Ex-Presidente Lula afirma que processará a Netflix por causa da série O Mecanismo

Imagem: Twitter/Reprodução
Imagem: Twitter/Reprodução

Lula teria feito ameaça durante passagem em Curitiba…

De acordo com o portal El País, o ex-Presidente Lula ameaçou de processar a Netflix devido ao lançamento da série O Mecanismo. A série, criada por José Padilha, retrata a Operação Lava Jato no Brasil.

Continua após publicidade

Durante sua passagem por Curitiba nesta semana, Lula teria dito que processaria a Netflix. “Nós vamos processar a Netflix, nós não temos que aceitar isso. Eu não vou aceitar (…) Eles produziram uma peça que é mais uma mentira”, destacou.

Continua após a publicidade

Dilma Rousseff também fez campanha contra a Netflix

Dilma já havia destacado problemas na série de José Padilha, que atribuiu frases do senador Romero Jucá ao ex-Presidente Lula. “O cineasta tem o desplante de usar as célebres palavras do senador Romero Jucá (PMDB-RR) sobre ‘estancar a sangria’, na época do impeachment fraudulento, num esforço para evitar que as investigações chegassem até os golpistas. Jucá confessava ali o desejo de ‘um grande acordo nacional’. O estarrecedor é que o cineasta atribui tais declarações ao personagem que encarna o presidente Lula”.

Continua após publicidade

Padilha se defendeu…

Em comunicado para Folha, Padilha defendeu-se das polêmicas e respondeu a ex-presidente. “O Mecanismo é uma obra-comentário. Na abertura de cada capítulo está escrito que os fatos estão dramatizados. Se a Dilma soubesse ler, não estaríamos com esse problema,” disse.

Continua após publicidade

A polêmica começou quando Dilma foi às redes sociais para classificar a nova série da Netflix como fake news e direcionar seus seguidores para uma nota de esclarecimento. A ex-chefe do executivo afirma no comunicado que “o cineasta José Padilha incorre na distorção da realidade e na propagação de mentiras de toda sorte para atacar a mim e ao presidente Lula“.

Leia mais: O Mecanismo peca com visão reducionista de José Padilha