Emmy: Game of Thrones se despede sem dar prêmio a nenhuma atriz da série

Game of Thrones não rendeu Emmys à atrizes durante oito temporadas

Game of Thrones pode ter recebido o Emmy de Melhor Série Dramática neste último domingo (22). No entanto, terminou sua trajetória com um desfalque considerável. Após encerrar suas participações na premiação, considerado o Oscar da TV, Game of Thrones não conseguiu premiar nenhuma mulher de seu elenco. Apesar de muitas indicações, durante as oito temporadas, nenhuma atriz levou a estatueta para a casa. 

Continua após as recomendações

Somente em 2019, havia seis atrizes disputado o prêmio em categorias de destaque. Emilia Clarke concorreu à atriz principal, enquanto Maisie Williams, Lena Headey, Sophie Turner e Gwendoline Christie disputaram a corrida em atriz coadjuvante. Carice van Houten, enquanto isso, foi nomeada para Atriz Convidada em Série Drama. O que pode ter acontecido? Nada em relação ao gênero, supomos. Mas sim, a quantidade de atrizes da mesma série nomeada. No caso de atriz coadjuvantes, os vontades da academia podem ter dividido os votos, levando a nenhuma atriz a vencer o prêmio. Já na categoria principal, com Emilia Clarke, os vontades preferiram premiar Jodie Comer, indo na contra-mão de outras premiações que consagraram Sandra Oh como a atriz do ano. Portanto, Clarke pode ter sido mesmo esnobada.

O elenco masculino não está muito atrás… 

Em 2019, a temporada final do programa estabeleceu um novo recorde para o maior número de indicações ao Emmy recebidas no mesmo ano por qualquer série. Foram, ao total, 32 indicações. Esse número acabou quebrando o recorde de 26 indicações estabelecidas por NYPD Blue em 1994; ou seja, um jejum de 25 anos. Além disso, também estabeleceu Game of Thrones como a série de drama com mais indicações ao Emmy, com um total de 161. 

Continua após a publicidade

Mas, se comparando a questão do “desfalque” feminino em consagrações, o elenco masculino não está muito a frente. Peter Dinklage foi o único do elenco que ganhou o Emmy Awards de Melhor Ator Coadjuvante em Série Dramática. Na verdade, ele ganhou por quatro vezes em 2011, 2015, 2018 e 2019, bem como o Globo de Ouro de Melhor Ator Coadjuvante – Séries, Minissérie ou Filme de Televisão (2012) por sua atuação como Tyrion Lannister. 

Logo, das 161 indicações, apenas 4 foram para atuações. Ou seja, parece que o Emmy entende que o forte de Game of Thrones é mesmo sua estrutura técnica e não as atuações. 

E você, o qual a sua percepção da participação de Game of Thrones no Emmy? Achou merecida a vitória da série na categoria de Melhor Drama?