Emmy: Game of Thrones se despede sem dar prêmio a nenhuma atriz da série
Emmy 2019 consagrou Game of Thrones como Melhor Série Dramática, mas deixou de premiar qualquer atriz da série nos oito anos de produção.
Game of Thrones não rendeu Emmys à atrizes durante oito temporadas
Game of Thrones pode ter recebido o Emmy de Melhor Série Dramática neste último domingo (22). No entanto, terminou sua trajetória com um desfalque considerável. Após encerrar suas participações na premiação, considerado o Oscar da TV, Game of Thrones não conseguiu premiar nenhuma mulher de seu elenco. Apesar de muitas indicações, durante as oito temporadas, nenhuma atriz levou a estatueta para a casa.
Somente em 2019, havia seis atrizes disputado o prêmio em categorias de destaque. Emilia Clarke concorreu à atriz principal, enquanto Maisie Williams, Lena Headey, Sophie Turner e Gwendoline Christie disputaram a corrida em atriz coadjuvante. Carice van Houten, enquanto isso, foi nomeada para Atriz Convidada em Série Drama. O que pode ter acontecido? Nada em relação ao gênero, supomos. Mas sim, a quantidade de atrizes da mesma série nomeada. No caso de atriz coadjuvantes, os vontades da academia podem ter dividido os votos, levando a nenhuma atriz a vencer o prêmio. Já na categoria principal, com Emilia Clarke, os vontades preferiram premiar Jodie Comer, indo na contra-mão de outras premiações que consagraram Sandra Oh como a atriz do ano. Portanto, Clarke pode ter sido mesmo esnobada.
O elenco masculino não está muito atrás…
Em 2019, a temporada final do programa estabeleceu um novo recorde para o maior número de indicações ao Emmy recebidas no mesmo ano por qualquer série. Foram, ao total, 32 indicações. Esse número acabou quebrando o recorde de 26 indicações estabelecidas por NYPD Blue em 1994; ou seja, um jejum de 25 anos. Além disso, também estabeleceu Game of Thrones como a série de drama com mais indicações ao Emmy, com um total de 161.
Mas, se comparando a questão do “desfalque” feminino em consagrações, o elenco masculino não está muito a frente. Peter Dinklage foi o único do elenco que ganhou o Emmy Awards de Melhor Ator Coadjuvante em Série Dramática. Na verdade, ele ganhou por quatro vezes em 2011, 2015, 2018 e 2019, bem como o Globo de Ouro de Melhor Ator Coadjuvante – Séries, Minissérie ou Filme de Televisão (2012) por sua atuação como Tyrion Lannister.
Leia também: Conheça os vencedores do Emmy 2019, o Oscar da TV
Logo, das 161 indicações, apenas 4 foram para atuações. Ou seja, parece que o Emmy entende que o forte de Game of Thrones é mesmo sua estrutura técnica e não as atuações.
E você, o qual a sua percepção da participação de Game of Thrones no Emmy? Achou merecida a vitória da série na categoria de Melhor Drama?