Supernatural

Fim de Supernatural encerra importante ciclo na TV

Supernatural chegará ao fim em sua 15ª temporada

Pois é, meus caros leitores, por essa ninguém esperava. O que parecia impossível, agora definitivamente está perto de acontecer. Renovada no início desse ano, Supernatural terá sua conclusão após sua décima quinta temporada.

O fim da saga dos irmãos Winchester foi anunciada na tarde dessa sexta-feira (22), mas calma! Atualmente em seu décimo quarto ano, a atração terá sua conclusão apenas em 2020, porém devido ao seu incrível legado na TV por mais de uma década, nada mais justo que uma séries de especiais até lá, não é mesmo?

Imagem: The WB/Divulgação

O fim de um ciclo

Supernatural é a série mais longa do canal The CW, entretanto quem a acompanha desde o início sabe que esse não é seu lar totalmente original. A primeira temporada foi produzida e exibida pelo extinto canal The WB, que então após a fusão com a UPN, virou a atual CW.

Apesar de outras séries terem migrado para lá, desde 2012, após o término de One Tree Hill, ela é a única ainda vinda do antigo canal. A galera de seus 20 ou 30 e poucos anos sabe a importância que a The WB teve na TV americana. Dawson’s Creek, Gilmore Girls, Buffy Smallville foram algumas das atrações que fizeram parte da mesma.

Agora, com o fim de Supernatural, podemos considerar que a emissora definitivamente ficará apenas na saudade. E isso é uma pena. Mas pelo menos um grande legado tem tudo para ser encerrado de forma triunfal.

Como se não bastasse isso, ela terminará pouco depois de outra atração veterana da The CW. Para quem não se lembra, Arrow também chegará ao fim na próxima fall season, em uma oitava temporada com apenas dez episódios. Com isso, The Flash passa a assumir o posto da série mais veterana da emissora.

Imagem: The CW/Divulgação

Supernatural atinge uma importante marca

A série chegará ao fim com a marca de 330 episódios, tornando-se a produção com a temática de ficção científica/sobrenatural mais longa da TV – por enquanto. Até o momento nenhuma outra série conseguiu tal marca, muito menos ter chegado a mais de uma década de vida.

Sem contar que ela foi bem a frente ao seu tempo. O motivo? Numa época em que sitcoms, dramas procedurais e adolescentes eram a febre na TV americana, o sobrenatural começou a despertar interesse do público.

No começo de 2005, a CBS estreava Medium, que acabou conquistando uma considerável audiência. Entretanto, o êxito do gênero veio na fall season daquele ano, no mês de setembro. A The WB estreou Supernatural no dia 13 de setembro e, dez dias depois ganhou uma concorrente direta.

A própria CBS lançou naquela temporada Ghost Whisperer, estrelada por Jennifer Love Hewitt. Porém, os irmãos Winchester foram os que chamaram mais a atenção, fazendo sucesso em todo o mundo. A atração sobrenatural concorrente rendeu apenas cinco temporadas.

Com o sucesso de Supernatural, o interesse das emissoras em produzir tramas do gênero aumentaram. A própria CW, por exemplo, anos depois se sentiu mais à vontade em explorar universos do gênero, com The Vampire Diaries, outro fenômeno do canal. A AMC apostou em The Walking Dead, que em breve virá com sua décima temporada, entre outras.

Imagem: The CW/Divulgação

Um incrível legado ao redor do mundo

Apesar de ser um dos maiores hits da The CW, a série nunca atingiu índices grandiosos. Para quem não sabe, o canal não é distribuído para todo os Estados Unidos, como as demais emissoras. Mesmo assim, ela conseguiu conquistar uma incrível legião de fãs.

O bom disso tudo que não foi apenas na terra do tio Sam, como também em muitos outros países. Supernatural é uma das séries mais exportadas da TV, sendo vista por mais de 20 milhões de pessoas ao redor do mundo.

Aqui no Brasil, por exemplo, ela é exibida desde sempre no canal Warner Channel. Sua exibição é uma das maiores audiências da emissora, junto com as séries do Arrowverso, The Big Bang Theory Friends. Já no canal aberto ela é exibida pelo SBT nas noites de sábado, mas já tendo ido ao ar em diversos outros dias e horários. O auge na emissora paulista aconteceu em 2009, quando teve suas quatro primeiras temporadas exibidas em pleno horário nobre. Na época, ela enfrentava diretamente a novela das nove da Rede Globo, e mesmo atingindo índices pra lá de surpreendentes.

Além disso, a série está disponível em duas plataformas de streaming aqui no Brasil: Amazon Prime Video e Globoplay. É muito prestígio…

O que esperar do seu fim?

Esse tópico é o mais subjetivo do post. Eu comecei assistir a série em 2008, após muita insistência do meu melhor amigo, que me emprestou os DVDs das três primeiras temporadas.

Supernatural teve muitos altos e baixos, assim como qualquer outra série que fique mais de uma década no ar. Ela já passou por trocas de showrunners, os quais alguns acertaram em cheio, enquanto outros erraram feio. O importante é que ela tenha um desfecho épico, assim como outras da CW que encerraram de formas triunfais, como Smallville, One Tree Hill The Vampire Diaries.

Vai ser difícil se acostumar em não ter a série na grade da fall season de 2020, por exemplo. Pra mim, tirando o series finale, o momento mais crítico será na San Diego Comi Con. Na próxima edição do evento será o último painel da série, e eu mesmo não estou nada preparado emocionalmente pra isso. Sem contar que, o que será do meme que ela protagoniza ao lado de Grey’s Anatomy?

Imagem: Twitter/Reprodução

Agora sim, que comecem as despedidas, mesmo ainda faltando pouco mais de um ano!

 

Eduardo Nogueira

Eduardo Nogueira

Administrador apaixonado por séries e música, sou fã assumido de Friends, e tenho guilty pleasure pelas séries da CW. No Mix sou editor de reality show, cobrindo atrações do gênero como as franquias The X Factor , The Voice, American Idol, entre outros. Faço também reviews das séries Mom, Supergirl, The Good Place, Scream, Fuller House e da brazuca A Garota da Moto. Além disso, deixo vocês sempre atualizados com as nossas Bolhas de Cancelamento, e também escrevo as colunas de Elenco e Teu Passado Te Condena. No tempo que me sobra faço um café para as visitas, rs. Ufa!

No comments

Add yours