Duna: A Profecia | Antes do episódio 2, série falha e amarga nota baixa

HBO enfrenta recepção morna com Duna: A Profecia: apenas 66% do público aprova a série. Confira o que o público achou.

Duna A Profecia audiencia baixa
Imagem: Divulgação.

Duna: A Profecia, nova série da HBO ambientada no universo da icônica franquia de ficção científica, estreou em 17 de novembro com uma recepção abaixo do esperado.

No Rotten Tomatoes, a série alcançou apenas 66% de aprovação do público, gerando preocupação sobre o futuro da produção. Para uma série da HBO, especialmente derivada de uma franquia renomada como Duna, o mínimo esperado seria algo próximo de 85%, o que ressalta a decepção inicial.

A história de Duna: A Profecia não convenceu?

Elenco Duna: A Profecia
Imagem: Divulgação.

Situada 10 mil anos antes do nascimento de Paul Atreides, a série explora a origem da Irmandade Bene Gesserit por meio das histórias de duas irmãs Harkonnen, lideradas pela personagem de Valya Harkonnen (Emily Watson). Apesar de elogios à atuação de Watson e à premissa intrigante, muitos espectadores criticaram a incapacidade da série de capturar o tom épico dos filmes de Denis Villeneuve. Além disso, decisões criativas, como o tratamento da Jihad Butleriana, desagradaram fãs mais fervorosos da obra de Frank Herbert, que se sentiram desconectados do que consideram ser o espírito da saga original.

PUBLICIDADE

Com uma estreia que se dedicou fortemente à construção de mundo e estabeleceu múltiplas linhas do tempo, Duna: A Profecia parece ter sofrido por não oferecer um ritmo mais envolvente ou eventos impactantes logo de início. Ainda assim, a série conta com elementos promissores, como o desenvolvimento da jovem e adulta Valya e os conflitos internos da Irmandade, o que pode conquistar os espectadores nos episódios seguintes.

Embora a comparação com outras séries épicas da HBO, como Game of Thrones, seja inevitável, Duna: A Profecia precisa provar que pode se sustentar como um drama poderoso e envolvente. A reação inicial sugere que a série terá que lutar para recuperar o prestígio que o universo de Duna representa. A pergunta agora, portanto, é se os próximos episódios conseguirão reverter a percepção. E, dessa forma, elevar a produção ao padrão que fãs e críticos esperam de uma franquia tão consagrada.

Sobre o autor

Matheus Pereira

Coordenação editorial

Matheus Pereira é Jornalista e mora em Pelotas, no Rio Grande do Sul. Depois de quase seguir carreira na Arquitetura, enveredou para o campo da Comunicação, pelo qual sempre nutriu grande paixão. Escritor assíduo na época dos blogs, Matheus desenvolveu seus textos e conhecimentos em Cinema e TV numa experiência que já soma quase 15 anos. Destes, quase dez são dedicados ao Mix de Séries. No Mix, onde é redator desde 2014, já escreveu inúmeras resenhas, notícias, criou e desenvolveu colunas e aperfeiçoou seus conhecimentos televisivos. Sempre versando pelo senso crítico e pela riqueza da informação, já cobriu eventos, acompanha premiações, as notícias mais quentes e joga luz em nomes e produções que muitas vezes estão fora dos grandes holofotes. Além disso, trabalha há mais de dez anos no campo da comunicação e marketing educacional, sendo assessor de imprensa e publicidade em grandes escolas e instituições de ensino. Assim, se divide entre dois pilares que representam a sua carreira: de um lado, a educação; de outro, as séries de TV e o Cinema.