Falas da Terra: Globo exibe documentário especial e marcante

Falas da Terra Globo

“Falas da Terra”, que irá ao ar hoje, no Dia do Índio, traz depoimentos e histórias marcantes do povo que deu origem ao Brasil

A Globo vai exibir hoje (19), no Dia do Índio, o documentário Falas da Terra, após o BBB21. O especial, inclusive, promete emocionar os espectadores. Isso porque mostrará a luta dos indígenas pelo direito de existirem e serem ouvidos. E, ainda, fazendo um resgate histórico de valorização de suas culturas.

Continua após as recomendações

Então, este é um excelente convite para você acompanhar a produção.

Falas da Terra também traz histórias reais. Bem como mostra a riqueza cultural dos mais de 300 povos existentes por todo o Brasil. Estes que, aliás, falam aproximadamente 200 línguas diferentes.

Continua após a publicidade

O documentário conta a história de 21 personagens, passando por suas lutas e vivências. Além disso, traz informações sobre tradições e costumes indígenas. Também aborda a língua, preservação das florestas, histórias de resistência e ativismo. Da mesma forma, trata da luta por demarcação de terras, respeito à diversidade, entre muitos outros temas.

À convite da Globo, assistimos o documentário antecipadamente. E destacamos: vale muito à pena conferir a produção.

Personagens de peso

Entre as vozes ouvidas no especial, um dos destaques é Ailton Krenak. Ele é um escritor e ambientalista mineiro, uma das maiores lideranças do movimento indígena do país. Krenak, em 1987, aos 33 anos, ficou conhecido no Brasil inteiro. Tudo isso, por subir em uma tribuna no Congresso Nacional. Na ocasião, pintou o rosto de preto, em um protesto histórico. Lá, ele defendeu os direitos dos povos indígenas na Constituição Federal de 1988.

Do mesmo modo, a luta de Krenak, reconhecida e importante, pelo respeito ao indígena e pelo direito de ser índio no Brasil. Krenak batalha pelo direito do índio de interagir com o mundo não-indígena. Sem perder o vínculo com a própria cultura.

Falas da Terra Globo

Imagem: Divulgação.

Dessa forma, o telespectador vai poder ainda acompanhar de perto muitas histórias de diferentes personagens. Incluindo a cirurgiã vascular Myrian Krexu. Ela foi uma das primeiras médicas indígenas a se formar no Brasil. Seu caso impactou, inclusive, os participantes do BBB 21, que assistiram o documentário em uma sessão do “Cinema do Líder” Globoplay. Os “brothers” ficaram impactados com seu empenho, as dificuldades e como Myrian venceu todos esses obstáculos.

Imagem: Divulgação.

Além disso, temos o influenciador digital Cristian Wariu, a líder indígena e ativista pelo meio ambiente, Alessandra Korap Munduruku, bem como o rapper indígena Kunumi MC. Este último, que ganhou destaque na Copa de 2014, quando entrou no gramado com uma faixa representando os povos indígenas.

Todos esses momentos, no entanto, acabam se interligando, em emocionantes relatos que fazem o espectador pensar. E, principalmente, refletir sobre onde erramos e o que precisamos melhorar para respeitá-los.

Por trás das câmeras

Além do conteúdo que a TV exibirá, os bastidores da produção e todo o processo de criação merecem destaque. Primeiramente, o título contou com a participação de muitos profissionais indígenas. Entre eles, Ailton Krenak, já citado anteriormente, líder do Movimento Socioambiental de Defesa dos Direitos Indígenas. Além disso, ele é escritor e organizador da Aliança dos Povos da Floresta.

Juntamente estão Ziel Karapató, artista e ativista; Graciela Guarani, cineasta; Olinda Tupinambá, jornalista e documentarista. Além de Alberto Alvarez, cineasta e realizador.

O Falas da Terra foi uma iniciativa da Globo e compõe uma trinca de especiais. Dessa forma, faz parte de uma série de três documentários produzidos e exibidos anteriormente. O primeiro especial foi o Falas Negras, que o canal exibiu em 22 de novembro de 2020. Aliás, o especial celebrou o Dia da Consciência Negra e trouxe histórias de destaque na luta contra o racismo. Da mesma forma, o segundo foi o Falas Femininas, que a Globo exibiu no dia 8 de março deste ano. Este propôs fazer uma homenagem ao Dia Internacional da Mulher.

Equipe técnica

O documentário Falas da Terra tem direção artística de Antonia Prado, roteiro assinado por Malu Vergueiro e consultoria de Ailton Krenak. Já Ziel Karapató, Graciela Guarani, Olinda Tupinambá e Alberto Alvarez atuam como coprodutores. Enquanto isso, Rafael Dragaud assina a supervisão artística e Mariano Boni a direção de gênero.

Vale lembrar, ainda, que o documentário estará disponível no Globoplay para os assinantes. Enfim, está imperdível e vale a pena conferir.

E então, você vai assistir Falas da Terra? Deixe nos comentários. E, além disso, continue acompanhando as novidades do Mix de Séries.