Friends: revelado motivo por que Joey e Rachel namoraram
O próprio Matt LeBlanc rejeitou o enredo de Rachel e Joey em Friends, no entanto, o criador David Crane queria vê-lo por alguns motivos.
Olhando através da década em que Friends esteve no ar, a sitcom contou com algumas histórias que poderiam ter simplesmente não acontecido. Para os fãs em particular, uma que sempre se destaca é o romance entre Joey e Rachel.
Não só os fãs desprezaram o momento, mas o próprio elenco também não estava exatamente empolgado em contar essa história. Matt LeBlanc inicialmente rejeitou o enredo, já que ele não acreditava que Joey faria isso com um amigo próximo.
Mas então, por que os criadores pensaram o contrário? Na verdade, os fãs prefeririam que Phoebe e Joey ficassem juntos, mas mesmo assim os roteiristas insistiram nesse outro casal. Apesar das objeções, David Crane tinha uma visão clara da história entre Rachel e Joey. Era uma perspectiva completamente diferente do romance de Monica e Chandler.
Monica e Chandler ficando junto em Friends era para ser uma história passageira
Friends tinha uma maneira única de mudar as coisas na história e ouvir o público. Ao contrário de outras sitcoms que sempre seguem o roteiro, os criadores de Friends não se opuseram a filmar cenas de forma diferente, permitindo também que as estrelas fizessem algumas improvisações.
Leia também: Friends: Matthew Perry choca e revela que quase morreu
Acontece que esse acabou sendo o caso do romance de Chandler e Monica. Inicialmente, os dois estavam prontos para se reunir para um caso de curto prazo e breve. No entanto, tudo mudou quando o público começou a aplaudir o novo casal.
De acordo com os escritores do programa, a ideia inicial para o romance deles foi lançada durante a 3ª temporada. “As pessoas ficaram animadas com a ideia”, diz ele, incluindo ele mesmo entre esse grupo. Mas alguns dos produtores acharam que seria muito cedo para introduzir outro casal na história dos amigos.
O momento acabou acontecendo e, na verdade, Chandler e Monica sendo pegos juntos na cama só foi feito para criar um momento emocionante para um final de temporada de uma hora. No entanto, dada a reação, a série sabia que tinha algo especial em andamento.
“Então, com Monica e Chandler, “Havia planos, mas não havia uma decisão [final]”, diz ele. “Era sempre, ‘Vamos ver como eles reagem… Vamos ver como isso toca o público’, e depois seguir em frente a partir daí. Foi uma produção de som da parte deles.”.
Claramente, a reação foi positiva e a série acabou avançando com o relacionamento deles. No entanto, não foi a mesma sensação quando Joey e Rachel ficaram juntos.
Os criadores sabiam que os fãs não ficariam felizes com a história de Rachel e Joey
Olhando para trás na corrida de Friends, esse enredo provavelmente se torna o mais impopular de todas as temporadas. Na verdade, o próprio elenco não ficou empolgado com a história, e Matt LeBlanc inicialmente rejeitou a ideia, alegando que alguém tão leal quanto Joey jamais faria algo assim.
Leia também: Friends: nova teoria muda tudo para importante história
Mas os criadores de Friends viram de forma diferente, querendo adicionar uma camada emocional diferente ao personagem de Joey.
“Adoramos que Joey tenha levado a um lugar mais emocional e deixe Matt [LeBlanc] interpretar tons que ele ainda não havia tocado na série.”
Os criadores estavam bem cientes desde o início de que os fãs odiariam esse romance entre dois amigos íntimos e, na verdade, essa é uma das principais razões pelas quais isso aconteceu.
O romance de Joey e Rachel aconteceu porque era ‘real’ e ‘controverso’
De acordo com o co-criador David Crane, o enredo foi dado como controverso. E Crane afirmou que essas situações acontecem na vida real, quer as pessoas gostem ou não.
Ele disse ao Radio Times, “A coisa de Joey/Rachel que eu conheço é controversa”, disse Crane. “Eu amo isso. Eu amo isso porque é errado – e nós sabíamos: isso é errado. E isso acontece na vida. Existe o relacionamento que não deveria ser. Mesmo que você ame alguém, não é quem você é e vai ficar.“.
Crane revelaria ainda que, ao contrário de Monica e Chandler, ele sabia que o romance de Rachel e Joey seria de curta duração, dada a possível reação do público.
“Joey e Rachel, nós sempre soubemos [que terminaria]. Ela estava grávida do bebê de Ross. Nós sempre soubemos que isso era… que isso estava condenado, mas de uma maneira esperançosamente interessante, comovente e convincente.”.
Apesar do raciocínio válido, este sempre será um enredo desaprovado pelos fãs de Friends.