Fire Country é inspirada em incrível história real

Pode ser difícil de acreditar, mas Fire Country é inspirada em um incrível caso real. Confira a verdade sobre o programa que gerou a série.

Fire Country

A série “Fire Country” da CBS segue a história de Bode Donavan (interpretado pelo co-criador do programa Max Thieriot), que acabou de sair de cinco anos de prisão e está inscrito em um programa de liberação de trabalho. Como parte do programa, Donavan trabalha ao lado dos bombeiros no combate aos incêndios no norte da Califórnia.

Thieriot disse ao Collider que não planejava estrelar a série, mas uma coisa levou à outra e logo ele não conseguia imaginar outro cenário. “No início, minhas intenções eram tentar criar este mundo e lançá-lo. E então fazer com que eles fizessem um show, na melhor das hipóteses”, disse ele. “E então, quanto mais eu me interessava e mais me aprofundava, e quanto mais tempo passava com isso, mais me apegava.

Felizmente para ele, o público também se apegou ao programa. De acordo com o Deadline, “Fire Country” começou a atrair mais de 10 milhões de espectadores por episódio em março. Se há uma coisa que todos os fãs da série se perguntaram em um momento ou outro, é se o programa da CBS é ou não baseado em uma história verdadeira.

PUBLICIDADE

Leia mais sobre “Fire Country“:

Embora os personagens e o enredo de “Fire Country” não sejam baseados em pessoas e eventos reais, a série é vagamente inspirada em um programa real chamado CalFire. Ele permite que homens e mulheres presos ganhem liberdade condicional trabalhando como bombeiros.

Por ter crescido no norte da Califórnia, era uma vida cotidiana normal para mim ver equipes trabalhando ao longo da rodovia e nas linhas de incêndio que circulavam”, disse Thieriot à Variety. “Então percebi que pessoas que não são de lá, especificamente, não sabiam que isso acontecia há alguns anos.

Suas raízes no norte da Califórnia e a exposição aos incêndios florestais e aos homens e mulheres que os combatem foram um ímpeto para o show de Thieriot. Mas a forma como o programa CalFire funciona em Fire Country não é realmente como funciona na vida real – a série tomou liberdades criativas.

Faz sentido que “Fire Country” não seja totalmente fiel à vida. Afinal, é mais uma história sobre dinâmica familiar e relacionamentos interpessoais do que o funcionamento interno de CalFire.

…infelizmente, o mundo e nosso país ainda estão bastante divididos”, disse Thieriot à Variety. “Meu maior objetivo é que as pessoas tirem proveito deste programa. E que você veja dois grupos diferentes de pessoas – esses presidiários bombeiros e seus bombeiros rurais operários – unidos com um objetivo, um propósito.

Fire Country 2 temporada serie
Imagem: Divulgação.

O que é Cal Fire?

O programa da vida real na Califórnia que serve de inspiração para “Fire Country” ainda está em funcionamento. O programa protege 31 milhões de acres de florestas e terras no estado da Califórnia. Além disso, permite que pessoas presas trabalhem ao lado de bombeiros treinados para combater incêndios conforme necessário.

Conforme observado pela Smithsonian Magazine, pessoas presas combatem incêndios na Califórnia desde a Segunda Guerra Mundial. Aqueles que ingressam no programa treinam por duas semanas antes de começarem a combater os incêndios e ganham algo entre US$ 2,90 e US$ 5 por dia fazendo isso. Os indivíduos encarcerados normalmente representam um terço do número total de bombeiros no estado.

Infelizmente, o programa CalFire da vida real parece não estar nada entusiasmado com a série. Em maio de 2022, o chefe do CalFire, Joe Tyler, divulgou a seguinte declaração: “Esta série de televisão é uma representação falsa do corpo de bombeiros profissional. A dramatização de bombeiros presos lutando contra membros do CalFire é um reflexo pobre do valor do nosso Programa de Acampamentos e do incrível trabalho e liderança de nossos Capitães dos Bombeiros que supervisionam nossas equipes manuais.”

Sobre o autor

Matheus Pereira

Coordenação editorial

Matheus Pereira é Jornalista e mora em Pelotas, no Rio Grande do Sul. Depois de quase seguir carreira na Arquitetura, enveredou para o campo da Comunicação, pelo qual sempre nutriu grande paixão. Escritor assíduo na época dos blogs, Matheus desenvolveu seus textos e conhecimentos em Cinema e TV numa experiência que já soma quase 15 anos. Destes, quase dez são dedicados ao Mix de Séries. No Mix, onde é redator desde 2014, já escreveu inúmeras resenhas, notícias, criou e desenvolveu colunas e aperfeiçoou seus conhecimentos televisivos. Sempre versando pelo senso crítico e pela riqueza da informação, já cobriu eventos, acompanha premiações, as notícias mais quentes e joga luz em nomes e produções que muitas vezes estão fora dos grandes holofotes. Além disso, trabalha há mais de dez anos no campo da comunicação e marketing educacional, sendo assessor de imprensa e publicidade em grandes escolas e instituições de ensino. Assim, se divide entre dois pilares que representam a sua carreira: de um lado, a educação; de outro, as séries de TV e o Cinema.