Fashion Mix: A riqueza do figurino de Downton Abbey

FM Downton Abbey

Imagens: ITV/Divulgação. Montagem: Mix de Séries

 

Semana passada recebemos a triste notícia de que o fim de Downton Abbey estava próximo. Pois bem, a sexta temporada será a última da série. Sempre quis falar dela aqui na Fashion Mix e agora, mais do que nunca, para homenagear esta super produção de época, que tem um figurino luxuoso e elegante.

 

Continua após a publicidade

Para quem não sabe Downton Abbey é um drama britânico que estreou em 2010 e conta a história da família Crawley e seus muitos empregados que vivem na propriedade rural chamada Downton Abbey, no final de 1910 e início dos anos 20. A série que é ganhadora de Globo de Ouro e vários Emmy’s, além de retratar o drama da família aristocrática inglesa, apresenta vários eventos históricos importantes da época, como o naufrágio do Titanic, Primeira Guerra Mundial, a gripe espanhola, formação do Estado Livre Irlandês, eleições do Reino Unido, entre outros momentos. Em cada temporada, se pode notar as mudanças da época, e estas são refletidas no modo de vestir dos personagens. As transformações começam com as roupas típicas da Bella Époque, que eram aquelas roupas mais acinturadas, corseletes e espartilhos apertados e chapéus grandes, para os looks da década de vinte, com roupas mais soltas, menos tecidos e trajes mais descontraídos. O objetivo era simplificar as formas e ter roupas mais confortáveis, tendo em vista da necessidade das mulheres praticarem mais atividades, como trabalhar, estudar, cuidar da família.

Falando nas Ladies, a figurinista Susanna Buxton conta que sempre separou três vestidos de noite para cada personagem, bem como camisolas, roupas de baixo, etc. A necessidade de várias roupas é para demonstrar as diferentes maneiras que as moças da época se vestiam e a versalidade para cada ocasião. Vestidos de verão, pijamas, trajes de gala. O destaque dos vestidos, a partir da terceira temporada, são para os bordados, rendas, vestes mais soltas e confortáveis, mas sem deixar de lado a elegância e o luxo. Ao longo da série, Lady Mary, Lady Edith, e Lady Rose têm usado vestidos com bainhas mais curtas, quebrando regras de moda rigorosos, e tirando suas luvas brancas.

 

Fashion Mix - Dowton Abbey4

Imagens: ITV/Divulgação. Montagem: Mix de Séries

 

Sobre os sapatos, com os vestidos mais curtos, os pisantes ficaram a mostra. A também figurinista Caroline McCall usou inspirações de Coco Chanel, mais presentes nos anos 20, na série. Sempre com as pontas arredondadas, os sapatos têm um salto mais grosso, como era na época. No estilo boneca, os sapatos eram complementos importantes para o look.

 

Fashion Mix - Dowton Abbey2

Imagens: ITV/Divulgação. Montagem: Mix de Séries

 

Já que estamos falando de complementos, o que não pode deixar de notar no figurino de Downton Abbey são os estupendos chapéus. Nas primeiras temporadas, nota-se o uso de chapéus maiores, estonteantes.

Depois, os chapéus menores tomaram conta da série, bem como acessórios de cabeça, como tiaras, faixas, etc. Acredito que estes detalhes todos, que a produção da série tem, faz com que Downton Abbey seja o sucesso que é. Cada detalhe é importante e cada toque faz diferença na complementação do look charmoso de cada personagem.

 

Fashion Mix - Dowton Abbey

Imagens: ITV/Divulgação. Montagem: Mix de Séries

 

Os penteados são bem variados, mas nota-se a prevalência de cortes mais curtos, chanel, com cachos, ou lisos com as pontas viradas. As ondas marcadas são os maiores destaques. Lógico que a presença de uma tiara ou acessório de cabeça é garantido para dar elegância ao penteado.

 

FM DA 6

Imagens: ITV/Divulgação. Montagem: Mix de Séries

 

Ainda sobre os acessórios, as joias de DA tem um destaque a parte. Muitas pérolas e correntes de ouro e prata deixam à mostra os traços da aristocracia. Broches, brincos, pedrarias, colares e anéis dão um ar de glamour no figurino das mulheres da série. E, agora, você também pode ter uma joia de DA. Pois é, a joalheria 1928 Jewelry Co. está realizando o sonho de consumo de muitas mulheres a preço acessível. A marca colocou a venda uma linha de joias com mais de duzentos adereços usados na série. Olha que incrível!

 

Fashion Mix - Dowton Abbey1

Imagens: ITV/Divulgação. Montagem: Mix de Séries

 

Como falei anteriormente, a preocupação de cada detalhe é muito importante na série, então muitos looks são reservados para cada personagem, inclusive os looks de inverno. Acompanhando o estilo da época, os trajes para o frio são carregados de casacos de pele, chapéus, sobretudos e cachecóis. O figurino fica mais luxoso ainda, se é que isso é possível.

 

Fashion Mix - Dowton Abbey5

Imagens: ITV/Divulgação. Montagem: Mix de Séries

 

Na propriedade rural da família Crawley, há muitos empregados e eles também possuem um figurino específico e detalhado. Os uniformes, na década de 20, eram fornecidos pela casa, mas muitas empregadas domésticas tiveram que fazer seus próprios uniformes também. Os homens iam na alfaiataria para os uniformes serem feitos com muitos botões e fines. Já as mulheres, usam vestidos e um avental liso por cima, ou apenas trajes mais escuros. Seguindo os trajes da época, os tecidos eram muito caros, sendo portanto descontados boa parte dos salários dos serviçais. Na série, é notório a formalidade dos figurinos dos empregados.

 

FM DA 3

Imagem ITV/Divulgação. Montagem: Mix de Séries

 

Já os homens (lordes, condes,…), dependendo da atividade que fazem, os trajes mudam, desde a prática de esportes, participações em jantares e reuniões no período da guerra. Regimentos e distintivos foram inventados para a série. Lord Grantham e Matthew usam uniformes super elegantes, com medalhas e condecorações. Sobre o figurino de gala, fraque e smoking são os trajes mais usados em eventos especiais. Casacos, boinas, botinas são mais comuns para caçar e pullovers para praticar esportes.

 

Fashion Mix - Dowton Abbey3

Imagens: ITV/Divulgação. Montagem: Mix de Séries

 

Downton Abbey acabou influenciando muita gente com seu figurino rico e luxoso. Grandes marcas inspiraram nos trajes para criar uma linha de roupas, produtos de beleza e acessórios para vendas em lojas de departamentos. O sucesso foi tão grande que tudo que se usa na série vira tendência. Até a Vogue, aproveitando o grande sucesso, lançou shoots de tendências retrôs e looks vintage, que acabaram ficando em alta na esfera da moda. Sabemos que Downton Abbey não faz sucesso só pelo figurino, mas também pelo envolvimento dos personagens e toda a rica trama. Não podemos deixar de reconhecer que a série vai deixar saudades e de que os looks vintage são lindos e inspiram looks charmosos no mundo todo. Eu, particularmente, adoro!

 

Downton-Abbey-FM

Imagem: ITV/Divulgação. Montagem: Mix de Séries

 

“Não seja pessimista, querida. É muito classe média” – Lady Violet

Paula Reis

Paula Reis

Advogada e concurseira de plantão, no Mix, é editora de reviews e colunas. É viciada em tudo sobre Game of Thrones e adora séries jurídicas.

No comments

Add yours