Fundação, 1º episódio: Resumo e final explicado

Explicamos com detalhes o primeiro episódio de Fundação na Apple TV+.

Fundação final 1 episodio

Fundação (‘Foundation’) é um drama de ação de ficção científica com base em uma série de romances de mesmo nome de Isaac Asimov. A série é uma produção da Apple TV +, e segue a luta de séculos entre Hari Seldon e seu grupo contra o império galáctico em face da destruição iminente da galáxia civilizada.

Continua após publicidade

O primeiro episódio estabelece as bases para uma saga épica de proporções tremendas e dá ao público muitos detalhes cruciais, incluindo uma pista sobre o que é o nome da série, Fundação. No entanto, os fãs podem se perder em meio a tantas informações, então trouxemos um resumo e explicações.

Continua após a publicidade

Resumo do 1º episódio de Fundação

O episódio começa no distante planeta Terminus, localizado na orla da galáxia. Algumas crianças se aproximam de uma misteriosa estrutura semelhante a um monólito flutuante, que eles conhecem como “a abóbada”, que supostamente é protegida por espíritos. Um por um, eles tentam chegar perto dele, mas sofrem de alucinações debilitantes antes de chegarem perto demais. Finalmente, um deles desmaia e uma misteriosa mulher o resgata. Ela, aliás, é a única que pode se aproximar do cofre. Então, voltamos cerca de 35 anos para o passado, para o planeta aquático de Synnax, onde a história de Gaal começa.

Continua após publicidade

Leia também: Tudo sobre a série Fundação no Apple TV+

Quando criança em Synnax, um planeta ortodoxo que pune qualquer pessoa que estudasse matemática ou ciências, Gaal é mandado embora depois de resolver uma equação de 500 anos. Hari Seldon, um professor do planeta capital da galáxia, Trantor, a convoca. Ao chegar lá, ela descobre através de Hari como ele desenvolveu um método de ver o futuro por meio de cálculos matemáticos. Ele explica como o império galáctico está destinado a cair no caos, resultando na destruição generalizada de milhares de mundos.

Ele então informa Gaal que ela será presa pelas forças do imperador galáctico por fazer alegações traiçoeiras que perturbam a paz. Chocada, Gaal mal tem tempo de estudar o trabalho de Hari antes que os dois sejam presos. Então, a chamam para um tribunal para refutar a previsão feita por ele.

Continua após publicidade
Fundação final 1 episodio
Imagem: Divulgação.

O que é a Fundação na série do Apple TV+?

Gaal, para surpresa de todos, mantém as previsões de Hari e, portanto, se condena à morte. No entanto, enquanto eles são levados para o centro de detenção, o planeta é atacado, causando grande devastação e milhões de mortes. O imperador, dessa forma, muda de ideia e decide permitir que Hari e Gaal vivam. Mas ele exila os dois no obscuro planeta Terminus, onde Hari é encarregado de trabalhar em um plano para ajudar a salvar a humanidade assim que o apocalipse acontecer. O episódio então se fecha no presente, onde uma agora adulta Gaal se aproxima lentamente do Vault e o toca.

No final do episódio, Gaal sugere que o Vault está conectado à Fundação, nos dizendo que a estrutura monolítica pode ser, de fato, parte do plano de Hari Seldon. Como Hari descreveu durante seu processo judicial em Trantor, a Fundação foi criada para ser um repositório de todo o conhecimento humano, que sobreviverá ao apocalipse e transmitirá os aprendizados coletivos de uma civilização para a outra.

Segundo ele, a destruição da ordem galáctica e de todos os mundos sob ela está programada para ocorrer nos próximos quinhentos anos. Depois disso, um período sombrio de caos durando cerca de trinta mil anos reinará, somente depois do qual a civilização se restabelecerá. O plano que Hari propõe é criar uma “Fundação” – um repositório de conhecimento que ajudará as civilizações futuras a voltar aos trilhos mais rapidamente – “para que não tenham que reinventar toda a roda”.

Se tudo correr conforme o planejado e a Fundação for criada com sucesso, Hari sugere que o período escuro pode ser reduzido de trinta mil anos para apenas mil. É para criar esta mesma Fundação que Hari e Gaal são exilados em Terminus pelo imperador galáctico.

Fundação série
Imagem: Divulgação.

Hari Seldon planejou o ataque a Trantor?

O ataque devastador a Trantor mata milhões e destrói muitos níveis do planeta em várias camadas. O momento é suspeitamente fortuito para Hari e Gaal. Antes dos ataques, os dois seguem para as câmaras de contenção para aguardar a execução. Por causa desses ataques, os dois conseguem liberdade e Hari ainda consegue realizar o desejo de criar a Fundação. Para completar, o matemático também não parece muito surpreso com o ataque.

Sua mão no ataque pode parecer lógica, mas não é. Hari não mostrou nenhuma tendência destrutiva e apenas manteve sua reivindicação da queda do império. Apesar de ser rotulado de perturbador da paz, seu objetivo é na verdade ajudar a salvar a humanidade. Os ataques em si parecem ser obra de tribos obscuras dos confins da galáxia.

Fundação série
Imagem: Divulgação.

Como vemos brevemente no episódio 1, uma cúpula de paz está em andamento entre as tribos de dois planetas em guerra. Os dois atacantes na ponte do céu, um com pele visivelmente mais escura e outro com olhos azuis brilhantes, parecem combinar com as características das duas tribos, respectivamente. Portanto, o ataque é mais provável em resposta à cúpula da paz e não está relacionado a Hari ou seu plano.

Hari não fica surpreso com eles porque seu modelo matemático previu tais eventos acontecendo com frequência cada vez maior à medida que o império galáctico mergulhava no caos. Portanto, embora ele não pudesse ter previsto este ataque em particular, ele sabia que um ataque em grande escala contra o império era iminente.

E então, você gostou do primeiro episódio?

Criador do Mix de Séries, atua hoje como redator e editor chefe do portal. Especialista em SEO e construção de textos para internet, também atua como webwriter com foco em textos para o Google. Autor na internet desde 2011, passou pelos portais TeleSéries e Box de Séries. Fã de carteirinha de Friends, ER e One Tree Hill, é aficionado pelo mundo dos seriados. Também é fã de procedurais, sabendo tudo sobre o universo das séries Chicago, Grey's Anatomy, e séries de sucesso como La Casa de Papel e Lucifer. Também é fã da DC Comics, e acompanha produções inspiradas em personagens da editora, como Titans e até o mais recente produto da editora, Sweet Tooth.