Enganados? Lista Negra vai acabar e pode não revelar grande mistério

Lista Negra está se dirigindo ao desfecho definitivo. E os fãs querem saber, de uma vez por todas, a resposta para o maior segredo da série.

Lista Negra

Lista Negra se divertiu muito com o mistério, mas algum dia ela revelará quem é Raymond Reddington? The Blacklist é um thriller que começa com o notório criminoso procurado Raymond Reddington (James Spader) se entregando ao FBI.

Red se oferece para ajudá-los a rastrear outros criminosos procurados que ele compilou em sua própria “lista negra”. A condição bastante estranha de Raymond Reddington é que ele só trabalhará com a novata Liz Keen (Megan Boone), com sua conexão com ela sendo misteriosa.

Lista Negra durou 9 temporadas e terminará em sua 10ª temporada, enquanto os fãs ainda se perguntam quem é Raymond Reddington. Lista Negra tem reviravoltas chocantes e provou ser popular o suficiente para gerar um spin-off na forma de The Blacklist: Redemption.

PUBLICIDADE

Esta última série enfocou o marido espião de Liz, Tom Keen (Ryan Eggold) e sua mãe Scottie (Famke Janssen). A questão principal para grande parte de Lista Negra tem sido: quem exatamente é Raymond Reddington. Ele é o pai de Liz?

O pai de Liz é o verdadeiro Raymond Reddington

A 6ª temporada de Lista Negra aparentemente revelou a verdade sobre quem é Raymond Reddington, revelando que sim, Raymond Reddington é o pai de Liz – mas o homem que Liz conhece não é Reddington.

O verdadeiro Raymond Reddington estava em um relacionamento com a mãe de Liz, Katarina Rostova, que na verdade era uma agente da KGB enviada para seduzi-lo a entrar em um relacionamento. Quando Liz tinha apenas quatro anos, ela atirou em Reddington enquanto ele atacava Katarina, e então começou um incêndio.

Embora Katarina e Ilya tenham salvado Reddington do incêndio, Raymond Reddington morreu como resultado do tiro fatal de Liz.

Ilya Koslov é outro impostor de Raymond Reddington

Lista Negra revelou que o amigo de Katarina e ex-amante Ilya Koslov – um agente da KGB – ocupou o lugar de Raymond Reddington após sua morte, mudando seu rosto com uma cirurgia plástica. A 6ª temporada revelou que Katarina também está viva depois que ela supostamente cometeu suicídio ao entrar no mar após a morte de Reddington.

Leia também: Lista Negra vai acabar na 10ª temporada e fãs sabem o motivo

Rostova mais uma vez lança dúvidas sobre quem é Raymond Reddington, e é revelado que ele também não é Ilya. Em vez disso, Ilya aparece e é um bom amigo do “impostor” de Reddington.

As esperanças de Liz são frustradas mais uma vez quando, na 8ª temporada de Lista Negra, a mulher que Liz pensava ser sua mãe revela que na verdade é apenas uma espiã chamada Tatiana Petrova.

A verdadeira identidade do Reddington – todas as teorias

Com Lista Negra confirmada para uma renovação da 10ª temporada, o público fica especulando a resposta para quem é Raymond Reddington, também conhecido como Red. Duas teorias principais estão ganhando força a partir de agora.

Uma delas é que o Red de James Spader é o verdadeiro Raymond Reddington, que fingiu sua própria morte. Não é impossível que Raymond Reddington tenha conseguido escapar. Ferimentos à bala nem sempre são fatais, e é possível que a jovem Liz tenha perdido seus órgãos vitais por um milímetro.

Outra teoria pergunta se Raymond Reddington é a mãe de Elizabeth Keen.

Leia também: Lista Negra: ator saiu na 9ª temporada e revela motivo

Essa teoria sempre esteve em circulação, mas não se tornou popular até o final da 8ª temporada por dois motivos. A primeira vem de uma conversa entre Red e Liz quando ela pergunta se ele conhecia sua mãe, ao que Red responde que conhecia Katarina “muito bem” com um sorriso conhecedor.

A segunda pista é a carta que Red dá a Liz antes de ela morrer na 8ª temporada de Lista Negra. Raymond Reddington diz a Liz que a nota foi escrita por Katarina e “explicará tudo“. Considerando que o paradeiro de Katarina Rostov é desconhecido, é perfeitamente possível que Raymond Reddington, de Lista Negra, seja, na verdade, a mãe de Liz.

Então, os fãs de Lista Negra estão de volta à estaca zero quando se trata da verdade sobre quem é Raymond Reddington e qual é seu relacionamento com Liz. A teoria predominante é que ele é o verdadeiro Reddington, que sobreviveu à sua aparente morte.

Ele também não se considera o velho Raymond e, portanto, não se vê como o verdadeiro pai de Liz. Se a 10ª temporada de Lista Negra revelar a verdade sobre sua identidade, provavelmente não será até os últimos minutos. Mesmo assim, a série é incrível em subverter as expectativas, então até mesmo a “verdade” pode ter um ar de ambiguidade.

O que os chefes da série disseram sobre a identidade de Raymond Reddington

Enquanto os fãs se perguntam quem é Raymond Reddington, o showrunner avaliou o que ele pensava sobre o mistério de Lista Negra. O mais interessante é que o mistério de quem Red realmente é pode não ser revelado até o final da 10ª temporada. De acordo com John Eisendrath, ele quer revelar quem é Raymond Reddington.

Se depender de mim, você saberá exatamente quem ele é. Se você não souber no final, saberá que outra pessoa me impediu [de contar].” É aí que fica um pouco confuso. Se ele é o chefe da série, quem mais tomaria a decisão sobre a identidade de Red?

Lista Negra ainda é um dos programas de maior audiência da TV e ainda atrai muitos espectadores. Isso ocorre mesmo com a perda de Liz Keen e, em seguida, a perda do criador do programa, Jon Bokenkamp. Isso mostrou que, acima de tudo, os fãs pareciam mais interessados em James Spader e seu personagem de Red.

Se Lista Negra terminar sem responder à pergunta principal, os fãs podem não deixar o programa com os sentimentos mais positivos.

Sobre o autor

Matheus Pereira

Coordenação editorial

Matheus Pereira é Jornalista e mora em Pelotas, no Rio Grande do Sul. Depois de quase seguir carreira na Arquitetura, enveredou para o campo da Comunicação, pelo qual sempre nutriu grande paixão. Escritor assíduo na época dos blogs, Matheus desenvolveu seus textos e conhecimentos em Cinema e TV numa experiência que já soma quase 15 anos. Destes, quase dez são dedicados ao Mix de Séries. No Mix, onde é redator desde 2014, já escreveu inúmeras resenhas, notícias, criou e desenvolveu colunas e aperfeiçoou seus conhecimentos televisivos. Sempre versando pelo senso crítico e pela riqueza da informação, já cobriu eventos, acompanha premiações, as notícias mais quentes e joga luz em nomes e produções que muitas vezes estão fora dos grandes holofotes. Além disso, trabalha há mais de dez anos no campo da comunicação e marketing educacional, sendo assessor de imprensa e publicidade em grandes escolas e instituições de ensino. Assim, se divide entre dois pilares que representam a sua carreira: de um lado, a educação; de outro, as séries de TV e o Cinema.