Ficou Doido? Astro de YOU detona e faz críticas à Netflix

Penn Badgley, de YOU, fez críticas severas à Netflix em nova entrevista. Para ele, plataforma de streaming está "endeusando" assassinos.

YOU enganou com 4ª temporada parte 2 e fãs se revoltam
YOU enganou com 4ª temporada parte 2 e fãs se revoltam

Você já ouviu aquele ditado que não é legal falar mal publicamente da empresa que você trabalha? Parece que o astro da série YOU, Penn Badgley, não liga muito para essa norma.

Essa semana, o protagonista da atual série número um da Netflix fez críticas severas ao serviço de streaming por apresentar constantemente programas de crimes reais como Dahmer. E ele foi além, dizendo que isso incentiva um “endeusamento” dessas figuras, algo que ele não acha legal.

Apesar do imenso sucesso comercial da série antológica criada por Ryan Murphy, os comentários de Badgley seguem meses de reação generalizada pelo que muitos veem como a glorificação de Dahmer às custas de suas vítimas na vida real para fins lucrativos.

PUBLICIDADE

Ator de YOU está em um gênero do qual ele mesmo está criticando

YOU ator critica netflix
Imagem: Divulgação.

O thriller psicológico da Netflix, YOU, embora fictício, também foi criticado por normalizar a violência masculina contra as mulheres. Tudo, em nome do amor e da paixão.

Leia também: YOU: teoria diz que assassino é irmão de Joe na 4ª temporada

Badgley, que interpreta Joe Goldberg, o perseguidor que virou assassino, frequentemente respondeu a essas críticas desencorajando os espectadores de torcer por seu personagem. Ele também sempre afirmou que a série é uma condenação ao invés de uma romanização da mente e das ações de seu protagonista.

Mas, ao falar com a Entertainment Tonight após o lançamento dos cinco primeiros episódios da 4ª temporada de YOU, Badgley detonou a Netflix, e culpou o streaming por capitalizar e criar fascínio público por criminosos da vida real.

Quando solicitado a responder aos fãs de YOU que se sentem atraídos por Joe, apesar de seu passado criminoso e abuso contra ex-parceiras, Badgley foi rápido em apontar como o amor inexplicável dos espectadores por um personagem tão horrível é resultado dos programas de crimes reais da Netflix.

E que tais programas acabaram induzindo o público a simpatizar com os assassinos da vida real.

Você precisa olhar para dentro… Com a nossa série, você deve se apaixonar por ele, isso é por nossa conta. Ted Bundy? Isso é com você. Jeffrey Dahmer? Isso está na Netflix. Isso está diretamente nos ombros da Netflix.”

– Penn Badgley, via ET Online.

A onda controversa de conteúdo sobre crimes reais

YOU 4 temporada parte 2
Imagem: Divulgação.

Os comentários de Badgley refletem as reações polarizadoras de séries recentes como Dahmer ou Conversando com um Serial Killer. O discurso entre os críticos e telespectadores desses programas costuma condenar a Netflix por expor seu grande público a peças que exploram o trauma das vítimas.

E, além disso, invadem a privacidade de suas famílias. Ainda assim, o fascínio do público por serial killers históricos está mais forte do que nunca.

Leia também: Por que esse ator da 4ª temporada de YOU parece tão familiar?

Apesar da reação abundante que Dahmer enfrentou, a temporada foi uma sensação comercial. Ela alcançou o primeiro lugar na Netflix uma semana após seu lançamento. E o protagonista Evan Peters, que interpretou o assassino titular da vida real, até levou para casa o Globo de Ouro de Melhor Ator em Minissérie.

Dessa forma, a recente onda de séries sobre crimes reais provou que o apetite do público por histórias da vida real cresça. Assim como as críticas a eles.

No ponto de vista de Badgley, talvez a escolha mais ética por parte da Netflix e de outros serviços de streaming seja fazer séries fictícias como YOU. Esse tipo satisfaz o fascínio dos espectadores por criminosos, sem explorar pessoas reais.

No entanto, como a série de crimes reais que Badgley criticou, YOU é contada da perspectiva do criminoso. O que significa que, apesar do objetivo dos criadores de evitar glorificar Joe, é quase impossível para os espectadores não simpatizar com ele em algum nível.

Assim, se YOU faz parte da mesma leva, estaria ele cuspindo no prato que comeu? A Netflix pode pensar duas vezes em assinar um novo contrato com o ator.

A Parte 2 da 4ª temporada de YOU estreia em 09 de março na Netflix.

Sobre o autor

Anderson Narciso

Editor-chefe

Criador do Mix de Séries, atua hoje como redator e editor chefe do portal que está no ar desde 2014. Autor na internet desde 2011, passou pelos portais Tele Séries e Box de Séries, antes de criar o Mix. Formado em História pela UFJF e Mestre em História da Saúde pela Fiocruz/RJ, Anderson Narciso se aventurou no mundo da criação de conteúdo para Internet há 15 anos, onde passou a estudar sobre Google, SEO e outras técnicas de produção para web. É também certificado em Gestão Completa de Redes Sociais pela E-Dialog Comunicação Digital, além de estudar a prática de Growth Hack desde 2018, em que é certificado. Com o crescimento do site, e sua parceria com o portal UOL, passou a atuar na cobertura jornalística, realizando entrevistas nacionais e internacionais, cobertura de eventos para as redes sociais do Mix de Séries, entre outros. Atua como repórter no Rio de Janeiro e São Paulo, e pelo Mix já cobriu eventos como CCXP, Rock in Rio, além de ser convidados para coberturas e entrevistas presenciais nos Estúdios Globo, Netflix, Prime Vídeo, entre outros. No Mix de Séries, com experiência de dez anos, se especializou no nicho de séries e filmes. Hoje, como editor chefe, é o responsável por eleger as pautas diárias do portal, escolhendo os temas mais relevantes que ganham destaque tanto nas notícias quanto nas matérias especiais e críticas. Também atua como mediador entre a equipe, que está espalhada por todo o Brasil. Atuante no portal Mix de Séries diariamente, também atende trabalhos solicitados envolvendo crescimento de redes sociais, produção de textos para internet e web writing voltado para todos os nichos.