Designated Survivor – 1×13 – Backfire

Imagem: Entertainment Weekly

Se algumas das cenas deste episódio de Designated Survivor fossem colocadas num documentário sobre a atual administração de Donald Trump ou até mesmo no noticiário do dia, não saberia distinguir a diferença entre a realidade e a ficção porque o roteiro usou muitos elementos da vida real para tornar sua narrativa mais veloz e excitante. Poderíamos pontuar diversas semelhanças, desde os problemas com a imprensa, passando pela vontade de “investigar” vazamentos até chegar nas gigantescas teorias da conspiração.

Imagem: TV Guide

Continua após a publicidade

O mais divertido, entretanto, em observar essas semelhanças é o claro contraponto que o roteiro tenta fazer entre Kirkman e Trump em alguns momentos. Num diálogo com o Secretário de Imprensa, o ótimo Kal Penn, o Presidente levanta-se da cadeira e com força pulsante afirma que o país precisa ouvir dele a notícia de que o Vice-Presidente está morto. Senso de patriotismo que claramente falta na vida real.

Talvez esse seja o porquê os produtores escolheram usar backfire como título deste décimo terceiro episódio, mas como não acredito que o entretenimento fechado da televisão aberta esteja tão politizado assim. Se eu fosse responsável por escolher, ou pelo menos sugerir, um nome para isso certamente seria de “ponte”, “passagem” ou “olhando para o futuro” pois o que o roteiro nos apresentou aqui não é nada mais do que o início da construção do Season Finale.

Pode parecer pretensioso da minha parte, ainda mais pelo fato de ter criticado as direções criativas tantas vezes num passado breve, mas a estrutura apresentada nessa oportunidade sugere que os planos do roteiro são ainda maiores do que àqueles do episódio piloto. Os fatores que reforçam essa minha percepção vem da falta de lealdade da Presidente da Câmara, do recente afastamento do chefe de gabinete até chegar na grande investigação relacionada aos recentes atentados terroristas.

Analisando pelo promo do décimo quarto episódio, que você confere abaixo, o roteiro vai ainda mais longe nessa conspiração que deixa Sean Hannity parecendo um dos apresentadores sérios da Fox News. Incomoda-me, pelo menos um pouco, essa vontade de levar essa ideia a diante, mas caso dê tudo errado há muitos elementos de Designated Survivor que continuam a me fascinar e afirmar que é uma das melhores séries dessa temporada capenga.

[youtube] https://www.youtube.com/watch?v=oNy_dNKTC3s [/youtube]

Avatar

Bernardo Vieira

Catarinense e estudante de direito. Escrevo sobre entretenimento desde 2010, mas comecei com política internacional depois da campanha americana de 2016. Adoro uma premiação e um debate político, mas sempre estou lendo ou assistindo algo interessante. Quer saber mais? Me pague um café e vamos conversar.

No comments

Add yours