George R.R. Martin diz que os fãs já sabem o que acontecerá em GoT

Parece que o George R.R. Martin e os produtores de Game of Thrones não são os únicos que sabem como vai terminar o A Song of Ice and Fire.  Aparentemente seus fãs também já sabem.

Enquanto discursava em Edinburgh International Literary Festival, Martin notou que alguns leitores já haviam advinhado o final da saga euq consiste em mais dois livros, o The Winds of Winter e A Dream of Spring.

” Eu me esforcei ao máximo para que isso não ocorresse porque eu realmente queria causar surpresa nos leitores. Eu detesto obras previsíveis como um mero leitor. Então, por isso, eu não queria escrever uma ficção previsível”. Martin disse. “Eu gosto de surpreender, deixar que os leitores se deliciem ao lerem o livro e  deixar que eles tomem as direções que eles acharem certos. No entanto, eu não quero mudar os planos. Essa é uma das razões pelas quais eu li os fan boards por volta dos anos 90, mas parei. Primeiro, que eu não tinha tempo e, segundo, que isso era muito complicado”.

Continua após a publicidade

“Muitos leitores leem os livros com tanta atenção que acabam criando algumas terorias. Enquanto algumas dessas teorias são pura imaginação e criativas; outras estão certas.” Martin continuou. ” Pelo menos um ou dois leitores já colocaram-nos sutilmente e com dicas obscuras. Isso já está presente nos livros e veio com a solução correta. O que eu faço, então? Mudo-os? Eu enfrento esse assunto de frente e chego a conclusão de que mudar isso seria um desastre porque as pistas já estão nos livros. Você não pode fazer essa mudança, então eu sigo em frente. Alguns dos meus leitores não leem as bordas dos livros. Milhares de leitores não fazem essa leitura e isso continuará sendo uma surpresa. Outros dirão: ‘veja, Eu disse há quatro anos atrás, eu su mais esperto que vocês, gente’.”

A decisão de não mudar o final com a versão do Martin foi pensando nos fãs de uma forma geral. Assim como ele explicou no festival, ele não vai decidir se o personagem morre ou vive – ou também inclui cenas gratuitas de sexo gay – simplesmente porque os fãs estão clamando por eles. “Eu não vou fazer isso por fazer”. Ele disse.” Se a história se empresta à isso, se um dos pontos de vista dos personagens está na situação, eu não vou me intimidar com isso. Eu não acho que eu possa inserir coisas só porque todo mundo quer. Se é uma democracia, Joffrey teria morrido muito antes”.

Fonte: TVGuide

Daniele Duarte

Daniele Duarte

Carioca da gema, amante de literatura clássica. Machado de Assis é o seu autor favorito. O tríade de melhores séries são Six Feet Under, Breaking Bad e Sherlock . Séries inglesas também faz parte da sua grade de séries. Ela é a pessoa que chora rios com a series finale de SFU.

No comments

Add yours