Estado Zero, série da Netflix, é baseada em história real; Confira

Estado Zero história real Netflix

Conheça Estado Zero, nova série Netflix

Estado Zero (Stateless), nova série da Netflix, segue as histórias de quatro pessoas cujos caminhos se cruzam no Centro de Detenção Baxter.

Uma dessas pessoas é uma mulher chamada Sofier Werner que adota a identidade de Eva Hoffman, cidadã alemã, na esperança de ser deportada para a Alemanha. A cada episódio, descobrimos mais detalhes sobre suas experiências angustiantes e a vemos perder contato com a realidade a medida que ela passa mais tempo no centro.

Seu arco é chocante, pois achamos impossível acreditar que alguém não tenha percebido que ela era cidadã australiana. Como ela poderia ter evitado as autoridades que alegam estar tão interessadas em detalhes e passar por processos minuciosos para julgar os detidos?

Pois é, pode ser um pouco difícil de acreditar, mas a história de Sofie não está longe da realidade.

Continua após a publicidade

Confira a história real que inspirou a série da Netflix…

Sofie Werner é baseada em uma pessoa real?

Sim, a história de Sofie Werner em Estado Zero é baseada nos eventos reais que aconteceram com uma mulher chamada Cornelia Rau. Uma residente permanente australiana de descendência alemã, Rau chamou a atenção da mídia depois de revelar que ela havia sido detida ilegalmente no Centro de Detenção Baxter por um período de dez meses.

Sendo aeromoça por profissão, Rau sofria de distúrbios mentais há muito tempo. Sua condição, como é reivindicada, piorou após seu tempo na Kenja Communication. Ela foi expulsa da organização em abril de 1998, assim como Sofie foi demitida da GOPA.

Alegadamente, foi durante um evento do Eisteddfod realizado em Melbourne que Rau foi convidada a sair. Em outubro, ela ficou internada por três meses e foi diagnosticada com transtorno bipolar esquizoafetivo. Nos anos seguintes, Rau entrava e saía de hospitais e unidades de saúde, sem melhora considerável. Então, foi em 2004 que ela fugiu após ter recebido alta do Manly Hospital e foi encontrada quase um ano depois na Baxter.

A trama da série

Em Estado Zero, vemos que depois que Sofie se apresenta como Eva Hoffman, uma residente alemã cujo visto expirou há três meses. Então, ela é levada ao Centro de Detenção Barton, até que seu assunto possa ser esclarecido pelas autoridades alemãs. Sofie tenta tirar vantagem dessa situação e deseja ser deportada para a Alemanha. Ela até consegue escapar do centro, uma vez. As coisas, no entanto, eram mais difíceis para Rau.

Após sua fuga do hospital, ela viajou de carona pelas cidades e acabou sendo presa pela polícia, quando alguns moradores expressaram preocupação com sua saúde e bem-estar. Como ela se recusou a revelar sua identidade, seu ela acabou sendo transferida para um centro de detenção.

A essa altura, Rau já se apegara à identidade de Anna Schmidt e costumava conversar com outras pessoas em alemão ou em inglês com sotaque alemão. Ela esteve no Centro Correcional de Mulheres de Brisbane (BWCC) por seis meses, onde passou por várias avaliações psicológicas. Os psicólogos da prisão recomendaram que ela fosse enviada para uma instalação onde pudesse receber os devidos cuidados, mas também houve quem confinasse seu problema a nada além de distúrbios comportamentais.

Após seu tempo no BWCC, ela foi transferida para a Baxter, mesmo depois de se recusar a assinar os formulários de transferência. Ela foi sedada, contida e levada de avião para Port Augusta. Sua saúde piorava a cada dia, e ela passava muito tempo em confinamento solitário. Enquanto isso, sua família a reportava como desaparecida e a procurava incansavelmente.

Como está Cornelia Rau agora?

Foi em janeiro de 2005, quando um artigo publicado sobre ela no jornal The Age, que alguns seus parentes a reconheceram. Isso levou sua família a enviar os detalhes e uma fotografia para Baxter, onde foi confirmado que Anna Schmidt era na verdade Cornelia Rau. No mesmo dia, ela foi levada de Baxter e enviada ao hospital de saúde mental de Glenside.

Seu caso chamou a atenção da mídia e levou à investigação de 200 outros casos de suspeitas de detenção ilegal. Rau passou muito tempo em vários hospitais, tentando melhorar. A certa altura, ela foi autorizada a viajar, mas outro incidente na Jordânia levou sua família a obter ajuda. Rau tem lutado com doenças mentais e melhorado com o tempo.

Ela foi consultada pela equipe da série da Netflix para representar adequadamente sua história para o mundo.

Sinopse de Estado Zero

Quatro completos desconhecidos se encontram num centro de detenção de imigrantes, situado no meio do deserto australiano. Uma aeromoça fugindo de uma seita; um refugiado afegão que, junto de sua família, busca melhores condições de vida; um pai cansado de seu trabalho; e um burocrata envolvido num escândalo nacional. Todos se tornam vítimas de um cruel sistema de imigração e precisam enfrentar diferentes obstáculos para sobreviver.

Série com produção de Cate Blanchett e estrelada por Yvonne Strahovski (The Handmaid’s Tale).

 

E você, gostou da nova minissérie? Deixe nos comentários e, igualmente, continue acompanhando as novidades do mundo das séries aqui no Mix de Séries.

  • Além disso, siga nossas Redes Sociais (InstagramTwitter, Facebook).
  • Baixe também nosso App Mix de Séries para Android no Google Play (Download aqui) e fique por dentro de todas as matérias do nosso site.
Anderson Narciso

Anderson Narciso

Criador, editor e redator do site Mix de Séries, é apaixonado por séries desde sempre. Fã incondicional de One Tree Hill, ER, Friends, e não perde um episódio da Franquia Chicago.

No comments

Add yours