Fim da HBO? Porque séries do canal estão chegando na Netflix

É difícil imaginar uma série da HBO no catálogo da Netflix, mas é isso que está acontecendo nas últimas semanas. Entenda o caso.

Netflix

Na indústria, quando um acordo é bom, é comum dizer que é um “win-win”. Em outras palavras, todos saem ganhando. O novo acerto entre a HBO e a Netflix é um destes casos. Na nova conjuntura, alguns títulos da Home Box Office foram parar no catálogo da Tudum. Estranho? Sim. Rentável e perspicaz? Sem dúvidas.

Vejamos da forma mais superficial possível. Uma série da HBO na Netflix eleva a qualidade do catálogo da última, que, convenhamos, vem decepcionando. Por outro lado, os títulos da HBO ganham a visibilidade daquela que é, notoriamente, a maior plataforma de streaming do mundo. A “vermelhinha” ganha classe, enquanto a Max ganha palco.

Estratégia bem pensada

E a HBO tem sido esperta neste novo acordo. Note os títulos que chegaram à Netflix até aqui: Band of Brothers, O Pacífico e True Blood. Em breve, A Sete Palmos deve ancorar no catálogo. Irmãos de Guerra e Pacífico chegam bem a tempo da nova série da franquia, Masters of Air. A lógica é simples: a HBO divulga seus produtos, cria interesse no público e lança o novo título com exclusividade em sua plataforma. Curtiu as duas primeiras minisséries? Assine o streaming para conferir o último lançamento.

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Com True Blood a lógica é semelhante. Para começar, True Blood é a cara do que a Netflix vende hoje em dia: série fantástica, com alto teor viciante e bastante sacanagem. Além disso, a entrada do programa na Netflix cria um interesse acerca das outras criações da equipe responsável. O que nos leva ao próximo lançamento do catálogo, A Sete Palmos, do mesmo criador.

No processo, a HBO não arrisca muito. Todas as séries são mais antigas, mas despertam interesse por novos títulos. É aí que o benefício aumenta: o canal escolheu títulos que estavam “parados” no catálogo e deu sobrevida aos produtos. Tudo foi reaquecido sem muito esforço. No caminho, a Netflix ganhou views. Todos saem felizes.

Isso significa que toda a HBO irá para a Netflix?

Primeiro: a HBO não vai acabar. Segundo: não espere por muitos títulos na concorrente. The Last of Us, Succession e Game of Thrones, por exemplo, devem ficar bem longe da Tudum. Além disso, os produtos já disponíveis no catálogo não devem ficar lá por muito tempo.

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Este novo acordo vem na esteira das tentativas de readequação da HBO, que em breve deve ser inserida num novo streaming, o Max. A alta cúpula da empresa ainda não sabe quais rumos tomar nos próximos anos, e uma parceria desta magnitude pode ajudar a manter alguns dos seus títulos em considerável relevância.

Além disso, participar da Netflix pode funcionar como uma pesquisa de mercado mais barata – e mais lucrativa. A HBO Max tentou lançar produtos originais e descobriu, à duras penas, que tal tarefa é árdua. O aproveitamento foi tão baixo que quase todos os títulos originais foram cancelados. Em outra plataforma, então, a HBO consegue analisar o que tem dado certo ou errado entre a audiência. Tudo sem gastar com armazenamentos de dados, campanhas de lançamento e gastos de produção. Assim, a presença de alguns projetos na Netflix pode até mesmo ajudar nas decisões futuras da HBO.

Sobre o autor

Matheus Pereira

Coordenação editorial

Matheus Pereira é Jornalista e mora em Pelotas, no Rio Grande do Sul. Depois de quase seguir carreira na Arquitetura, enveredou para o campo da Comunicação, pelo qual sempre nutriu grande paixão. Escritor assíduo na época dos blogs, Matheus desenvolveu seus textos e conhecimentos em Cinema e TV numa experiência que já soma quase 15 anos. Destes, quase dez são dedicados ao Mix de Séries. No Mix, onde é redator desde 2014, já escreveu inúmeras resenhas, notícias, criou e desenvolveu colunas e aperfeiçoou seus conhecimentos televisivos. Sempre versando pelo senso crítico e pela riqueza da informação, já cobriu eventos, acompanha premiações, as notícias mais quentes e joga luz em nomes e produções que muitas vezes estão fora dos grandes holofotes. Além disso, trabalha há mais de dez anos no campo da comunicação e marketing educacional, sendo assessor de imprensa e publicidade em grandes escolas e instituições de ensino. Assim, se divide entre dois pilares que representam a sua carreira: de um lado, a educação; de outro, as séries de TV e o Cinema.