Fashion Mix: O icônico figurino de Mad Men

FM Mad Men 9

Imagens: AMC/Divulgação. Montagem: Mix de Séries

 

Ontem, dia 17 de maio, foi exibido nos Estado Unidos, pela AMC, o último episódio da série Mad Men. E para homenagear esta lindo show, ganhador de vários Emmys consecutivos e Globos de Ouro, a Fashion Mix de hoje vem falar um pouco mais do icônico figurino dos anos 60 de Mad Men. Vocês também podem acompanhar logo mais a review da finale por aqui no Mix esta semana.

 

Continua após a publicidade

Para quem não sabe, Mad Men tem sete temporadas e se passa na década de 60, na agência de publicidade Sterling Cooper, onde Don Draper é o diretor de criação. Don e sua equipe passam a série bebendo bons drinks, fumando e criando campanhas publicitárias para marcas mundiais. A série gira em torno da vida profissional de Don e também da vida social, envolvendo muito romance, brigas, relacionamentos, traições, etc. Desde o primeiro episódio, já se nota as roupas nostálgicas e o figurino icônico dos anos 60 americano. Janie Bryant, a figurinista da série, conta que as roupas ajudam a compor a personalidade do personagem e é essencial para a sua construção.

As mulheres da série se vestem muito bem. Joan, Peggy, Megan, Sally e Betty arrasam no look, mas cada uma tem seu estilo pessoal. Mas no geral, elas usam bastante vestidos de cinturas marcadas e saias armadas, ou silhuetas delineadas, saias de cintura alta e decotes reveladores. O estilo da época é bem elegante, e isso é bem demonstrado na série.

 

FM Mad Men 12

Imagens: AMC/Divulgação. Montagem: Mix de Séries

 

Para o dia a dia, as roupas, para o trabalho, as roupas são mais confortáveis e mais práticas, mas não deixam de perder a elegância. Janie afirma que para Joan sempre procurou trabalhar as cores das roupas, já que ela é uma personagem forte, representando um antigo poder feminino. Ela é um ícone para as mulheres com um certo tipo de corpo, que tem orgulho de suas curvas, e as roupas fazem mostrar isso, esta sensualidade toda, acentuando a cintura, dando mais feminilidade. Em relação à Peggy, foi ao contrário, ela evolui no trabalho e começou a se preocupar mais com o profissional do que com o que está vestindo.

 

FM Mad Men 4

Imagens: AMC/Divulgação. Montagem: Mix de Séries

 

Nos dias mais frios, elas usam calças, que são bem marcadas, de cintura alta, e que alongam a silhueta. Sempre brincando com as cores, xadrez, estampas, tons fortes, mesmo nos casacos e roupas de inverno. Para Janie, Megan e Betty são contrastes e ela adora valorizar isso nas roupas. Megan é jovem, o frescor na vida de Don, leve, solta, mais moderna, enquanto Betty a mais certinha, a pobrezinha que não pode ser feliz. Cada uma demonstra um pouco de sua personalidade em seu figurino. Betty em seu vestido estampado de rosas, Megan em seu vestido Pucci no aeroporto indo encontrar Don, Peggy em seu terninho, Joan dançando em seu vestido vermelho de Natal…

 

FM Mad Men 3

Imagens: AMC/Divulgação. Montagem: Mix de Séries

 

Os cabelos, na série, seguem o estilo da época mesmo, mais curtos, muito bem estruturados, com fixador, coques altos, ou chanel, com cachos. Megan ousou mais deixando os cabelos mais longos, uma época, mas ainda sim bem montado. Nada solto, ou natural. O estilo era ter o cabelo bem arrumado, usando tiaras, com todos os fios no lugar. Já as maquiagens, muito bem feitas, bem marcadas, com muito delineado de gatinho e batom vermelho.

 

FM Mad Men 10

Imagens: AMC/Divulgação. Montagem: Mix de Séries

 

Nota-se muito a valorização dos acessórios em Mad Men. As jóias são um complemento importante ao figurino. Dá destaque e finês ao look. Joan usa bastante. Colares, brincões, anéis, pulseiras, vale tudo. Além de bolsas, em geral pequenas, luvas e piteiras (se fumava muito), tudo isso para complementar o visual.

 

FM Mad Men 11

Imagens: AMC/Divulgação. Montagem: Mix de Séries

 

Os homens na série também são bem icônicos, e Don Draper faz sucesso com seu charme, beleza e elegância. Ele é o melhor exemplo de como ser casual, sem perder a elegância. Os figurinos masculinos, em geral, são ternos, em tons mais escuros para o trabalho, no estilo clássico americano, popularizado em 1950 e 1960, por empresas como Ralph Lauren e Brooks Brothers. Nas roupas mais esportivas, eles ousam para a flanela xadrez e camisas polo. Tecidos texturizados, cores padronizadas. É interessante notar, que pelo menos Draper quase nunca usa uma jaqueta ou calça de cor sólida. Na verdade, seus ternos são várias linhas de várias cores diferentes que juntas parecem uma cor só. Ao longo da série, se nota também o início do uso de alfinetes na gravata.

 

FM Mad Men 7

Imagens: AMC/Divulgação. Montagem: Mix de Séries

 

Mad Men é definido como a época “em que os homens usavam chapéus”. E eu acho o máximo isso, de usar chapéu e ninguém achar você bizarro ou tachar você de hipster. Adoro chapéus, e os da série são bens variados. Acompanhem pela tabela logo abaixo o estilo de chapéu de cada personagem. Muitos feitos de feltro e estruturados. Nos homens, a forma do chapéu espelhava a forma do queixo, dando um efeito muito completo. Para o inverno, os machos de Mad Men, capricham nos lindos casacos também, trench coat, casaco com gola, sobretudos. E para deixar o look ainda mais elegante, os sapatos oxfords pretos, bem brilhantes, com um saltinho, são os que predominam na série.

 

Como a série está chegando ao fim, os atores Jon Hamm e John Slattery estiveram no Smithsonian National Museum of American History, em Washington, para concretizar a doação de peças do figurino da atração. Entre elas, um terno cinza de dois botões (com trench coat e chapéu) usado pelo protagonista. Uma amostra da elegância dos anos 1960. Deste modo, os personagens como Don Draper e Roger Sterling ficarão de certo modo eternizados.

O estilo do figurino de Mad Men é tão icônico que foi capaz de sair da telinha e ser influência nos dias atuais. Os anos 60 é um período clássico para a maioria das pessoas, e vamos admitir, as roupas são maravilhosas mesmo. Da muita vontade de usar! Para alegria geral, a marca Banana Republic fez uma coleção baseada no estilo, para vocês terem ideia do sucesso que a série é. Mad Men deixará saudades, tanto pelo figurino, como pelos cativantes personagens!

 

“As pessoas querem tanto que digam a elas o que fazer, que vão acabar ouvindo qualquer um.” Don Draper

 

FM Mad Men 5

Imagem: AMC/Divulgação.

Tags Mad Men
Paula Reis

Paula Reis

Advogada e concurseira de plantão, no Mix, é editora de reviews e colunas. É viciada em tudo sobre Game of Thrones e adora séries jurídicas.

No comments

Add yours