Especialistas apontam que assistir Friends ajuda no tratamento de ansiedade

Os amigos de “Friends” sempre estarão lá por você!

“Eu estarei lá por você”, já dizia a letra da abertura de Friends. E nós do Mix de Séries somos extremamente fãs da sitcom norte americana, a ponto de termos reassistido inúmeras vezes os seus episódios. Mas, aparentemente, a série não é apenas boa para “passar o tempo”, como também para ajudar na saúde mental.

Uma matéria do jornal Metro conversou com um psicólogo clínico, que apontou a série ser um fator que ajuda positivamente no tratamento contra a ansiedade.

Tendo trabalhado durante 20 anos com aqueles que sofrem ansiedade, posso concluir entre outros fatores que a natureza repetitiva e relacional de séries como Friends ajudam a colocar esses pacientes nos trilhos“, disse o psicólogo.

Os “amigos” são aliados no tratamento contra ansiedade. Foto: IMDB/Divulgação

Assistir a Friends é uma experiência de reparo. É assistindo os personagens tendo preocupações e soluções repetidamente, que eles entendem que elas são consertadas e acalmadas. Geralmente, em outros contextos de suas vidas“, explicou.

Dessa forma, para o psicólogo, assistir a uma atração em que mostra o problema e solução de forma repetitiva, pode trabalhar no cérebro do paciente um entendimento de que seus problemas também encontrarão suas próprias soluções. Mesmo que não seja de imediato.

Assim, não só Friends, mas outras sitcoms como Seinfeld ou The Big Bang Theory também ajudem nestes casos.

Série se torna um conforto e incentivo

É apenas a opinião de um profissional, mas assistir a uma série que você gosta, é sobre estar enfrentando problemas juntos, fazendo você se sentir bem? Nós totalmente apoiamos.

Além disso, muitos especialistas recomendam que o paciente possam, ainda, utilizar a paixão por séries para conhecer um pouco mais da doença. A série This Is Us, por exemplo, retratou recentemente o transtorno através de um dos protagonistas de sua trama. Crazy Ex-Girlfriend e You’re The Worst também retratam o tema, aliados ao cuidado com o uso de remédios.

De qualquer forma, se juntar aos dilemas de Rachel, Ross, Joey, Monica, Phoebe e Chandler em Friends parece um caminho mais “saudável” para conseguir se distrair, bem como compreender através de suas tramas que muitos destes problemas poderão acabar em breve.

E você, já se sentiu melhor assistindo a Friends? Associou a fala do psicólogo com alguma experiência pessoal envolvendo séries? Conte para nós…

Além disso, completo. Todavia, palavras. Entretanto, brancas. Todavia, verdes. Além disso, necessárias.

Leia também: Confira 5 dicas de séries de comédias clássicas para assistir em streamings do Brasil

Tags Friends

Share this post

Anderson Narciso

Anderson Narciso

Mestre em História, apaixonado por mídias, é o editor responsável e idealizador do Mix de Séries. Eterno órfão de Friends, One Tree Hill e ER, acompanha séries desde que se entende por gente. No Mix é editor de colunas e de notícias, escreve a coluna 5 Razões e resenha a série Gotham.