Glee – 6×03 – Jagged Little Tapestry

Glee 6x03 Jagged Little Tapestry

 

Pode ser besteira da minha cabeça, mas todos os terceiros episódios de Glee – salvo The Quarterback, na quinta temporada – são totalmente inúteis para o andamento da temporada. Ou seja, são descartáveis. Você pode deixar de ver que não vai fazer muita diferença. A única diferença deste ano é que Jagged Little Tapestry foi um episódio conceitual (ou pelo menos deveria ser).

Assim como os diversos episódios dedicados a mash-ups – uma das marcas da série -, a ideia foi de juntar Alanis Morissette e Carole King, duas grandes vozes do pop rock. Jagged Little Pill, de Morissette, foi lançado em 1995 e alcançou o sucesso rápido, devido ao reconhecimento da singularidade da cantora no meio musical. Foram nada menos que seis indicações ao Grammy, e 69 semanas no TOP 10 da Billboard. Já Tapestry, de King, debutou em 1971 e também foi de grande importância para a carreira de sua intérprete. Mas qual é a proposta de Rachel e Kurt em trabalhar essas duas cantoras durante a semana no Glee Club?

Simples, ajudar Rachel e Kurt na difícil tarefa de dividir a direção do clube do coral. A verdade é que o Nova Direções não tem direção a qual seguir ainda. Mesmo que nós saibamos que o objetivo principal é a competição, mas a justificativa de que os membros originais estão ajudando o clube do coral a voltar ao topo não está colando mais. É preciso mostrar o talento individual e coletivo dos novos integrantes.

O tema do episódio, acima de tudo, foi o amor. Em diversos níveis. Santana pediu Brittany em casamento, e isso é algo que uma hora ou outra ia acontecer. Brittana teve espaço para se desenvolver, mesmo gastando algum tempo com Danny e Sam, tiveram um ritmo que levou naturalmente ao pedido de casamento, diferente de Blaine e Kurt, e até mesmo de Finn e Rachel.

Por outro lado, Kurt não ficou nada feliz com o pedido de casamento, e por achar que seu exemplo deveria ser observado. Mas, como apontado muito bem por Santana numa das cenas mais cômicas do episódio, cada casal é diferente, e o nível de relacionamento das duas é, de longe, mais maduro e sobreviveu ao tempo. E quem diria, Brittany foi quem abriu os olhos de Kurt sobre como superar Blaine.

Beacky está de volta, e muito mudada daquela líder de torcida irritada que agitava com os meninos da escola. Seu namoro com Darrel pode ser mais uma sacada sem sentido de Glee, mais rendeu uma das cenas que mais teve noção em  Jagged Little Tapestry. O rapaz colocou de lado toda diferença entre ele e a menina com síndrome de Down para provar que o amor não escolhe quem atingir. Pode ser que daqui alguns episódios, Becky retorne sem namorado e irritada com alguma coisa, mas pelo menos ela fez-se sentir uma jovem como todas as outras. Ah, e não tem como não citar o desperdício que foi a participação de NeNe Leakes.

O último nível de amor que o episódio mostrou foi o de Shannon Beiste. A treinadora de futebol americano resolveu abrir o jogo para Sam sobre a mudança de sexo, como uma demonstração de que ela se ama acima de tudo. Escolher se reinventar em outra sexualidade é um passo importante, e principalmente parte do interior da pessoa. Para a trama, além de tratar um assunto muito recorrente nos dias de hoje, Sam agora é o treinador dos Titans, e isso me parece cheirar a confusão. Sue se coloca mais uma vez como uma das personagens mais inesperadas da série, uma vez que ela deu o maior suporte para a colega de trabalho. E se recordarmos, a Treinadora Sylvester foi quem mais se opôs a chegada de Beiste. Uma cena realmente tocante de Jane Lynch.

O final do episódio caminha para a transição do New New New Directions, e um rumo que deve levar às regionais. You Learn/You’ve Got a Friend foi a performance de destaque do episódio, e acho que dessa vez a coroa está nas mãos de Mason, Madison, Roderick e Jane. The Hurt Locker, Part One já conta com a nova formação, em busca das regionais. Mas ainda fica uma pergunta no ar: e os outros sete integrantes? É esperar para ver.

Tags FOXGlee
Equipe Mix

Equipe Mix

Perfil criado para realizar postagens produzidas pela equipe do Mix de Séries.

No comments

Add yours