Felicity: relembre a série que marcou adolescentes dos anos 1990

Felicity série

Uma lição de vida com Felicity

Assim como muita gente, quem me iniciou nesse mundo louco de séries foi o SBT, e Felicity é mais uma que conheci nas madrugadas deliciosas do canal. Mas ela já chegou a ser exibida nas tardes de sábado, então grande parte dos espectadores que acompanhavam essas produções devem se lembrar.

Relembrando Felicity

Primeira criação do famoso JJ Abrams – sim, o mesmo cara que criou Alias e Lost -, a série pode ser rotulada inicialmente de “mulherzinha”, mas basta se despir dos preconceitos para perceber logo que na verdade Felicity é para todos os públicos. Foram quatro temporadas, de 1998 até 2002, que colocaram na tela os dilemas de qualquer pessoa, de qualquer idade. Como não se identificar com a protagonista, não é mesmo?

A história da personagem título começa na sua formatura do ensino médio, quando a mega nerd Felicity pede para sua paixão de adolescência Ben assinar seu livro. Ele não está nem aí pra ela, mas é um fofo e escreve uma mensagem bonitinha… PRONTO, esse foi o estopim para a impulsiva Felicity largar seu futuro em Palo Alto e correr atrás de Ben em Nova York.

Aliás, essa característica impulsiva de Felicity determinará muitas mudanças em sua vida. Como quando ela decide largar a Medicina para fazer Artes, ou quando ela corta seu cabelo bem curtinho (antes de Camila nos fazer chorar na novela, Felicity já tinha nos levado às lágrimas ao destruir seu lindo cabelo).

Continua após a publicidade

felicity-01

Felicity, protagonista vivida por Keri Russell. Imagem: Warner Bros/Divulgação.

Bom, é lógico que inicialmente dá tudo errado com Ben, afinal ele nem sabia que a stalker nutria algum sentimento por ele, só que já era tarde para voltar atrás, e Felicity resolve viver a tal nova vida que escolheu.

É assim que aparecerem os maravilhosos coadjuvantes da série: Julie, a amiga com quem Felicity “divide” Ben; Meghan, a gótica biruta e apaixonante que é colega de quarto de Felicity; Sean, o queridão que é amigo de Ben e depois casa com Meghan, formando um dos melhores casais de todos os tempos; Javier, o boss e best friend forever; a divertida Elena; e o fofíssimo Noel, com quem ela vive um lindo amor, e com quem shipparei Felicity eternamente. Sim, eu era team NoeLicity! <3

Quem vai ficar com Felicity?

Aliás, a série foi pioneira em fazer com que o público se dividisse, ao torcer para que a protagonista ficasse com um rapaz ou com outro. Embora ambos tivessem suas qualidades, o público “brigava” na torcida para ver com quem Felicity terminaria a série.

Aliás, o romance de Felicity e Ben transportou para a vida real quando, na época, Keri Russell e Scott Speedman assumiram um namoro que durou até a série acabar. Ao contrário do casal na vida real, na série, eles encontraram seu final feliz.

Racismo, cotas, estupro, 1998 e uma série de TV. - Nina Galdina ...

Elenco da série Felicity nos anos 1990. Imagem: Warner Bros/Divulgação.

Uma série a frente de seu tempo

Na época, eu era só uma adolescente, cheia de dúvidas e curiosidades, e assim como todo mundo que assistia a série, queria ter a vida acadêmica que Felicity teve, cheia de “aventuras.” OK, o tempo passou e percebi que não eram lá tantas aventuras na vida dela assim. Eram mais dilemas, encruzilhadas e muito drama. Era nada mais do que o relato da vida, dura como ela é.

Durante sua trajetória, a série não hesitou em falar de questões importantes com racismo, cotas, homossexualidade, desigualdade social, violência contra mulher, entre outros tantos assuntos que jamais teriam um grande espaço na TV durante os anos 1990. Felicity foi uma série a frente de seu tempo em muitas questões.

Cada temporada da série equivalia a um ano da vida da protagonista. E durante esse tempo todo tivemos alguns episódios inesquecíveis. Como o episódio todo em preto e branco, ou então os últimos episódios da quarta temporada, quando JJ Abrams dá um preview de Lost fazendo Felicity voltar no tempo e escolher entre Ben e Noel.

Vale ressaltar que, ao assisti-la nos dias de hoje, você encontra algumas coisas datadas como gravar mensagens por fita K7, e reproduzi-las em um gravador (Felicity tinha uma amiga, Sally, com quem ela trocava essas gravações). De qualquer forma, tais cenas causam uma grande nostalgia, principalmente para quem viveu essa época.

felicity-03

Imagem: Warner Bros./Divulgação.

Com uma trama mais do envolvente, Felicity nos transportava para a tela, mostrando as dúvidas, os erros e o crescimento da protagonista. E que saudade de uma série que nos envolva da mesma forma com que essa!

Infelizmente, ela não está disponível em nenhum streaming brasileiro. Mas poderia, não é mesmo?

Relembre a nostálgica abertura da série.

Letícia Bastos

Letícia Bastos

Publicitária, social media, mangaká e dançarina em protestos. Também sou apaixonada por séries e admito que novelas são meu Guilty Pleasure. Apaixonada por comédias cult/pop/nerd, ainda pretendo fundar uma seita para os Adoradores de Arrested Development. Aqui no Mix sou editora de Realitys Show e escrevo as reviews de todos os realitys do mundo, como Masterchef BR, The X Factor UK e BR, The Voice US, AUS e BR, BBB e RuPauls Drag Race.

10 comments

Add yours
  1. Eduardo Nogueira
    Eduardo Nogueira 12 dezembro, 2014 at 07:27 Responder

    Nossa que saudades gente, comecei a acompanhar Felicity também no SBT, mas foi em 2010 que consegui assistir a série toda na íntegra pela Sony. Essa é com certeza uma das grandes obras-primas dos anos 90

  2. Eduardo Nogueira
    Eduardo Nogueira 12 dezembro, 2014 at 07:27 Responder

    Nossa que saudades gente, comecei a acompanhar Felicity também no SBT, mas foi em 2010 que consegui assistir a série toda na íntegra pela Sony. Essa é com certeza uma das grandes obras-primas dos anos 90

  3. Anderson Narciso
    Anderson Narciso 12 dezembro, 2014 at 09:12 Responder

    Ta aí, uma série que eu sempre tive vontade de conferir.
    Lembro de ter visto algo aleatório no SBT, mas nunca vi de fato.

    Ela está aqui no torrent.
    Quem sabe engato uma maratona dia desses?

    ótimo texto le 😀

  4. Anderson Narciso
    Anderson Narciso 12 dezembro, 2014 at 09:12 Responder

    Ta aí, uma série que eu sempre tive vontade de conferir.
    Lembro de ter visto algo aleatório no SBT, mas nunca vi de fato.

    Ela está aqui no torrent.
    Quem sabe engato uma maratona dia desses?

    ótimo texto le 😀

  5. Avatar
    Thata Permann 4 abril, 2018 at 09:19 Responder

    Nossa, amo Felicity com todo meu coração!!! Volta e meia eu revejo alguns episódios, mesmo q a qualidade não seja das melhores. Amava os dramas e as cartas q a Felicity mandava para a amiga e vice-versa.

    Rezo pro dia q a Netflix vai liberar essa serie

Post a new comment