Greve dos roteiristas acabou: como ficam as séries de TV?
A greve dos roteiristas chegou oficialmente ao fim: saiba como foi o desfecho e como ficam as séries de TV após retomada de trabalhos.
A WGA (Writers Guild of America) anunciou oficialmente o fim da greve dos roteiristas após 148 dias, pois um acordo preliminar foi alcançado com os estúdios na AMPTP. Roteiristas de Hollywood estavam em greve após não conseguirem um acordo com a Aliança dos Produtores de Cinema e Televisão sobre remuneração justa e regulação de IA, entre outros problemas em seu contrato mais recente. Isso levou a múltiplas negociações entre a WGA e AMPTP sobre o acordo entre os dois grupos.
Agora, o Writers Guild of America West anunciou que a segunda greve mais longa dos roteiristas na história de Hollywood chegou ao fim. Tudo isso, depois WGA e AMPTP chegaram a um acordo preliminar.
No anúncio, a WGA explica que seu Comitê de Negociação, juntamente com grupos tanto da filial Oeste quanto da Leste, recomenda unanimemente o novo acordo com a AMPTP.
Com isso, a greve terminou às 00h de quarta-feira, 27 de setembro.
Como a Greve dos Roteiristas afetou Hollywood?
A greve dos roteiristas causou a paralisação de muitos projetos em Hollywood que estavam em pré-produção, já que os roteiros para tais projetos ainda não estavam finalizados. Isso inclui muitas séries de TV populares. Entre elas, a segunda temporada de “The Last of Us”, a terceira temporada de “Yellowjackets” e a quinta temporada de “Stranger Things”.
Leia também: Cobra Kai: as teorias mais insanas da 6ª temporada
Outras produções de filmes e TV também foram pausadas, já que os roteiristas não puderam fazer edições no roteiro enquanto a greve estava em andamento. No entanto, algumas produções internacionais, como a segunda temporada de “House of the Dragon“, continuaram filmando durante a greve. Já que os roteiros iniciais haviam sido concluídos.
O acordo entre a WGA e a AMPTP indica que os roteiristas conseguiram algumas de suas demandas relativas a pagamento, residuais e IA atendidas em seu novo contrato. Isso inclui um novo método de compensação para residuais de streaming, bem como proteções contra a obrigação de usar IA no desenvolvimento de roteiros. Conforme os roteiristas retornam ao trabalho, eles poderão continuar criando histórias para telas grandes e pequenas, sendo justamente compensados por isso.
Já as séries de TV aberta, como Grey’s Anatomy e Chicago Fire, deverão retomar a produção de roteiros na primeira semana de outubro. É possível que estas séries retornem no início de 2024, para uma temporada de 10 a 12 episódios.
Greve dos atores ainda não acabou
No entanto, a greve dos roteiristas não é o fim dos conflitos trabalhistas em Hollywood. Pois a greve contínua da SAG-AFTRA contra a AMPTP significa que os atores ainda não voltarão ao trabalho. Outro acordo deve ser negociado entre atores e estúdios antes que a produção de filmes e TV em Hollywood possa retornar à normalidade.
Se o acordo entre a WGA e AMPTP for satisfatório o suficiente para o fim da greve dos roteiristas, então é possível que as negociações da AMPTP com a SAG-AFTRA sigam em breve.
As salas de roteiristas para programas roteirizados que foram encerrados no início da greve, incluindo “Stranger Things” da Netflix, “Severance” na Apple TV+ e “Abbott Elementary” na ABC, devem retomar o trabalho imediatamente. Mas, sem atores para atuar nos roteiros, longos atrasos entre a página e a tela serão inevitáveis.