Entenda as pichações contra Emily em Paris na França

Emily em Paris da Netflix se envolveu em polêmicas, com diversas pichações feitas por franceses em Paris. Entenda o caso.

Emily em Paris série
Imagem: Divulgação.

A série “Emily em Paris” da Netflix, apesar de seu sucesso global, tem enfrentado uma forte reação negativa por parte dos moradores locais em Paris, a cidade que serve de pano de fundo para as aventuras da protagonista vivida por Lily Collins.

Recentemente, uma onda de vandalismo com pichações expressando descontentamento com a série e seu impacto no turismo local atingiu a capital francesa, especialmente em locais diretamente associados à trama.

Cafés e lojas que aparecem na série, incluindo um que fica na mesma praça da casa fictícia de Emily, foram alvos de pichações com mensagens hostis como “Emily, vá embora” e “O sul de Paris não é seu“.

PUBLICIDADE

Esses atos de vandalismo refletem o descontentamento dos parisienses com a invasão de turistas atraídos pela representação idealizada da cidade na série, apelidados pejorativamente de “invasão dos idiotas”.

Saiba mais sobre Emily em Paris:

A frustração não se limita apenas a pichações. Um editorial no renomado jornal francês Le Monde chegou a titular: “Eles pensam que são donos do bairro! Emily em Paris – uma vizinha invasiva”, evidenciando a percepção de que a série contribui para uma visão distorcida e superficial de Paris, ignorando os desafios reais enfrentados pelos moradores.

Emily em Paris série
Imagem: Divulgação.

Além do descontentamento local, a série tem sido associada ao “Síndrome de Paris”. Um fenômeno psicológico experimentado por alguns turistas que, influenciados por representações romantizadas da cidade em mídias como “Emily em Paris”, enfrentam choque cultural ao se depararem com a realidade parisiense. O que pode incluir ruas desorganizadas, barreiras linguísticas e interações desagradáveis com locais.

Apesar das críticas e dos atos de vandalismo, a praça que serve de cenário para a série continua a atrair turistas. E eles buscam recriar cenas e momentos da vida de Emily, muitas vezes compartilhando essas experiências nas redes sociais.

No entanto essa persistente atração turística indica que, embora a série possa ter gerado reações negativas entre os parisienses, seu apelo entre os fãs de “Emily em Paris” permanece inabalável.

Sobre o autor

Matheus Pereira

Coordenação editorial

Matheus Pereira é Jornalista e mora em Pelotas, no Rio Grande do Sul. Depois de quase seguir carreira na Arquitetura, enveredou para o campo da Comunicação, pelo qual sempre nutriu grande paixão. Escritor assíduo na época dos blogs, Matheus desenvolveu seus textos e conhecimentos em Cinema e TV numa experiência que já soma quase 15 anos. Destes, quase dez são dedicados ao Mix de Séries. No Mix, onde é redator desde 2014, já escreveu inúmeras resenhas, notícias, criou e desenvolveu colunas e aperfeiçoou seus conhecimentos televisivos. Sempre versando pelo senso crítico e pela riqueza da informação, já cobriu eventos, acompanha premiações, as notícias mais quentes e joga luz em nomes e produções que muitas vezes estão fora dos grandes holofotes. Além disso, trabalha há mais de dez anos no campo da comunicação e marketing educacional, sendo assessor de imprensa e publicidade em grandes escolas e instituições de ensino. Assim, se divide entre dois pilares que representam a sua carreira: de um lado, a educação; de outro, as séries de TV e o Cinema.