Downton Abbey – 6×03 – Episode 3

Imagem: Banco de Séries/Divulgação

Imagem: Divulgação/Banco de Séries

Continua após as recomendações

 

I learned that Downton is my home. And that you are my family.

E é exatamente esse o sentimento que Downton Abbey deixa na gente: o de acolhimento, de realmente pertencer à família. Como não sentir-se tão apegado aos Crawleys e aos seus empregados depois de seis maravilhosas temporadas? Como aprender dizer adeus a esse pessoal que nos hospedou tão bem em sua mansão?

Continua após a publicidade

É notório que Downton tem o poder de surpreender seu público, fato que ficou evidente neste episódio. Não chegamos nem na metade da temporada, e a série nos apresentou um episódio alto nível digno de fortes emoções de uma series finale. Aqui, os acontecimentos foram em torno dos preparativos do casamento de Mrs. Hughes e Mr. Carson. E no desenrolar de toda essa história, é claro que confusões e desentendimentos não faltaram. Porque, oras, estamos falando dos Crawleys, não é mesmo?

Mrs. Hughes bateu o martelo e disse como desejava seu casamento, deixando seus patrões desconfortáveis com a situação, especialmente Lady Mary. Hughes, muito nervosa por seu grande dia estar chegando, depara-se com um vestido bem deselegante para usar na cerimônia. Mary, prestativa que só ela, tenta ajudar oferecendo um dos vestidos de Cora. Mas Cora, desavisada do ocorrido, pega as empregadas em seu quarto vasculhando suas roupas, e, de um certo modo, age de forma bastante rude com elas.

Tal fato serve para uma ótima cena com aquele aspecto que os fãs da série adoram ver: os patrões no mesmo patamar de seus empregados. Cora percebe que foi agressiva demais e desce as escadas de Downton para pedir desculpas a Mrs. Hughes. Como se não bastasse a surpresa, a condessa dá de presente seu vestido para a governanta. Que belo gesto, Cora!

Imagem: Divulgação/Banco de Séries

Imagem: Banco de Séries/Divulgação

Enquanto isso, Edith viaja até Londres para resolver as pendências com seu editor. Os desentendimentos com o sujeito são tantos, que ele acaba indo embora. Agora Edith tem um grande desafio: ela mesma editar sua revista. Tarefa que a Lady tira de letra. Mas. é claro, com uma ajudinha de seu pretendente. Com os olhos brilhando, vemos a moça adquirir asas e começar alcançar voo sozinha. Edith, depois de seis temporadas sofrendo e sendo ofuscada pelos demais, agora tem luz própria. Parece que um grande futuro a aguarda, finalmente.

Voltando à celebração, é chegado o momento em que Carson e Hughes se casam. Uma cerimônia sem a elegância e luxo que seus patrões tanto queriam, mas com uma linda simplicidade, que é a verdadeira essência dos dois. E, para fechar o casamento – e também o episódio – uma maravilhosa surpresa acontece: Tom está de volta! Numa cena de encher os olhos de lágrimas e aquecer o coração dos telespectadores, percebemos o entusiasmo de Mary em ver o retorno do rapaz com Sybbie ao seu lado. Nunca fui adepta à união deles, mas olhando nessa perspectiva, seria ótimo ver os dois juntos. Eles teriam muito a se somar.

 

PS. 1: Violet permanece sendo a personagem com as melhores sacadas da série. Seu humor ácido é muito divertido de se ver, e sua relutância com a modernidade é algo indestrutível. Porque, como ela mesma diz: A peer in favour of reform is like a turkey in favour of Christmas”. Maggie Smith, nós te amamos!

PS. 2: Momento fofo do episódio: as crianças de Downton num caloroso abraço no final do episódio. Essa série ainda nos mata de tanto amor!

Nenhum comentário

Adicione o seu