Fashion Mix: O figurino da dupla de Breaking Bad

FM BRBA 4

Imagens: AMC/Divulgação. Montagem: Mix de Séries

Continua após as recomendações

Chegou um dia feliz, o dia de falar de moda, de figurino. Mas hoje é um dia mais feliz ainda, pois falaremos sobre Breaking Bad, a série de sucesso de Vince Gilligan.

Para quem estava em outro planeta e não conhece a série, vale ressaltar [que você não sabe o que está perdendo] que Breaking Bad foi sucesso de audiência, durante cinco temporadas, de 2008 a 2013. A série, que conta a história do professor de química Walter White, conquistou a todos com aquela pegada de que o protagonista faz coisas ruins, mas mesmo assim todos torcem por ele. Pois é, irônico, não? É que WW é diagnosticado com câncer e, juntamente com seu ex-aluno Jesse Pinkman, resolve produzir metanfetamina para juntar uma grana para deixar para sua família, depois que ele morrer. Acontece que, através desta justificativa, as coisas vão longe demais, e o inocente WW acaba se tornando Heinsenberg, que encontra vários inimigos em seu caminho. Os conceitos de bem e mal são questionados a todo momento na série, isso torna o sucesso da AMC mais interessante ainda.

Continua após a publicidade

 

FM BRBA 5

Imagem: AMC/Divulgação

 

Quem assistiu a série sabe que Vince Gilligan capricha nos detalhes. A fotografia da série é excelente, a trilha sonora também, e nem fala no modo como as cenas são filmadas. Tudo tem uma explicação. E uma das coisas mais legais é encontrar os easters eggs de BrBa.

Logo, é óbvio que o figurino dos personagens também tem toda uma lógica, e é sobre ele, em especial da “dupla de dois”, Walter e Jesse, que vamos falar hoje. As roupas dizem muito sobre uma pessoa, pois o nosso senso de estilo é um reflexo de nós mesmos. Então “partiu” analisar estas roupas?

 

FM BRBA 3

Figurino Walter White. Imagem: AMC/Divulgação. 

 

Walter White

O personagem interpretado por Bryan Cranston, Walter White, no início da série, se mostra como um simples professor de química. Portanto, seus trajes são basicamente camisa, jaqueta e calça, em geral em tons mais claros. Às vezes, WW usava um sweater, também de cor clara, indo mais para o bege. Nota-se que as cores claras predominavam, mas ainda assim se constatava o uso de verde (quase sempre) e cinza.

Após Walter ser diagnosticado com câncer, as cores dos trajes tornam-se mais fortes. Frequentemente se via o personagem com roupas marrons, cor roxa, ou até mesmo preto. Quando a doença dava uma trégua, suas roupas claras voltavam. Mas quando a doença retoma de vez, os trajes caquis retornam também. Outro detalhe é que quanto mais perto ele chega do terrível Gus Fring, e mais forte ficam seus laços com a metanfetamina, mais azul aparece em suas roupas. Nota-se, além disso, o uso constante de jaqueta, de camisas listradas, mesmo que as cores se alterem. As cores das roupas condiziam muito com o sentimento do momento de WW. Quando ele está mal, alguém morre e sua vida está uma bagunça, as cores escuras predominam. Quando ele cozinha Meth no laboratório de Gus, ou fica muito envolvido com o crime, são as cores azuis e cinza que se destacam. No episódio que um avião cai e WW encontra um urso cor de rosa na piscina, suas roupas são em tons pink. Quando o cristal azul persuade totalmente sua vida, fazendo ele brigar com Jesse, seu sócio, e WW incorpora Heisenberg, sua roupas nitidamente mudam para um estilo mais dark.

 

WW3 FM BRBA

Imagens: AMC/Divulgação. Montagem: Mix de Séries

 

Pensando nisso, o designer gráfico John LaRue, do site TDYLF, teve a ideia de fazer um fluxograma das cores do figurino de Walter White. A partir do gráfico, fica bem claro perceber como tudo tem uma explicação e tudo faz sentido em Breaking Bad.

 

FM BRBA

Gráfico de cores – figurino de W. White (clique na imagem para ampliar). Imagem: AMC/Divulgação.

