Fashion Mix: Os estilos dos vampiros de The Vampire Diaries

Imagem: CW/Divulgação. Montagem: Mix de Séries

Falar de vampiros e beleza é lembrar de The Vampire Diaries. A série que se encerra este ano com oito temporadas conquistou o mundo inteiro, e não foi a toa. Além de personagens carismáticos e trama bem construída, a produção e o figurino chamam bastante atenção. Logo, a Fashion Mix não podia deixar de homenagear os vampiros mais belos e famosos da televisão, comentando o estilo de cada um ao longo destes oito anos bem vividos.

A responsável pelos trajes dos personagens da série é Leigh Leverett, e ela já comentou várias vezes a dificuldade de vestir os nossos amados vampiros. A design de moda comenta que ela tenta manter um estilo atemporal, mantendo roupas fora de moda, principalmente para os irmãos Salvatore. Para diferenciar Elena e Katherine, já que as duas personagens são interpretadas pela mesma atriz, Nina Dobrev, ela apostou em roupas mais fashion para Katherine, com decotes e sensualidade mais em destaque, comparado com Elena. É notável também a distinção das vestimentas dos vampiros e dos humanos.

Desde a primeira temporada, se percebe uma mudança no estilo de cada personagem, uma evolução. E isso acompanha a personalidade de cada vampiro, que acaba sendo marcado pela sua própria maneira de se vestir. Logo, para Leigh, o figurino está diretamente ligada com a maldade de um vampiro, abusando bastante de tons mais escuros. E de fato, a paleta com cores  escuras é que marca TVD, dando muito mais trabalho para figurinista achar roupas bonitas para o ano todo em tons mais dark!

Logicamente, não dá para falar de todos os personagens aqui, mas procurei destacar aqueles principais e que são os queridinhos de todos nós. Vem comigo?

Imagem: CW/Divulgação; Youtube/Reprodução. Montagem: Mix de Séries

Nina Dobrev é linda, simpática e atua excelentemente bem. Portanto, não seria difícil produzir a principal personagem que ela interpreta durante praticamente toda a série, Elena. No início da série, quando ainda era humana, ela usava roupas mais básicas, constituídas de short ou calça jeans, blusinhas lisas e tênis All Star. Seu cabelo era liso chapado e as cores predominantes eram sóbrias e neutras, sem muito destaque.

Para os dias de frio, ela jogava uma jaqueta jeans por cima e tava tudo certo, no máximo acrescentava uma touca e luvas coloridas para dar um contraste.

Após se transformar em vampira e desligar a sua humanidade, na quarta temporada, Elena mudou radicalmente o visual. Começou a usar vestidos, botas de salto alto, cabelo mais ondulado e até uma mecha rosa. Aí se nota que as roupas dizem muito da personalidade dela. O que chama mais atenção é quando ela usa vestidos mais formais e trajes de gala. É cada peça uma mais linda que a outra, bem feminina e marcante.

Agora que ela voltou a ser humana, não saberemos como vai ficar seu estilo, depois de tudo isso que ela passou. Mas esperamos ansiosamente que ela acorde, após este longo sono, e nos dê o ar da sua graça com belas roupas nesta reta final.

Imagem: CW/Divulgação; Youtube/Reprodução. Montagem: Mix de Séries

Claro que os irmãos Salvatore teriam que estar presentes neste lista de estilosos. A começar por Damon que adora preto (este é dos meus). Ele não varia muito, no máximo um azul ou marrom. Pelas cores, já podemos notar que sua personalidade é mais dark, apesar que mais recentemente ele tem tentado se redimir.

Seu estilo predomina a jaqueta de couro bem ajustada e camiseta. Ele curte também usar lenços e cachecóis nos dias frios. O seu figurino chama atenção por sempre estar alinhado e bem vestido. Principalmente nos flashbacks, quando ainda era humano, nota-se uma elegância e um charme belíssimo, com roupas de época e bem formais. Os trajes de Damon com certeza servem de inspiração para muitos homens dos dias atuais, apesar dele não seguir uma moda de uma época específica. Mas que deixa qualquer homem mais bonito, isso com certeza. #ficaadica

Imagem: CW/Divulgação; Youtube/Reprodução. Montagem: Mix de Séries

Olha a Nina aí de novo. Uma das personagens que mais chama atenção em questão de figurino – e não apenas por isso – é Katherine Pierce. Oh mulher poderosa! Quem nunca ficou babando naqueles vestidos de época? Seus cabelos são mais ondulados que de Elena e ela capricha nos penteados. TVD fica mais charmosa quando rola os flashbacks, e quando Katherine aparece com sua personalidade forte. Vestidos com saia armada, chapéus e babados nas roupas dão sensualidade à personagem. Um acessório marcante dela é seu colar de vampiro de pedra azul usado em várias cenas.

