De volta ao piloto: Smallville

1x01-Pilot-smallville

Continua após publicidade

 

Continua após a publicidade

Daqui alguns dias estreará finalmente na CBS a série Supergirl, uma das principais apostas do canal para essa fall season. Aproveitando o embalo disso tudo, o De volta para minha terra ao piloto de hoje vai explorar uma das adaptações mais bem sucedidas na TV do primo de nossa heroína. Vamos relembrar de Smallville.

Continua após publicidade

A atração, que teve dez temporadas, mostrou toda a trajetória de um jovem Clark Kent, descobrindo suas habilidades e poderes, até se tornar o icônico homem de aço, o Superman. Kara inclusive participou da série, sendo aqui interpretada pela atriz Laura Vandervoort. Vamos relembrar o primeiro episódio da série?

 

Continua após publicidade

 

Continua após a publicidade
O MIX DE SÉRIES atingiu 10 milhões de visitas mensais e vamos ensinar tudo que aprendemos nessa caminhada! Aumente o tráfego do seu site com técnicas avançadas de SEO.
Faça seu pré-cadastro aqui!

Analisando o Piloto

O piloto de Smallville podemos denominá-lo como ágil e dinâmico, pois não teve enrolações, e eles foram abordando tudo direto e reto, mas sem deixar plots vazios, é claro. Ele começa no ano de 1989, focando nos três personagens principais da atração, Clark Kent, Lana Lang e Lex Luthor, que então eram crianças e, apesar de terem aparecido pouco nos instantes iniciais, mostra como os primeiros acontecimentos acabará interligando a vida deles.

O episódio já começa de cara com tragédia, onde tudo parece estar perfeito na pacata cidade que leva o nome da série, no interior do Kansas, até que começa uma chuva de meteoros, trazendo caos e destruição ao local.

Essa cena foi recheada de realismo e muita ação, tendo ênfase principalmente numa pequena Lana Lang perdida de seus pais que acabaram de morrer. No meio disso tudo tinha também Jonathan e Martha Kent, um casal que até então não tinham filhos, pois a mesma não podia engravidar, e que estavam voltando para a fazenda onde moravam. Os dois sofrem um acidente no meio da chuva, onde a caminhonete deles capotam, sendo esse momento que a vida deles muda, ao serem salvos por um pequeno garoto.

 

1x01-Pilot-smallville-2

 

A história ganha então um avanço de doze anos, onde aquela criança encontrada pelo casal está sendo criado por eles como filho, e que se Clark Kent. O segundo ato desse piloto mostra o personagem como um adolescente todo atrapalhado, mas com um lado secreto que ninguém tem noção disso. É mostrado que, como qualquer jovem tachado como loser, tem uma paixão por uma das garotas mais belas e populares do colégio, e que a mesma namora um cara que joga no time de futebol americano, menos clichê impossível. Quem é essa pessoa? Lana Lang.

O terceiro ato nos proporciona a primeira grande reviravolta da história, quando Clark é atropelado por Lex Luthor, aquele garoto que se perdeu no milharal durante a chuva de meteoros e que se tornou um playboy mimado. Ali nasce uma amizade que anos depois se torna uma das rivalidades mais icônicas que existe. É claro que isso não é bem visto por Jonathan, que fica receoso que o segredo do filho possa vir à tona. É nesse momento que passamos a descobrir mais sobre o que o jovem é capaz, e muitos pontos começam a serem ligados sobre a chuva de meteoros. Ele descobre que foi a chuva de meteoros responsável por sua chegada a Terra, que matou os pais de Lana. Sem contar que o personagem encontra pela primeira vez a nave que o trouxe.

Depois de muito tempo é apresentada finalmente a interação entre Clark e Lana, quando a garota vai para o cemitério visitar o túmulo dos pais. Nasce ali uma amizade entre eles e Whitney, namorado dela, observa tudo e não gosta nenhum pouco de tal aproximação dos personagens. Nesse momento surge o quarto e último ato do episódio, quando nos deparamos com o primeiro “vilão da semana”, algo bastante característico em Smallville principalmente nos quatro primeiros anos da série onde os freaks, nome dado àqueles que foram infectados pela kryptonita na chuva de meteoros, utilizam seus poderes pelo mal. Nesse meio tempo, Clark é crucificado no milharal por Whitney e seus amigos, e por ironia do destino, ele acaba sendo salvo por Lex, e corre então para deter o rapaz que promete se vingar de seus colegas do tempo de colégio.

 

1x01-Pilot-smallville-3

 

Um dos pontos negativos não só do piloto, mas como também de toda a primeira temporada, são os sofríveis efeitos especiais apresentados. Desde a cena do acidente de Lex até o confronto de Clark com o vilão da semana, esse aspecto ficou muito a desejar.

O piloto de Smallville termina com bastante informação, mas tudo apresentado no momento certo. O episódio foi tão bom, que o gostinho de quero mais acabou sendo inevitável. O roteiro foi tão bem construído, apesar de algumas atuações não terem sido na medida certa, que a história prendeu de primeiro instante, e é isso que uma série estreante precisa para atrair o público. E por aqui isso deu muito certo, afinal de contas, a atração durou dez temporadas.