Expresso do Amanhã: as diferenças do filme de 2013 e a série da Netflix

Expresso do Amanha filme 2013

Confira o que sabemos sobre as diferenças da série e filme do Expresso do Amanhã

Antigamente, era comum as séries de TV bem-sucedidas fazerem a transição para as telonas. Mas hoje em dia o oposto costuma ser o cenário mais corriqueiro. Assim, o novo drama de ficção científica Expresso do Amanhã (Snowpiercer), é o mais novo título a entrar para essa lista.

A série da Netflix é totalmente inspirada no aclamado filme de 2013 de Bong Joon-ho com o mesmo nome (que por sua vez, é inspirado na graphic novel francesa de mesmo nome).

Expresso do Amanhã não é uma adaptação direta, mas sim uma espécie de reboot que mantém grande parte da premissa, estética e temas da versão anterior. No entanto, ela conta uma nova história com novos personagens.

Mas quais são essas diferenças? Pensando na curiosidade dos fãs, o Mix de Séries trouxe essas informações (via Radio Times). Confira.

Continua após a publicidade

A diferença dos personagens

A maioria dos personagens a quem somos apresentados na série de TV é completamente nova, embora alguns deles sejam claramente inspirados no elenco do filme.

O protagonista principal da série é Andre Layton (Daveed Diggs), que compartilha algumas semelhanças claras com Curtis Everett, personagem de Chris Evans no filme de 2013; ambos são líderes revolucionários muito admirados por seus companheiros de viagem na parte traseira do trem. No entanto, também existem algumas distinções importantes: aprendemos muito mais sobre a vida passada de Layton do que sobre Everett, mais notavelmente que ele era um detetive de homicídios em sua vida antes de embarcar no trem.

Talvez o personagem mais memorável do filme tenha sido o ministro Mason – o assustador e excêntrico segundo em comando no trem, interpretado por Tilda Swinton. Esse personagem foi efetivamente dividido em dois da série, com Melanie Cavill, de Jennifer Connelly, e Ruth Wardell, de Alison Wright, incorporando diferentes aspectos de sua personalidade.

Enquanto Melanie assume a severidade e a posição de segunda em comando de voz do trem, Ruth leva o sotaque do norte e algumas das qualidades mais excêntricas de Mason (incluindo o hábito de usar um casaco de pele para visitar a cauda do trem).

Outros personagens, como LJ Folder, de Annalize Basso, Bennett, de Iddo Goldberg, e Bess Till, de Mickey Sumner, são completamente novos para a série.

Enquanto isso, um personagem do filme mencionado na série de TV é Wilford (interpretado por Ed Harris no longa) – mas há algumas surpresas reservadas em relação a esse personagem também…

O tempo em Expresso do Amanhã

Embora o cenário básico – o de um trem enorme carregando os últimos sobreviventes de uma catástrofe climática em torno de uma Terra permanentemente congelada – seja mais ou menos exatamente o mesmo, há uma mudança no que diz respeito ao tempo.

O filme se passa 19 anos após o incidente que forçou todos os passageiros a entrar no trem. No entanto, a série é baseada um pouco antes – apenas seis anos depois que jornada do trem se inicia. Então, seria essa série um prequel? Não podemos descartar nada…

Snowpiercer TV series

Cena da série Expresso do Amanhã. Imagem: Netflix/divulgação.

As diferenças entre as histórias

Não queremos revelar muito sobre como a ação se desenrola na série de TV, pois há várias surpresas. No entanto, é seguro revelar que a configuração e a estrutura da série diferem de maneiras bastante importantes.

A série introduz um elemento misterioso de assassinato no episódio de estreia, com Layton sendo convidado para ajudar a resolver uma série de assassinatos ocorridos na terceira classe.

Isso leva a mudanças estruturais. Enquanto o filme foi contado de uma maneira muito linear, com os protagonistas constantemente avançando, a série salta pelos diferentes compartimentos do trem, permitindo que passemos mais tempo nos vários segmentos do Snowpiercer.

No entanto, alguns momentos de destaque do filme permanecem na série de TV. Um deles é visto com um personagem tendo o braço removido por meio de congelamento extremo e o uso de tijolos pretos semelhantes a piche para alimentar os pobres habitantes da cauda do trem.

Claramente, há muita coisa nesta nova série para os fãs novos e antigos – mesmo que ainda sentiremos falta de ter Chris Evans envolvido…

Como assistir o filme Expresso do Amanhã de 2013?

No Brasil, o filme está disponível no catálogo do Amazon Prime Video (busque por Snowpiercer).

Semanalmente, um novo episódio de Expresso do Amanhã será liberado pela Netflix.

E então, já assistiu a nova série? Deixe nos comentários. Além disso, continue acompanhando todas as novidades do mundo das séries aqui no Mix de Séries.

Anderson Narciso

Anderson Narciso

Criador, editor e redator do site Mix de Séries, é apaixonado por séries desde sempre. Fã incondicional de One Tree Hill, ER, Friends, e não perde um episódio da Franquia Chicago.

1 comment

Add yours

Post a new comment