Elite: final explicado da 5ª temporada, Samuel morreu mesmo?

As muitas idas e vindas e reviravoltas de Elite podem confundir. Mas estamos aqui para explicar o final e o que acontece na 5ª temporada.

Elite
Continua após publicidade

O programa adolescente da Netflix, Elite, gira em torno de Las Encinas, uma renomada escola secundária, e as vidas dos alunos que estudam nessa instituição de elite. Na quinta temporada do programa espanhol, Samuel e Ari iniciam um novo capítulo de seu relacionamento após a saída de Guzmán. O passado de Phillipe continua a assombrá-lo e ele encontra uma companheira em Isadora. Patrick se sente atraído por Iván enquanto o pai deste último, Cruz, se envolve em suas vidas. Samuel e Benjamín lidam com o assassinato de Armando, que cria consequências que reescrevem seus destinos. A temporada cativante termina com desenvolvimentos surpreendentes, um após o outro. Se você está a fim de uma visão detalhada da temporada, então senta, pois lá vem história.

Continua após publicidade

Resumo da 5ª Temporada de Elite

A quinta temporada começa com a revelação de Elodie de que Phillipe a abusou sexualmente. Suas esperanças de se reunir com Cayetana chegam a um beco sem saída com a revelação. Isadora, recém-chegada a Las Encinas, estende seu apoio a Phillipe e gradualmente se torna seu novo interesse romântico. Iván, outro novo aluno da escola, seduz Patrick. Samuel conhece Ari e remenda as coisas com ela para retomar o relacionamento. A polícia encontra Benjamín para perguntar sobre Armando. Cayetana acompanha Phillipe para encontrar um terapeuta para ele, que lhe pede para evitar o álcool. Ele frequenta as sessões de terapia para Cayetana, mas para de ir quando ela o avisa que não vai se reunir com ele.

Rebeka tenta consertar as coisas com Mencía, mas este a evita. Por despeito, Rebeka inicia um relacionamento com outra garota, ferindo Mencía. Omar conhece Bilal, um imigrante que busca abrigo com o primeiro. Iván beija Ari, que descarta suas investidas. Ainda assim, Ari desenvolve um interesse por Iván, independentemente de seu relacionamento com Samuel. O cadáver de Armando ressurge enquanto Benjamín realiza uma angariação de fundos. Por insistência de Omar, Samuel denuncia o corpo à polícia. Samuel também deixa o emprego de garçom para explorar oportunidades de estágio ao pensar em seu futuro. Ari e Iván fazem sexo enquanto Patrick testemunha o mesmo.

Continua após publicidade
Continua após publicidade

Reviravoltas e intrigas em Elite

Mencía descobre o cartão SIM de Armando em seu telefone. Ela analisa os dados do cartão e descobre que seu pai Benjamín esteve envolvido com Armando antes da morte deste. Cayetana conhece Felipe e pensa em namorar com ele. Depois de ver Iván e Ari juntos, Patrick se torna íntimo do pai de Iván, Cruz. Enquanto isso, Iván percebe que está atraído por Patrick e os dois fazem sexo. Mencía e Rebeka conversam sobre seus problemas e se reencontram. Samuel confessa ter matado Armando para salvar Benjamín e Guzmán. Além disso, Benjamín garante a Samuel que sua confissão será recompensada com inúmeros benefícios para garantir seu futuro.

Leia também: Elite, tudo sobre 6ª temporada: data de estreia e novo elenco

Mencía dá o cartão SIM de Armando a Benjamín para proteger seu pai depois de criar uma cópia do mesmo. Benjamín se abstém de socorrer Samuel, pensando que isso ajudará a impedir qualquer investigação contra ele. Ari expressa sua tristeza por Samuel para Iván, que promete ajudá-la a libertá-lo. Ele realiza uma festa de angariação de fundos e paga o dinheiro da fiança para Samuel ser libertado da prisão. Ari e Iván fazem sexo uma última vez antes de Samuel retornar à vida dela. Iván descobre que Patrick está saindo com o pai. Antes da libertação de Samuel, o tenente da polícia lhe revela que Benjamín e Armando comandavam uma rede que traficava dados de pessoas poderosas e influentes.

Continua após publicidade

O tenente promete arquivar o caso contra Samuel se conseguir derrubar Benjamín. De Rebeka, ele fica sabendo que Benjamín tem um cartão SIM que pode ajudá-lo a completar a missão secreta contra o diretor. Samuel e Rebeka, então, vão à casa de Benjamín para encontrar o cartão SIM e obtê-lo de Mencía. Quando Isadora percebe que Phillipe não a quer, vai para Ibiza com três amigos da escola e Ivan. Ela desmaia depois de usar drogas e os três meninos a estupram. Iván e Phillipe confrontam os meninos e depois motivam Isadora a denunciar o incidente à polícia. Cayetana é demitida por ajudar Samuel e Rebeka a encontrar o cartão SIM. Rebeka, enfim, termina com Mencía sem lhe dar um motivo satisfatório.

Continua após publicidade

Final da 5ª temporada de Elite: Samuel está vivo ou morto?