 

 

Além do seu figurino, houve transformações na sua aparência também, ao longo das temporadas, de acordo com o que o protagonista sentia. Enquanto professor, ele usava um óculos tradicional arredondado, bigode e cabelo clássico. Com o passar do tempo, sua vida foi se complicando e Walter muda um pouco de personalidade, ficando mais agressivo, radical. Devido ao câncer, seu cabelo começa a cair, então ele decide raspar totalmente o cabelo. Mesmo careca, ele resolve cultivar o bigode, e ainda deixar um cavanhaque. Após o seu auge de “cara de mau”, com suas crises e confusões, a barba cresce e ele fica bastante desleixado. Até seus óculos mudam, para uma armadura mais escura e grossa.

 

WW FM BRBA

Imagens: AMC/Divulgação. Montagem: Mix de Séries

 

Cooking Meth

Para certificar-se que sua família fique bem, após sua morte precoce, White produz metanfetamina, a mais pura que o “mercado” já viu. Para cozinhar, basicamente, ele precisava, no início, de um avental verde, meias e sapatos. Vimos também Bryan de cuequinha, naquele memorável piloto, quando ele perde sua calça marrom!

Ele sempre estava muito preocupado com segurança e limpeza, enquanto cozinhava e limpava os restos de pessoas que “eventualmente” morriam. Bem como suas habilidades de traficante, os trajes de materiais perigosos também progrediram. Quando começou a trabalhar no laboratório de Gus, Jesse e Walter usavam frequentemente um macacão de lona amarelo e máscaras. Já vimos estes macacões vermelhos e também brancos. Estes trajes representam muito bem a série, e isso marcou demais toda a trajetória destes dois personagens.

 

Brba FM

Imagens: AMC/Divulgação. Montagem: Mix de Séries

Heinsenberg

Quando Walter White conheceu o traficante Tuco Salamanca, ele utilizou de um personagem que deu o nome de Heisenberg. Heisenberg então é um personagem dentro de um personagem. WW veste o traje para manter sua verdadeira personalidade e sua vida criminosa separadas. Como um anti-herói, é só colocar um chapéu porkpie de feltro preto, óculos de sol e ele se transformará em Heisenberg. Mais uma vez aí se prova que a roupa faz o personagem em BrBa. Logo, é só juntar chapéu, careca, óculos escuros, blusão preto,cavanhaque e pose de mal que o personagem está incorporado. Chega até ser ridículo ás vezes isso, mas faz parte do personagem WW incorporar o “bad boy“, quando preciso. Até porque, em casa, ele tenta se manter um “pai de família”, que está fazendo tudo isso em prol da família.

 

WW2 FM BRBA

Imagens: AMC/Divulgação. Montagem: Mix de Séries

 

Jesse Pinkman

Jesse, o melhor personagem na minha humilde opinião, é o parceiro de Walter White no crime. Ele já foi aluno de Walter e tem um estilo mais desleixado. Sempre muito drogado, criou uma postura mais sóbria para cozinhar metanfetamina e conseguir manter “um negócio” ao lado de WW. Ao longo das temporadas, é perceptível ver a mudança desta postura do personagem, pela sua aparência (cabelo, barba, bigode, roupas). Primeiramente, mais arrogante, largado, depois mais confiante, determinado, e por fim na decadência, sem rumo, no final da série, quando tudo é mais sombrio. Isso tudo mesclado com altos e baixos do personagem, que passou por péssimos momentos com as suas namoradas, WW, drogas e inimigos.

 

Jesse2 FM BRBA

Imagens: AMC/Divulgação. Montagem: Mix de Séries

 

Suas roupas são bem folgadas e soltas. Sempre usa jeans, uma camiseta e às vezes um moletom com capuz. Ele não varia muito no estilo, no máximo são calças mais largas, uma jaqueta, um gorro, uma camisetona.

 

Jesse FM BRBA

Imagens: AMC/Divulgação. Montagem: Mix de Séries

 

Pinkman gosta muito de xadrez também e não tira um gorro do cabelo. Ele sempre anda largado, com um pouco de arrogância. Para completar, ainda, o jeito “bad boy”, sempre que dá solta um “yeah, bitch” no final da frase. Nas primeiras temporadas, ele se acha um gangster mesmo, por isso a presença dos gorros, jaquetas e moletons.

