Desejo Fatal: segredos do final explicados
Desejo Fatal trouxe sedução e crime para a Netflix. Mas o que acontece no final? Aqui está explicação e os segredos do desfecho.
Desejo Fatal é uma daquelas séries capazes de atrair um amplo tipo de telespectadores. Lançado na Netflix em julho de 2023, o drama mistura o clima “quente” que as pessoas desfrutam em séries como 365 dias ou 50 tons, adicionando uma dose consistente de crime que torna as coisas mais misteriosas.
A protagonista é Nandi, uma professora que está tendo um caso com Jacob. O problema é que Jacob é suspeito de ser o assassino de sua irmã Brenda, e o final da Parte 1 é bastante aberto: Jacob realmente matou Brenda ou ele é inocente? Vejamos como o enredo pode ser explicado.
Enredo e final explicados: Jacob matou Brenda?
A trama de Desejo Fatal começa com Nandi, a protagonista, vivendo uma situação difícil: ela acredita que seu marido Leonard a está traindo com sua assistente Ameera. Frustrada, ela desabafa com a irmã Brenda.
As duas irmãs passam um fim de semana juntas, e é aí que Nandi conhece Jacob, um menino que estava correndo na praia. Nandi e Jacob acabam na cama. No dia seguinte, Jacob e Nandi vão embora e Brenda morre em seu apartamento. A polícia acredita que é um suicídio, mas ninguém entende por que ela tiraria a própria vida.
Leia também: Desejo Fatal: história, elenco e tudo sobre a série da Netflix
A partir desse momento, Desejo Fatal deriva para um thriller. Nandi descobre que Jacob é um de seus alunos, tornando o caso eticamente mais complicado. Jacob está apaixonado por ela e quer que Nandi se divorcie de seu marido. No entanto, Nandi descobre que Leonard não está a traindo: ele estava apenas fazendo o possível para organizar a festa surpresa para o aniversário de 20 anos.
Leonard está tentando ser o melhor marido, o que obriga Nandi a pensar no divórcio com muito cuidado. Enquanto isso, Vuyo (um investigador local, irmão de Leonard e namorado secreto de Brenda) descobre que Jacob é filho de Benjamin Jiba.
Benjamin Jiba foi preso dez anos antes pelo estupro e assassinato da filha do ministro, mas sempre se declarou inocente. Ele foi preso principalmente por causa do depoimento de Brenda contra ele – Brenda era a professora da jovem.
A trama se complica
A partir daí, muitos aspectos da trama de Desejo Fatal precisam ser explicados. Vuyo é um investigador inteligente e suspeita que a entrada de Jacob na vida de Nandi não é apenas uma coincidência, especialmente considerando a morte de Brenda. Nandi e Jacob continuam se sentindo atraídos.
Vuyo continua investigando o antigo caso de Jiba, despertando a preocupação de Leonard e da polícia. Por que Vuyo é um problema para eles? Qual é a verdade, o que aconteceu dez anos antes? E Brenda foi realmente morta?
A maioria das respostas é explicada no final de Desejo Fatal, Parte 1. Vemos o confronto entre Leonard e Vuyo. Leonard admite que forçou Brenda a fornecer falso testemunho contra Benjamin Jiba e ordenou que um criminoso atirasse em Vuyo, então ele parou de investigar.
O motivo foi que o ministro não queria que os suspeitos fossem em seu motorista e pediu a ajuda de Leonard, que aproveitou para alavancar sua carreira. Enquanto isso, Jacob explica a Brenda suas reais intenções: é verdade, Jacob perseguiu Nandi antes de conhecê-la para se aproximar de sua família.
Seu objetivo era matar Leonard, fazendo justiça pela prisão e suicídio de seu pai. Mas ele diz que não matou Brenda: apenas conversou com ela, fazendo-a se sentir culpada pelo que fez dez anos antes e, segundo ele, Brenda se suicidou logo em seguida.
Leia também: Crítica: Desejo Obsessivo na Netflix é tão ruim que vira um martírio
A Parte 2 está chegando, então vale a pena fazer algumas perguntas. Jacob está contando a verdade sobre Brenda em Desejo Fatal, ou ele é o assassino de Brenda, como Vuyo acredita?
Parando no final da Parte 1, ambas as teorias são possíveis. Certamente sabemos que Jacob tinha intenções de matar, e ele odeia Leonard e Brenda pelo que fizeram com sua família, levando seu pai a tirar a própria vida. Portanto, a crença de Vuyo de que Jacob matou Brenda é perfeitamente plausível.
Por outro lado, não há provas contra Jacob: o cinto não é suficiente, porque ele o deixou lá na noite anterior. E se Jacob conversou com Brenda, revelando que ele é filho de Benjamin e explicando como o testemunho dela arruinou sua família, é possível que Brenda tenha cometido suicídio, oprimida por sua culpa. Afinal, ela se sente culpada pelo que fez desde aquele dia, e por isso desistiu de ser professora.