Samuel é dado como morto. Depois de obter o cartão SIM de Mencía, Samuel decide encaminhá-lo à polícia para limpar seu nome do caso. Enquanto isso, Benjamín implora para ele se encontrar para uma conversa antes de entregar o cartão. Samuel concorda e conhece Benjamín, que oferece uma vaga totalmente financiada para estudar na Universidade de Oxford com bolsas adicionais e uma oferta de emprego em sua empresa assim que concluir seus estudos. No entanto, Samuel rejeita a oferta, pois sua consciência lhe diz que ele não precisa ser um bode expiatório. Deixa claro a Benjamín que certamente entregará o cartão, o que o leva a obtê-lo à força de Samuel.

Continua após publicidade

Leia também: Ivan de Elite é brasileiro? Quem é o ator André Lamoglia

Enquanto Benjamín tenta recuperar o cartão, Samuel escorrega, bate a cabeça no chão de concreto e cai na piscina. Patrick chega ao local e resgata Samuel do afogamento, Benjamín não faz nenhum esforço para chamar uma ambulância. Ele acha que chamar a ambulância abrirá caminho para sua prisão por tentativa de homicídio. Para evitar tal situação, ele decide não procurar ajuda para salvar Samuel. Patrick liga para Ari e Mencía, que chegam em sua casa com Rebeka e Omar. Embora Samuel consiga acordar temporariamente de sua inconsciência, a enorme perda de sangue o deixa inconsciente novamente e ele cai no chão.

Continua após publicidade

Omar e Rebeka tentam o seu melhor para fazê-lo manter a vida. A enorme perda de sangue de Samuel e seu estado de indiferença indicam que ele pode ter morrido. Além disso, os rostos sem esperança de Omar e Rebeka também mostram a possibilidade da morte de Samuel. Ainda assim, a incerteza em relação ao estado de Samuel deixa um vislumbre de esperança de que ele possa estar vivo. Como a temporada termina sem retratar a condição de Samuel após a chegada das autoridades ou confirmar sua possível morte, há uma pequena chance de que ele sobreviva, pelo menos para continuar sua luta contra a morte.

Continua após publicidade

Benjamín é preso? 

Sim, Benjamin é preso. Quando Patrick pede que ele chame a ambulância para salvar Samuel, Benjamín prioriza sua segurança e a segurança de sua família sobre a vida de Samuel. Ele teme ser preso por tentativa de homicídio, pois tem o motivo para matar Samuel. Benjamín não quer passar a vida na prisão ou ver seu filho e filhas viverem vidas não monitoradas durante sua prisão. No entanto, Mencía evita ser egoísta como seu pai e chama a polícia. Ela percebe que seu pai não merece outra chance depois de uma série de traições. Assim, a polícia chega e prende Benjamín.

Leita também: 365 Dias 2 (365 DNI 2): quando estreia na Netflix, trailer e mais

No entanto, é incerto se a polícia conseguiu o cartão SIM contra Benjamín. Depois de bater a cabeça, Samuel cai na piscina com a bolsa. Mencía depois encontra a carta na piscina e ela deve ter recuperado a mesma. Mesmo que ela chame a polícia para entregar seu pai por tentar matar Samuel, Mencía pode não ter pressa em entregar o cartão. Ela não considera o tráfico de dados de pessoas poderosas vicioso o suficiente para causar danos à sua família. Ela pode querer, portanto, que seu pai seja punido apenas por tentar matar ou possivelmente matar Samuel, o que provavelmente a motivará a esconder o cartão da polícia.

Caso contrário, a possível morte de Samuel pode enfurecer Mencía a apresentar o cartão à polícia. Ela sabe que seu pai não pode ser confiável novamente, especialmente depois de tentar matar o namorado de sua filha. Tal crença, então, mesmo não sendo verdadeira, pode levá-la à polícia com o cartão SIM. A decisão de Mencía sobre o cartão provavelmente determinará o destino de Benjamín. Se ela decidir entregá-lo à polícia, Benjamín pode ficar mais tempo na prisão. Assim, se ela não o fizer, Benjamín pode tentar provar que ele não é o culpado pela suposta morte de Samuel para ser libertado da prisão.

Patrick e Ivan terminam juntos? Iván irá para o Catar?

Quando Iván descobre que Patrick e seu pai Cruz compartilham um relacionamento íntimo, então, isso o esmaga. Ele se sente sem esperança e cai em uma dor insuportável. Percebendo o estado do filho, portanto, Cruz convida Patrick para um encontro com Iván sem que ambos saibam da presença do outro. Cruz lembra Patrick do amor que nutre por Iván e diz aos dois que nunca mais se envolverá com Patrick. Ele também lembra a Iván como ele encontrou alguém especial em Patrick. Depois de anos mudando de um lugar para outro, sem conseguir manter nenhum relacionamento significativo, Iván finalmente está feliz com Patrick e Cruz quer proteger essa felicidade.

As palavras de Cruz levam Iván a pensar em como ele encontrou um lar em Patrick. Ele percebe que a conexão que sente com Patrick não deve ser em vão. Além disso, a mensagem de voz que Iván envia para Ari garante que ele ama profundamente o irmão dela. A conversa com Cruz dá a Iván a coragem e a afirmação de dizer a si mesmo que Patrick é o cara. Enquanto Patrick trata da prisão do pai, Iván chega ao local e o abraça, confirmando a união. Como os dois terminam juntos, Iván não partirá para o Catar. Cruz quer que o filho fique com quem ama e a decisão de Iván de se unir a Patrick muda os planos de pai e filho. Assim, podemos esperar que Iván permaneça com Patrick em Elite.

Jornalista, curioso e viciado em cultura. Escreve há quase 10 anos no Mix e Six Feet Under é sua série favorita.