separação” seja sugerida mais de uma vez durante o episódio.

Continua após a publicidade

Àquela altura eu não sabia se a dupla viria a se separar, mas apontava para o fato de que o afastamento entre os dois era possível graças a sutis composições visuais. Esse cuidado com os detalhes nos mostra como os roteiristas e diretores pensaram em cada camada da série. Na TV aberta, por exemplo, onde as séries crescem e se desenvolvem enquanto o programa está sendo exibido, Daredevil talvez não contasse com tamanha precisão narrativa e visual. Na Netflix, onde tudo é filmado praticamente ao mesmo tempo e apenas depois do roteiro estar finalizado, os responsáveis tem a chance de conectar os capítulos e antecipar fatos que aparecerão apenas com o tempo.

Pois, o décimo capítulo traz logo no título a resposta para tudo: Nelson x Murdock. Depois de apresentar as origens dos personagens principais, chega a hora de conhecermos um pouco sobre o passado de Foggy. Os flashbacks não são os mais completos, mas servem bem à narrativa no sentido de que provoca um impacto maior no espectador quando este percebe que a parceria da dupla chega ao fim. Por falar neste fim, não acredito que os dois permaneçam separados por muito tempo, e até o fim da temporada é provável que tudo volte ao normal. O motivo da separação, portanto, é incerto: por que, afinal, essa briga foi necessária?

Karen e Ben aos poucos vão crescendo neste final de temporada. Ao abrirem uma investigação mais aprofundada sobre o passado de Fisk, os dois descobrem que a infância do sujeito não foi das mais brilhantes. É interessante que dois personagens coadjuvantes estejam inseridos tão diretamente em uma trama importante como esta, ainda assim, falta a empolgação. Na verdade, esta reta final de temporada tem se mostrado notavelmente irregular. Enquanto os episódios centrados em Matt e Wilson foram interessantes e realmente empolgantes, este Nelson x Murdock é um imenso balde de água fria anticlimático.

Matheus Pereira

Matheus Pereira

Gaúcho, estudante de jornalismo e viciado em séries. Tem séries pra assistir de mais e tempo de menos. Séries favoritas? Six Feet Under e Breaking Bad.

No comments

Add yours