Game of Thrones: Rei da Noite não é o maior vilão

Game of Thrones sempre teve grandes vilões. Mas um deles parece o mais maligno de todos. E não, não é o Rei da Noite.

Game of Thrones

“Game of Thrones” é conhecida por seus vilões sinistros e memoráveis, mas, apesar do temor que o Rei da Noite e seu exército de Caminhantes Brancos inspiravam, outro personagem merece o título de ‘Pior Vilão de Westeros’: o Alto Pardal (Jonathan Pryce), líder da Fé Militate.

A Fé Militante, braço militar da Fé dos Sete, remonta a seis mil anos antes dos eventos de “Game of Thrones”. Durante seu auge, dominaram Westeros, com exceção de Dorne e do Norte. Reerguido durante a Guerra dos Cinco Reis, o grupo ganha força com a chegada dos Sparrows a Porto Real, liderados pelo Alto Pardal, um personagem carismático e aparentemente humilde.

Conhecemos o Alto Pardal na 5ª temporada, um líder carismático e aparentemente humilde, que rapidamente ganha popularidade entre os plebeus e a corte. Sua influência aumenta significativamente quando a Rainha Cersei Lannister (Lena Headey) o empodera, reintroduzindo a Fé Militante, na esperança de minar os Tyrell, especialmente a nova Rainha Margaery (Natalie Dormer).

PUBLICIDADE

Leia mais sobre “Game of Thrones”:

O que começa como uma força de justiça se transforma em fanatismo, com o Alto Pardal usando força, tortura e prisão para impor suas crenças. Sua milícia, marcada com a estrela de sete pontas, espalha o terror, destruindo bordéis e tabernas, e prendendo Loras Tyrell (Finn Jones) e Margaery por pecados.

Cersei logo percebe que subestimou o poder do Alto Pardal, quando seu próprio plano se volta contra ela, resultando em sua prisão e humilhação pública. A cena de sua ‘Caminhada da Penitência’ é uma das mais impactantes da série. Mostrando, então, que ninguém está a salvo do caminho da ‘justiça’ do Alto Pardal.

Diferente do Rei da Noite, cuja ameaça é mais existencial e misteriosa, o Alto Pardal possui motivações humanas complexas e calculadas. Ele responsabiliza os ricos e poderosos, mas com que finalidade? Ele busca justiça, ou sua própria versão dela, usando seu poder inabalável sobre a coroa e o povo para avançar suas crenças religiosas. Assim, qualquer um que consiga aterrorizar Cersei Lannister merece ser temido.

Sobre o autor

Matheus Pereira

Coordenação editorial

Matheus Pereira é Jornalista e mora em Pelotas, no Rio Grande do Sul. Depois de quase seguir carreira na Arquitetura, enveredou para o campo da Comunicação, pelo qual sempre nutriu grande paixão. Escritor assíduo na época dos blogs, Matheus desenvolveu seus textos e conhecimentos em Cinema e TV numa experiência que já soma quase 15 anos. Destes, quase dez são dedicados ao Mix de Séries. No Mix, onde é redator desde 2014, já escreveu inúmeras resenhas, notícias, criou e desenvolveu colunas e aperfeiçoou seus conhecimentos televisivos. Sempre versando pelo senso crítico e pela riqueza da informação, já cobriu eventos, acompanha premiações, as notícias mais quentes e joga luz em nomes e produções que muitas vezes estão fora dos grandes holofotes. Além disso, trabalha há mais de dez anos no campo da comunicação e marketing educacional, sendo assessor de imprensa e publicidade em grandes escolas e instituições de ensino. Assim, se divide entre dois pilares que representam a sua carreira: de um lado, a educação; de outro, as séries de TV e o Cinema.