Família Dinossauros: anos depois, produtor explica morte

Família Dinossauros foi uma série que fez muito sucesso nos anos 1990, e agora produtor fez uma importante revelação.

Família Dinossauros

Embora existam muitas maneiras de encerrar uma série, os roteiristas geralmente optam por terminar sua série com uma nota positiva. Isso é especialmente verdadeiro para séries de comédia, e ainda mais para aquelas que têm crianças como público-alvo. Para a comédia Família Dinossauros, no entanto, esse foi um cenário totalmente diferente.

Centrada em torno de uma família de dinossauros pré-históricos, a série de quatro temporadas criada por Jim Henson, Michael Jacobs e Bob Young chegou ao fim de sua jornada com uma nota bastante sombria.

Claro, não é surpresa que uma série sobre dinossauros prenuncia a extinção de todos os seus personagens. Mas em uma análise mais detalhada, a série faz muito mais do que isso.

PUBLICIDADE

O final de Família Dinossauros

Família Dinossauros
Imagem: Divulgação.

Em uma entrevista com o produtor de Família Dinossauros, Kirk Thatcher, o próprio editor-chefe do Collider, Steve Weintraub, falou sobre a mensagem que a série enviou. Bem como como seu episódio final envelheceu surpreendentemente bem quando você considera os problemas para os quais estava apontando.

Na entrevista, Thatcher revela que o episódio foi baseado em uma história que ele escreveu. E toda a equipe estava a bordo.

Leia também: Lembra deles? Por onde anda o elenco da série Blossom

Se você não consegue se lembrar, o episódio gira em torno de uma crise ambiental criada pela ganância corporativa. Na história, uma espécie de besouro é extinta porque seu terreno fértil é pavimentado com um estacionamento para uma empresa de cera. Isso acaba criando uma reação em cadeia ambiental que inicia uma Idade do Gelo.

O episódio não chega mostrar os dinossauros congelando até a morte. Mas é bem fácil ver que essa é a direção que a história segue após os créditos finais rolarem.

Produtor de Família Dinossauros fez revelação, anos depois

Thatcher também menciona que ninguém se opôs ao final sombrio. Porque a série constantemente criticava o desrespeito humano por sua própria existência em seus episódios, e o inverno nuclear acidental era um ajuste perfeito para a série:

“[A] história toda, desde quando Jim e eu estávamos fazendo brainstorming, toda a série era pensando em dinossauros. E pensando que você poderia fazer o que quisesse, e você é o predador do ápice e o planeta é seu. Então, isso não importa o que você mate, ou coma, ou destrua porque você é o maior do vale. Funcionou como um final temático para uma série que era exatamente sobre isso.

Era sobre o pensamento de dinossauro que poderia causar sua própria morte. […] Foi muito pontual com a premissa, que esse tipo de pensamento vai te colocar, eu diria água quente, mas neste caso, água fria. Então, sim, nós filmamos. E foi, eu pensei, o final perfeito. Eu provavelmente tive mais de cem millennials, qualquer um que tenha entre 30 e 35 anos, veio até mim ao longo dos anos e disse: ‘Você me destruiu. Eu estava destruído.’ E eu disse, ‘Bem, para ser justo, nós não os matamos.’.

Leia também: 45 melhores séries da Netflix em 2022 para assistir

Você acabou de ver o pai dizer, ‘Nós estamos aqui há um milhão de anos, o que poderia dar errado?’. E estava nevando, e não os vimos congelados até a morte. Mas é engraçado, na mente das crianças – bem, que agora são adultos – mas eles dizem: ‘Não, eles morreram. Você os viu congelados até a morte.’. Eu respondo, “’Não. Eles estavam lá dentro com a neve caindo, ‘O que vamos fazer?'”. (via Collider)

Família Dinossauros
Imagem: Divulgação.

Família Dinossauros sempre bateu na tecla social

Thatcher ressalta que o núcleo de Família Dinossauros sempre foi “muitos comentários sociais”, mas o fato é que, naquela época, alguns problemas que o programa destacou não pareciam tão urgentes, e agora eles são.

Ele correlaciona isso com histórias que ouviram na época da criação do programa, afirmando: “Naquela época, eles diziam que se houvesse uma síndrome de colapso das colônias, que já dura 20 a 30 anos, eles diziam que se todas as abelhas fossem erradicadas, em cerca de três anos não haveria comida porque sem algum tipo de polinização por drones ou algo assim. Então, foi apenas para trazer esse tipo de história de uma maneira que fosse palatável.”

Família Dinossauros foi exibida na ABC de 1991 a 1995. No Brasil, a série ganhou muito destaque com exibições na TV Colosso. Além de seu comentário social, a série também se concentrou em eventos perfeitamente normais de sitcoms familiares, como festas, ir ao trabalho, sobreviver a ataques de predadores e outros. Sem dúvidas, ela ficou na memória de muita gente.

Sobre o autor

Bernardo Vieira

Redação

Bernardo Vieira é um jornalista que reside em São José, Santa Catarina. Bacharel em direito pela Universidade do Sul de Santa Catarina, jornalista e empreendedor digital, é redator no Mix de Séries desde janeiro de 2016. Responsável por cobrir matérias de audiência e spoilers, ele também cuida da editoria de premiações e participa da pauta de notícias diariamente, onde atualiza os leitores do portal com as mais recentes informações sobre o mundo das séries. Ao longo dos anos, se especializou em cobertura de televisão, cinema, celebridades e influenciadores digitais. Destaques para o trabalho na cobertura da temporada de prêmios, apresentação de Upfronts, notícias do momento, assim como na produção de análises sobre bilheteria e audiência, seja dos Estados Unidos ou no Brasil. No Mix de Séries, além disso, é crítico dos mais recentes lançamentos de diversos streamings. Além de redator no Mix de Séries, é fundador de agência de comunicação digital, a Vieira Comunicação, cuido da carreira de diversos criadores de conteúdo e influenciadores digitais. Trabalha com assessoria de imprensa, geração de lead, gerenciamento de crise, gestão de carreira e gestão de redes sociais.