Fashion Mix: Vestindo os cavalheiros de Game of Thrones

Imagens: HBO/Divulgação. Montagem: Mix de Séries

 

A sexta temporada de Game of Thrones chegou ao fim, a saudade se instalou e o vazio será grande até o ano que vem. Para não ficarmos muito triste até a próxima temporada, a Fashion Mix de hoje vem mostrar um pouco sobre como homens de GOT se vestem. As damas tiveram seu momento (clique aqui para conferir), mas desta vez são os cavalheiros que serão os protagonistas desta pesquisa fashion.

Na obra de George R. R. Martin, As Crônicas de Gelo e Fogo, se percebe algumas descrições dos estilos de roupas dos personagens, mas é no meio visual da televisão que eles ficam mais evidentes. No início da série, a figurinista Michele Clapton e sua equipe foram confrontados com a enorme tarefa de desenvolver todas as roupas exclusivas usadas pelos personagens.

Continua após a publicidade

Costume_Slider_newer

Imagem: HBO/Divulgação

As roupas são um dos aspectos da série que foi reconhecido pelos principais prêmios. Clapton foi nomeada para o Prêmio Primetime do Emmy, em todas as cinco temporadas em que ela trabalhou. Ela ganhou duas vezes, pela segunda (episódio “The Prince de Winterfell“) e quarta temporada (episódio “The Lion and the Rose“). A partir da sexta temporada, Ferry se tornou o novo líder figurinista.

O supervisor de armaduras, Simon Brindle, focou sempre em construir as armaduras de metal, ao contrário dos outros figurinistas que mexiam com tecidos. Já Tommy Dunne cuida da parte de armas, na criação de espadas e outras armas para ajudar a caracterizar o personagem. Os cavaleiros dos Sete Reinos vestem armaduras de aço pesado, então imaginem a dificuldade para a construção destes trajes. Cada detalhe é muito importante: a proteção dos ombros, o desenho da Casa que aquele homem representa, as várias camadas de tecido, etc.

 

Armadura detalhe

Imagens: HBO/Divulgação. Montagem: Mix de Séries

 

got armadura

Imagem: HBO/Divulgação

Fora isso, a produção tem o cuidado de “envelhecer” todas as vestimentas, colocando um pouco de “suor” e retalhos de trapos, para representar o desgaste do dia a dia, das batalhas… Nota-se, portanto, como o figurino serve para formar as camadas da narrativa. Outro ponto é que ele ajuda a estabelecer um único olhar para cada um dos Sete Reinos, tornando mais fácil para os telespectadores distinguir entre personagens do norte, do oeste, ou de King’s Lading, por exemplo. Cada uma dessas formas de se vestir também são determinadas pelo clima natural de cada região, dando mais detalhes visuais sobre cada um deles.

 

Westeros

Porto Real

Imagens: HBO/Divulgação. Montagem: Mix de Séries

 

Observa-se que todo pessoal de King’s Lading tem um estilo parecido. Todos usam roupas mais nobres, bem feitas, já que os atuais ocupantes do Trono de Ferro, Lannisters, tem muito dinheiro. Quando não estão lutando, os homens costumam vestir roupas com ombreiras, de manga longa, com botões e detalhes em dourado, como os trajes de Tyrion. Utilizam sempre botas de couro e cintos, já que a região possui um clima ameno. Mesmo Oberyn que está acostumado com o calor de Dorne, em Porto Real, ele fez uso de roupas de maga longa. Já o Rei – seja Robert, Joffrey, ou Tommen – chama mais atenção com roupas mais sofisticadas e elegantes, tudo combinando com a belíssima coroa.

 

Armaduras Porto Real

Imagens: HBO/Divulgação. Montagem: Mix de Séries

 

Os nossos cavalheiros, quando estão prontos para a batalha, vestem lindíssimas armaduras, ricas em detalhes e estilos. A armadura da Guarda Real, nos livros, é totalmente branca, mas Simon e Michele optaram por trabalhar com dourado, mantendo a identidade do manto branco na telinha, como vimos Jaime vestindo. Já os Lannisters possuem armaduras mais militaristas, intimidadoras, com uma influência japonesa. No entanto, o manto dourado já tem uma influência mais persa. Bronn possui uma roupa mais rústica, representando sua condição social.

 

Pedra do Dragão

Imagens: HBO/Divulgação. Montagem: Mix de Séries

 

Em Pedra do Dragão, o clima é mais quente, tendo em vista a proximidade do mar. Logo, se vê que as roupas masculinas são mais leves, com menos panos. Davos sempre manteve o mesmo estilo, com um look mais escuro e bem simples. Stannis também mantém vestimentas escuras, mas com manto. Em batalha, sua armadura é prateada, com o símbolo dos Baratheon cravado no peitoral.

 

Correrrio

Imagens: HBO/Divulgação. Montagem: Mix de Séries

 

No Ninho D’água, as roupas são mais leves ainda, mas não deixam de perder a elegância. Petyr Baelish, o famoso Mindinho, tem um estilo bem formal, com roupas de mangas longas e abotoaduras em dourado, sempre com tecidos mais escuros, mas detalhados. Ele veste da mesma forma em qualquer região de Westeros, impressionante. Na sexta temporada, também vimos Peixe Negro, que estava sumido, mas vestia sua marcante roupa com escamas. Lógico que o símbolo da Casa Tully estava esculpido no seu traje. Achei lindíssimo este traje.

