Friends: alguns fãs já não suportavam personagem no final da série

Personagem de Friends tem gerado tanto amor quanto ódio entre os fãs. A sitcom de comédia está disponível na HBO Max e Amazon Prime Video.

Friends: alguns fãs já não suportavam personagem no final da série
Imagem: Divulgação Friends/NBC

A imensa base de fãs de Friends é bastante opinativa. Afinal, dez temporadas de material (totalizando mais de 230 episódios) inspiram uma quantidade proporcional de debates acalorados. A série é um passatempo que foi revigorado quando a HBO adquiriu Friends, tornando-se o programa mais assistido na plataforma em 2020.

Personagem contraditório

Friends: alguns fãs já não suportavam personagem no final da série
Imagem: Divulgação Friends/NBC

Um personagem da série que se mostrou particularmente polêmico é Phoebe Buffay, interpretada com vivacidade pela Lisa Kudrow, premiada com o Emmy. De acordo com alguns fãs, a amiga mais excêntrica do sexteto torna-se cada vez mais antipática à medida que a série avança.

Phoebe, na segunda metade do programa, é um personagem fundamentalmente diferente do que na primeira“, opinou um fã. “Todos nos lembramos de Phoebe como a doce e aérea personagem que era na primeira metade, e então encontramos Phoebe na segunda metade e ficamos surpresos com o quanto ela é tóxica.

PUBLICIDADE

De fato, quando Friends começou em 1994, Phoebe era uma excêntrica hippie com inclinações de mãe terra, combinadas com uma sagacidade de rua. No piloto, ela até mexe no ar em volta da cabeça de Ross (David Schwimmer), tentando purificar sua “aura“.

Para muitos fãs, a mudança ocorre após sua gravidez na metade da série. Isso porque é o momento que a sua disposição doce e honesta dá lugar à sua aceitação de mentiras e crueldade. “A linha divisória é a gravidez de Phoebe nas temporadas 4 e 5“, apontou um fã. “Os criadores do programa descobriram a ‘Phoebe má’ em seus surtos hormonais e acharam isso tão engraçado que nunca mais conseguiram abandoná-la.”

Phoebe má!

Friends: alguns fãs já não suportavam personagem no final da série
Imagem: Divulgação Friends/NBC

Outro fã relembrou uma ação muito errada de Phoebe no episódio da 8ª temporada, “Aquele com as Botas de Monica“. No episódio, Phoebe mente sobre ser mãe de Ben na tentativa de conseguir ingressos para um show do Sting.

A ideia de que ela faria todas essas coisas por ingressos de show não se encaixa de forma alguma com quem ela era nas temporadas anteriores“, escreveram. “[…]Ela passou de ser a mulher que odiava o consumismo da Pottery Barn para uma pessoa gananciosa, má e materialista.

Outros fãs citaram também seu tratamento cruel ao personagem de Danny DeVito em seu chá de panela, assim como quando ela alega ter encontrado a alma gêmea de Monica (Courtney Cox) e a apresenta a Chandler (Matthew Perry).

Leia também: Friends: teoria insana revela conexão com outra famosa série

Sua descrição como “excêntrica“, muitos fãs concordam. Essa atitude serve como um escudo para que ela aja com impunidade quando se trata de interferir na vida pessoal de seus amigos, expressar suas queixas e até interromper o casamento de Susan e Carol na 2ª temporada (ela alegou estar possuída por um espírito).

Crescimento de Ross

Friends: alguns fãs já não suportavam personagem no final da série
Imagem: Divulgação Friends/NBC

Curiosamente, os fãs parecem concordar que Phoebe se torna gradualmente pior ao longo do tempo, enquanto em contrapartida Ross se torna mais engraçado (e menos definido por seu ciúme intenso). Um fã resumiu: “Ross nas primeiras temporadas para mim é um pouco antipático, mas pós-término, Ross pelo resto da série, na minha opinião, é o personagem mais engraçado.

Friends está disponível no catálogo da Amazon Prime Video e da HBO Max.

Sobre o autor

Italo Marciel

Redação

Jornalista por formação e publicitário por aproximação. Desde a graduação, circulo entre as duas áreas e isso me preparou para atuar com mais segurança e amplitude na Assessoria de Comunicação Política, área na qual trabalho desde 2013. Ao todo, já são são oito anos gerenciando a comunicação de parlamentares do legislativo municipal. Entre as minhas principais atribuições estão: criação e gerenciamento de conteúdo textual e visual (artes, fotos e vídeos) para redes sociais; planejamento de pronunciamentos; preparação de pauta para reuniões e entrevistas; relacionamento com a imprensa. Além disso, tanto tempo no meio me trouxe conhecimentos intermediários de assessoria parlamentar, onde auxilio na construção e revisão de projetos e no relacionamento com pastas do poder público de direto interesse dos mandatos. No Mix de Séries atua como jornalista e redator de notícias gerais, desde 2017. Também produz críticas e conteúdos especiais voltado para a área de streaming.