Continua após as recomendações
Prever o Globo de Ouro é uma droga. O fato de ser uma premiação um tanto imprevisível poderia torná-la mais interessante, mas não é o que acontece. Não é como tentar adivinhar os vencedores do Oscar e ser surpreendido aqui e ali; no Globo, os votantes simplesmente votam sem lógica, principalmente na categoria televisiva. Não há graça, portanto, chutar vencedores em um prêmio que faz escolhas tão arbitrárias. Quanto todos apontavam para Game of Thrones ou qualquer outra série de ponta, eles deram a estatueta de Melhor Drama para The Affair. Quando ninguém ligava pra Mozart in the Jungle, eles agraciaram o programa com o prêmio principal da categoria.
Não que as séries vencedoras não sejam boas, mas as escolhas dos votantes parecem ligadas a qualquer outra coisa, menos qualidade propriamente dita. Os indicados, como provam este ano, geralmente são bons, e às vezes mais justos que o Emmy; mas devemos levar o Globo de Ouro a sério? Por mais que seja uma premiação divertida, não. Não devemos levar nada a sério. Primeiro porque menos de cem pessoas votam no evento. É sério: pouco mais de oitenta jornalistas e curiosos formam a HFPA. Como um grupo tão pequeno pode sinalizar alguma coisa? Tendência? Jamais ditarão.
Continua após a publicidade
As histórias que rolam nos bastidores também não ajudam: é sabido que estúdios e estrelas compram votos e tentam agradar votantes em troca de indicações e vitórias, assim, até credibilidade tem se perdido. Ainda assim, é bacana acompanhar a indústria se reunir dessa forma, principalmente se levarmos em conta o fato de que Cinema e TV encontram-se na mesma festa, algo raro durante o ano. Dito isso, se sua série favorita sair de mãos vazias, fique tranquilo, pois você e seus amigos seriadores devem formam um grupo maior e mais coeso que o do Globo de Ouro.
Melhor Série Drama
The Crown
Game of Thrones
Stranger Things
This is Us
Westworld
Quem vence: como disse, é uma droga tentar adivinhar. A primeira série que pensei foi This is Us, por ser da TV aberta e um sucesso de público ainda sendo transmitido. Mas então lembrei o fenômeno de Stranger Things, e o Globo de Ouro adora agradar um público grande como o da série. Mas ainda temos o arrasa quarteirão que é Game of Thrones. No fim? Vamos de Stranger Things com GRANDES chances a This is Us.
Quem merece: é o ano de Game of Thrones e a série merece. Se fosse votante, contudo, talvez apostasse em Stranger Things.
Melhor Série Comédia
Atlanta
Black-ish
Mozart in the Jungle
Transparent
Veep
Quem vence: Atlanta. Eles adoram séries estreantes, e Atlanta representa uma tendência da premiação: homenagear séries ótimas, mas fora do radar do grande público. Lembre-se de Mozart, por exemplo.
Melhor Série Limitada ou Filme
American Crime
American Crime Story
The Dresser
The Night Manager
The Night Of
Quem vence: fácil dizer ACS. Nem o Globo de Ouro e suas loucuras dariam as costas a esse projeto. Ou dariam? Se dessem, talvez fosse para abraçar uma joia como The Night Of ou uma produção de estrelas como Night Manager.
Ator Drama
Rami Malek – Mr. Robot
Bob Odenkirk – Better Call Saul
Matthew Rhys – The Americans
Liev Schreiber – Ray Donovan
Billy Bob Thornton – Goliath
Quem vence: como Malek não venceu ano passado (Jon Hamm levou), deve ganhar este ano, embora Odenkirk possa surpreender.
Atriz Drama
Caitriona Balfe – Outlander
Claire Foy – The Crown
Keri Russell – The Americans
Winona Ryder – Stranger Things
Evan Rachel Wood – Westworld
Quem vence: premiar Evan Wood será uma boa forma de reconhecer Westworld, uma das melhores e mais importantes estreias de 2016. Ryder, contudo, pode surpreender, já que é estrela de cinema, estava sumida e protagoniza um dos maiores fenômenos do ano.
Ator Comédia
Anthony Anderson – black-ish
Gael Garcia Bernal – Mozart In The Jungle
Donald Glover – Atlanta
Nick Nolte – Graves
Jefrey Tambor – Transparent
Quem vence: possivelmente Donald Glover, mas não feche os olhos para Anderson ou até mesmo Nolte.
Atriz Comédia
Rachel Bloom – Crazy Ex-Girlfriend
Julia Louis-Dreyfus – Veep
Sarah Jessica Parker – Divorce
Issa Rae – Insecure
Gina Rodriguez – Jane The Virgin
Tracee Ellis Ross – black-ish
Quem vence: difícil. Os votantes devem atirar para todos os lados e o resultado deve ficar entre Issa Rae e Sarah Jessica Parker. Na dúvida, ficamos com Parker, pois é a cara do Globo de Ouro premiá-la.
Melhor Ator – Série Limitada ou Filme
Riz Ahmed – The Night Of
Bryan Cranston – All The Way
Tom Hiddleston – The Night Manager
John Turturro – The Night Of
Courtney B. Vance – The People v. O.J. Simpson: American Crime Story
Quem vence: aposto em Vance, que venceu tudo na categoria durante o ano. Mas não se surpreenda caso Cranston leve. Os votantes tendem a surpreender nessa categoria (ano passado, Oscar Isaac, o mais improvável, levou).
Melhor Atriz – Série Limitada ou Filme
Felicity Huffman – American Crime
Riley Keough – The Girlfriend Experience
Sarah Paulson – The People v. O.J. Simpson: American Crime Story
Charlotte Rampling – London Spy
Kerry Washington – Confirmation
Quem vence: Paulson, imbatível. Mas é outra categorias que eles podem surpreender. Os votantes do Globo de Ouro parecem assistir mais séries limitadas do que o Emmy, pois costumam lembrar de muita coisa boa que a Academia deixa de lado. Só o fato de Rampling estar indicada, por exemplo, já aponta certo favoritismo. Ainda assim, é difícil tirar o ouro de Sarah.
Melhor Ator Coadjuvante
Sterling K Brown – The People v. O.J. Simpson: American Crime Story
Hugh Laurie – The Night Manager
John Lithgow – The Crown
Christian Slater – Mr. Robot
John Travolta – The People v. O.J. Simpson: American Crime Story
Quem vence: Brown deve levar por dois motivos. Além de merecer, também está em outra queridinha da crítica, This is Us. Seria um prêmios conjunto. Não subestime, contudo, Lithgow
Melhor Atriz Coadjuvante
Olivia Colman – The Night Manager
Lena Heady – Game of Thrones
Chrissy Metz – This Is Us
Manndy Moore – This Is Us
Thandie Newton – Westworld
Quem vence: Newton parece favorita, mas as atrizes de This is Us podem levar um prêmio de consolação, para não deixar o programa de mãos vazias.
Nenhum comentário
Adicione o seu