Como falar de Katherine e não mencionar o Baile de Máscaras? Fingindo ser Elena, ela arrasou com aquele vestido todo preto e a máscara toda trabalhada e com detalhes bem delicados. Katherine ficou mais sensual do que costuma ser. Como pode?!

Imagem: CW/Divulgação; Youtube/Reprodução. Montagem: Mix de Séries

O irmão Salvatore bonzinho também tem seu estilo. Stefan segue uma linha única, jaqueta de couro e topete. Mas, com certeza, ele tem mais variedade nas roupas do que seu irmão, pois intercala o jaquetão preto com camisetas de gola V, nas cores azul ou vermelho, camisas xadrez ou até mesmo casaco estilo militar.

Como ele curte um futebol, em algumas cenas, podemos ver Stefan com o uniforme de futebol americano vermelho. E em festas, como o Baile de Máscaras, ele costuma usar um terno justinho, com gravata mais fina, bem elegante. Na ocasião do baile, ele também usou uma máscara parecida com a de Katherine, cheia de detalhes em preto, formando arabescos.

Vale ressaltar a dificuldade da figurinista de muitas vezes achar roupas em tons mais escuros para estações mais quentes e réplicas das mesmas, pois a maioria das vezes as roupas sujam e rasgam com mordidas e facadas que os personagens recebem. Fora as mudanças rápidas de roupas, porque eles gravam vários episódios em um mesmo dia.

Imagem: CW/Divulgação; Youtube/Reprodução. Montagem: Mix de Séries

Outra vampira que tem a sua moda é Caroline. De todos os personagens, acredito que ela foi a que mais evoluiu na série, logo, influenciou diretamente no seu jeito de vestir. Na primeira temporada, Caroline era bem mimada e invejosa, chegando a ser bem chata. Após virar vampira, ela cresceu muito e sua personalidade fortaleceu, tornando uma mulher poderosa, assumindo as rédeas das situações diversas vezes.

O seu look predominante é um vestido ou saia, e uma jaqueta por cima. Agora mais linda e estonteante, até os seus cabelos loiros ressaltaram-se mais com movimento e penteados melhores. Xadrez e cores escuras estão presentes no seu guarda-roupa, mas nota-se a presença de tons mais claros, até mesmo em vestido de festa, como rosa, creme ou até mesmo o branco.

Um acessório de destaque é seu colar prata em forma de coração, que foi usado na primeira temporada, quando ainda era humada. Dentro dele, continha verbena, que serve para se proteger dos vampiros, já que a planta é um ponto fraco deles.

Outro acessório que notamos em seus looks é um anel. Porém, não só ela que usa este anel que contém a pedra Lápis Lazúli. Stefan, Damon e Elena também usam a joia. Já Katherine usa um colar com a mesma pedra. Todo vampiro precisa de algum artefato que contenha esta pedra, que tem um feitiço de uma bruxa, para que possa se proteger e poder viver como um humano normal, circulando durante o dia, sem o risco de morrer carbonizado no sol. Fala verdade, estes anéis dão um toque todo especial, neles, né?!

De fato a produção dos trajes dos personagens de The Vampire Diaries é bem rica e grande. Eles investem mesmo no figurino e demonstram que é um setor essencial para a qualidade da série. Também com personagens belos como estes, é bem tentador não dar roupas de alto nível para vestirem, né?! Oh Mystic Falls abençoada!
Infelizmente, então, está na hora de dizer adeus à TVD. A Series Finale acontecerá no dia 10 de março, e vocês poderão conferir a review e outros textos especiais sobre a final aqui no Mix de Séries. Fiquem ligados!

Share this post

Paula Reis

Paula Reis

Advogada e concurseira de plantão, no Mix, é editora de reviews e colunas. É viciada em tudo sobre Game of Thrones e adora séries jurídicas.