Documentário sobre impeachment de Dilma é aclamado no Festival de Berlim

Imagem: Marcelo Camargo/Agência Brasil

Produção brasileira é aplaudida em Berlim

O Brasil está chamando atenção durante a 68ª edição do Festival Internacional de Berlim, que acontece este mês na Alemanha.

O documentário O Processo, da diretora Maria Augusta Ramos, que conta os bastidores do processo de impeachment da ex-presidenta Dilma Rousseff, foi aclamado pelo público do festival. Após a exibição do filme, a plateia, formada em sua maioria por brasileiros, aplaudiu e preencheu a sala com gritos de “Bravo!” e “Fora Temer!”.

Continua após a publicidade

Maria Augusta Ramos é famosa por suas produções que abordam o sistema judiciário – Justiça, Juízo e Morro dos Prazeres. Em O Processo, a diretora expõe os detalhes de bastidores da votação que abalou o país em 2016, trazendo à luz erros e acerto de todas as autoridades envolvidas no processo, sem escolher lados. O filme é uma co-produção com o Canal Brasil.

Eu faço filmes para tentar compreender uma situação e uma sociedade. Fiz esse documentário para entender o impeachment e o que estava por trás disso. Quis olhar para o discurso político-jurídico e, através dele, descobrir esse momento histórico brasileiro”, explica a diretora, que destaca não ser uma produção imparcial, e que quer deixar claro uma reflexão a partir da obra.

Ainda não há um cronograma para o documentário ser exibido aqui no Brasil, nos cinemas ou plataforma de streaming/TV.

Italo Marciel

Italo Marciel

Cearense, 28 anos. Jornalista especialista em Assessoria de Comunicação. Viciado em séries desde que se entende por gente e apaixonado por cinema. O cara que fica feliz em indicar uma boa série ou um bom filme para os amigos.

1 comment

Add yours

Post a new comment