 

Winterfell - Norte

Imagens: HBO/Divulgação. Montagem: Mix de Séries

 

Já no norte, as coisas esfriam muito, então o que se mais vê são panos e peles. Os homens das casas nortenhas seguem o estilo da família dominante, que cria tendências na região que governa. Portanto, a maioria segue a forma de se vestir dos Starks. Roupas mais escuras, com um blusa de couro por cima, como Bran sempre vestiu. Igual na Idade Média, os servos tendem a imitar os seus senhores. Quando Ramsay “Snow” Bolton toma conta de Winterfell, ele acaba seguindo a mesma tendência, mas é mais por causa do frio e também pela nobreza de sua famíli

 

Norte

Imagens: HBO/Divulgação. Montagem: Mix de Séries

 

Quem se lembra do falecido Ned Stark? Não tem como esquecer não é mesmo? Ainda mais usando toda aquela roupa, com camadas e camadas de tecido e um manto de pele por cima. Muitos panos significam, além do frio, a nobreza da família, Ele usava também luvas, cinto e espada. Da mesma forma, seus filhos seguem esta linha, até mesmo Theon Greyjoy que foi criado junto com os Starks. Em batalha, a armadura Stark é também escura, um preto intercalado com marrom, trajes de couro por baixo e muita pele para aguentar a neve, como vimos muitas vezes Robb usando. Querendo ou não, os trajes dos Starks são chiques e impõe uma autoridade.

 

Jon Muralha

Imagens: HBO/Divulgação. Montagem: Mix de Séries

 

Jon Snow também se mantinha bem aquecido, no entanto, por ser bastardo, suas roupas não tinham a mesma qualidade do que as dos seus irmãos. Quando ele vai para Muralha, ele mantém o mesmo traje, mas acrescenta mais elementos escuros, ficando com o look totalmente negro. Praticamente todo o tempo da série, ele mantém o manto negro, que é bem quente, mas também impõe uma postura mais intimista. Acho lindo!

GOT3-1198

Imagem: HBO/Divulgação

Seus colegas de Patrulha também usam trajes negros. A maioria dos homens da Patrulha da Noite usam roupas iguais, feitas de couro para proteger do frio e lutar ao mesmo tempo. Com exceção do Comandante que usa um manto grande, negro, intimidador – alguns já tiveram este figurino, incluindo Jon. Chamo atenção para Sam, que mesmo gordinho sua roupa é bem justa, mas contém uma costura diferente, em formato geométrico ao longo de todo o couro.

 

Selvagens

Imagens: HBO/Divulgação. Montagem: Mix de Séries

 

Indo para além da Muralha, o frio ainda é mais intenso. Logo, já se deduz mais roupas. Acontece que o povo que vive lá não é tão nobre e é representado por trapos mais simples que os bastardos, criminosos e todos que vão para a Patrulha. Depois da Muralha vivem os Selvagens, que têm que lidar com a neve o tempo todo e luta/caça constante. Então seus trajes, como de Tormund e Mance, são grosseiros, cobertos de peles de animais que eles mesmo caçam, e sempre com uma espada, machadinha ou qualquer outra arma na mão.

 

Essos

Collage Essos

Imagens: HBO/Divulgação. Montagem: Mix de Séries

Transportando para o outro lado do Mar Estreito de Westeros, chegamos em Essos, um lugar bem mais quente e com povos diversos. Lá se encontra de tudo, desde trapos sujos e mais rústicos até tecidos mais finos e cheio de detalhes. Os trajes dos Dothrakis chamam a atenção pelas roupas, pulseiras e cintos de couro, pinturas no corpo e cabelos longos com tranças – quanto mais poderoso o khal, maiores são suas tranças. Jamais esqueceremos da imagem de homem forte e poderoso que Khal Drogo passou na série.

Collage Essos 2

Imagens: HBO/Divulgação. Montagem: Mix de Séries

 

Nas cidades livres, como Meeereen, os ajudantes de Daenerys sempre têm que estar prontos para guerra. Observa-se que Daario costuma vestir várias camadas de panos e couro, formando uma armadura resistente para lutar. Do mesmo modo, Jorah, quando preciso, coloca sua armadura, com desenho de sua Casa e rica em detalhes. Vê-se que as roupas não são tão sofisticadas, mas protegem durante a batalha. É interessante também notar o figurino dos Imaculados, o grande exército de Dany. Verme Cinzento se destaca com sua roupa de couro, bem grossa, para se proteger de ataques. Todos os seus companheiros se vestem do mesmo modo, parecendo todos iguais.

Vê-se que há uma diversidade enorme de vestimentas dos cavalheiros de GOT e elas variam muito conforme a região e o momento que estão vivendo, se em guerra ou não. A roupa diz muito também da condição financeira da família e as cores representam bem a Casa correspondente. Poderíamos ficar horas analisando cada traje de cada homem da série. No entanto, é notório que o show tem personagens demais, a maioria homens, dificultando mais ainda a nossa análise. Mas, de modo geral é isso que foi visto, no mais é só assistindo frame a frame para reparar na riqueza do figurino desta brilhante série.

Paula Reis

Paula Reis

Advogada e concurseira de plantão, no Mix, é editora de reviews e colunas. É viciada em tudo sobre Game of Thrones e adora séries jurídicas.

No comments

Add yours