Doctor Who: Mortalha da Lamentação é o primeiro lançamento do ano

Doctor Who 11 Clara

O ano começa bem para os fãs de Doctor Who. A editora Suma de Letras, responsável pelos títulos “Shada” (que nós falamos aqui) e “Quando Cair o Verão”, lança “Mortalha da Lamentação” – uma aventura com o 11º Doutor.

Escrito por Tommy Donbavand, autor da trilogia infantil “Rua do Berro”, a narrativa tem o assassinato de John F. Kennedy como ponto de partida. Em novembro de 1963, o rosto de pessoas mortas começa a aparecer por todo o lugar, até começarem a se comunicar com os vivos e causar problemas.

O último livro a ser lançado pela BBC Books com o Doctor de Matt Smith é item obrigatório na coleção de qualquer whovian. Quem conhece bem a história da série vai perceber muitos easter eggs, aqueles detalhes fundamentais que os fãs adoram encontrar nas narrativas. Sem estragar a surpresa, o primeiro deles já vem estabelecido na sinopse. Clara e o Doutor retornam para o dia 23 de novembro de 1963, um dia histórico não apenas para a cultura americana, mas o exato dia em que Doctor Who estreou na TV britânica.

Continua após a publicidade

Doctor Who Mortalha da LamentaçãoO sentimento de nostalgia que o enredo passa é inevitável. O autor consegue transmitir o bom humor do personagem interpretado brilhantemente por Matt Smith de forma que o leitor rapidamente se percebe envolvido com a trama. Ele é escrito tão fielmente que é fácil imaginar o ator nas situações descritas. Só não espere o protagonismo que Clara assume na série de tevê, já que aqui ela ainda está sendo apresentada. A impossible girl está mais cautelosa, mas com o carisma de sempre.

É interessante notar que o livro traz personagens importantes para a mitologia da série que são vistos nos diversos lançamentos que não chegaram ainda no Brasil, como os audio books. Para evitar spoiler, não nos aprofundaremos.

Uma curiosidade é que um dos personagens foi inspirado na vida do próprio autor, Tommy Donbavand, admirador assumido da aventura da BBC. Além de escritor, Donbavand é ator e fez breve carreira como Palhaço Bundamole, que acabou dando nome a um dos personagens.

Lançamento na Livraria Cultura de Fortaleza

Em parceria com a Livraria Cultura, a editora Suma de Letras lançou “Mortalha da Lamentação” em Fortaleza no último dia 14 em um evento especial para os fãs da série. Começando com debate a respeito da fase que envolve a narrativa, o lançamento contou ainda com um jogo de perguntas e respostas valendo brindes, sorteio de vários exemplares dos três livros publicados pela editora e a participação de cosplayers.

A editora fez o anúncio de mais dois lançamentos da série, que estão programados ainda para este ano. O próximo, que deve chegar as lojas em maio, é uma aventura com o Décimo Doctor chamada “O Prisioneiro dos Daleks”, de Trevor Baxendale. Em outubro será publicado “Cidade da Morte”, mais um arco escrito por Douglas Adams, e assim como “Shada” terá o Quarto Doutor como personagem principal.

Fique atento. O Mix de Séries vai falar sobre todas as publicações da série no Brasil.

Equipe Mix

Equipe Mix

Perfil criado para realizar postagens produzidas pela equipe do Mix de Séries.

3 comments

Add yours

Post a new comment