Greve dos atores acabou: como ficam as séries 9-1-1, NCIS e outras
Após a greve dos atores, séries já estão voltando e se programando para filmagens. Mas como ficam títulos incluindo 9-1-1 e NCIS?
Após 118 dias de tensão e incertezas, a greve dos atores acabou, após um acordo provisório entre o sindicato e a AMPTP. A indústria de filmes e TV respira aliviada com a notícia de que o impasse será resolvido. Mas como fica o futuro de muitas séries de TV, entre elas, 9-1-1, NCIS, Grey’s Anatomy entre outras?
A possibilidade de temporadas mais curtas, com 13 episódios para dramas de TV, ganha força com o fim da greve. Seguindo o término da greve dos roteiristas em setembro, o que permitiu que showrunners de séries como 9-1-1 e NCIS voltassem ao trabalho. (via Hello Magazine)
O modelo de negócios tradicional das TV abertas nos EUA prevê o retorno dos dramas sempre em setembro. No entanto, a greve suscitou temores de que o lançamento das novas temporadas só aconteceriam em setembro de 2024. Não há impedimentos para que as redes transmitam séries durante os meses até lá. Porém, tradicionalmente, a temporada regular de transmissão vai de setembro a maio. E os meses de verão geralmente são reservados para reprises ou séries com expectativa de audiências mais baixas.
Leia mais sobre 9-1-1:
- 9-1-1, 7ª temporada: previsão de estreia e tudo o que sabemos
- 9-1-1: 7ª temporada ganha promissora atualização
Os roteiristas de séries aclamadas como Grey’s Anatomy e 9-1-1, ambas da ABC, bem como de Family Guy, Bob’s Burgers e The Simpsons, da Fox, retornaram imediatamente após o fim da greve. O mesmo ocorreu com as séries da CBS Ghosts, Fire Country e The Neighborhood. Além disso, Abbott Elementary (ABC), The Sex Lives of College Girls (Max), Young Sheldon (CBS) e o novo programa da Fox, Rescue: Hi-Surf também já estão a todo vapor.
Entretanto, isso não garante o retorno das séries favoritas já no primeiro trimestre de 2024. Para comédias, cuja produção pode ser mais rápida devido à menor necessidade de elementos técnicos, ainda é possível produzir uma temporada de 13 episódios para estrear no começo de 2023.
Contudo, para séries como 9-1-1, que demandam orçamentos elevados por episódio devido ao elenco de alto nível e emergências retratadas de forma grandiosa, pode não ser possível uma reviravolta rápida. NCIS, com sua longa tradição e fã-base sólida, também é uma produção que se beneficia enormemente com o fim da greve. Prometendo retomar seu curso habitual e talvez trazer novidades mais cedo do que se esperava.
Em resumo: séries que demandam menos trabalho de pós produção devem retornar no começo de 2024. Mas as outras ainda seguem com futuro incerto.