 

Jesse1 FM BRBA

Imagens: AMC/Divulgação. Montagem: Mix de Séries

 

Da mesma forma que White, as cores de suas roupas são de acordo com o que passa e o que sente. É visto com roupas vermelhas sempre quando está com raiva, ou se envolve com alguma morte, como a de sua namorada Jane. Enquanto tenta se recuperar das drogas, usa tons mais monótonos. Jesse é afetado pela influência de Walter e passa a usar tons mais escuros e preto, conforme a vida da dupla fica mais complicada. Ele também mistura estampas e tecidos, sempre marcados pelo preto, cinza, ou branco, com detalhes em vermelho, ou amarelo. Estas cores que sugerem um conflito moral na série. 

Como Jesse é um viciado e teve altos e baixos na série, as cores de seu figurino variavam muito. Quando estava na “rehab“, ele usava roupas mais acinzentadas; quando estava muito mal, preto, ou vermelho; quando estava melhor, confiante, o uso predominante do amarelo. Pelo gráfico de John, nota-se que cores mais vivas foram ficando mais raras da metade para frente da série.

 

FM BRBA 2

Gráfico de cores – figurino de J. Pinkman (clique na imagem para ampliar). Imagem: AMC/Divulgação.

 

Demais personagens

Além da dupla, Walter e Jesse, é bom comentar que outros personagens também tinham cores determinadas pelos sentimentos em suas roupas, e como as roupas destes personagens eram envolvidas com o figurino da dupla. Tudo tem um motivo em BrBa. Quem convivia mais com o Walter White, acaba sendo influenciado pelo humor e posição que protagonista estava. É o caso de sua esposa, Skyler, que passa a usar tons de roupas mais escuros e preto, conforme as temporadas vão passando, e a série se torna mais sombria, da mesma forma que aconteceu com White. Sempre vestidos, saias, nada muito marcado.

Já Walter Junior, filho de WW, muda seu traje conforme quem está ao seu lado. Quando está mais próximo da mãe, ele usa tons mais claros, o que é visto nas primeiras temporadas. Mas depois, quando fica ao lado do pai, inclusive em decisões, não só na cena em si, suas roupas são mais em tons de azul, cinza e cores escuras. Basicamente, uma camisa e calça jeans.

Marie, irmã de Skyler, usa sempre roxo, SEMPRE! Sua depressão faz com que em todas as temporadas (menos a última) suas roupas são em vários tons de roxo, sua casa tem decoração roxa, tudo é violeta, lilás, ou semelhante. Na quinta e última temporada, ela decide não usar mais esta cor, talvez porque sua vida mudou muito com os acontecimentos com seu marido e família.

Já Hank, marido de Marie e cunhado de Skyler, chefe do DEA (departamento de narcóticos), nas primeiras temporadas, usava camisas em tons alaranjados. Com o passar do tempo, adotou a estampa e cores mais escuras, como o marrom. O estilo de Hank é um estilo mais havaiano, mas sempre suas camisas ficam justas, por ele ser mais gordinho.

Por último, um personagem que envolveu BASTANTE com a dupla dinâmica foi o advogado Saul Goodman. A partir da segunda temporada, Saul fica recorrente na série, e sempre aparece de bom humor. Logo, suas roupas são mais alegres, coloridas, divertidas. Ele mistura cores, estampas, tecidos em seus ternos. Saul é um advogado pilantra, que sempre dá um jeitinho de resolver as coisas, e tudo de bom humor. Logo, suas camisas são cores fortes, neon, que contrastam com a gravada. Chega até a ser brega, de certa forma, mas combina com o personagem, que agora tem até uma série própria, Better Call Saul.

 

FM BRBA outros

Imagens: AMC/Divulgação. Montagem: Mix de Séries

 

Nota-se que todos os personagens não se vestem daquele jeito a toa (são influenciados pela dupla protagonista) e que tudo faz sentido em Breaking Bad. Vince foi genial, pois o que mais se fala nesta coluna é que a roupa faz o personagem. E, pelo visto, tudo em BrBa também, a posição da câmera, o cenário, tudo influência na postura e nos sentimentos daquele momento que o personagem tem e daqueles ao seu entorno.

Deu muita vontade de rever esta série maravilhosa, não deu?

 

“I would show the special love I have for you, my baby blue…” (Música Baby Blue – Badfinger, trilha da series finale)

 

Breaking-bad- FM

Imagem: AMC/Divulgação.

1 comentário

Adicione o seu

Post a new comment