Greve dos Roteiristas começa: séries de TV, filmes e mais vão parar
Saiba tudo sobre a greve dos roteiristas que irá afetar produção de séries de TV, filmes e todo o setor do entretenimento.
O Writers Guild of America detalhou as grandes diferenças entre os escritores e os estúdios que levaram à primeira greve em 15 anos, que começa nesta terça-feira, 02 de maio. Dessa forma, com a Greve dos Roteiristas, grandes produções de Hollywood, séries de TV e programas terão suas produções interrompidas.
Em um longo documento, a guilda expôs sua proposta de um mínimo de equipe de TV, que variaria de seis a 12 escritores por programa, com base no número de episódios. Essa proposta é inaceitável para os estúdios, que se recusaram a fazer uma contraoferta.
Com isso, as séries de TV terão impacto a longo prazo, atrasando produções que ainda estão em fase de escrita de roteiro. E, além disso, atrasando a produção das novas temporadas que iriam estrear na TV aberta dos EUA em setembro.
Entre as reivindicações dos roteiristas, está também um número mínimo garantido de semanas de emprego por temporada, variando de 10 semanas a 52 semanas. Os estúdios, no entanto, também rejeitaram essa proposta e não fizeram uma contraoferta.
Como a Greve dos Roteiristas vai se desenrolar
Em um comunicado na noite de segunda-feira, a Alliance of Motion Picture and Television Producers chamou esses dois de “principais pontos de discórdia”. Mas o AMPTP disse que estava disposto a aumentar a compensação e os resíduos de streaming, e poderia ter ido ainda mais longe do que suas últimas propostas. Se não fosse “a magnitude de outras propostas ainda sobre a mesa que a Guilda continua insistindo”.
Os roteiristas também quer a regulamentação da inteligência artificial. De acordo com o documento da guilda, está propondo que a IA “não pode escrever ou reescrever material literário” e não pode ser “usada como fonte de material”.
A Variety relatou anteriormente que a proposta da guilda era que o material de IA não fosse “considerado” como material literário ou de origem. A AMPTP concordou apenas em estudar o assunto, de acordo com a associação.
Aumento de salário é a principal proposta para a Greve dos Roteiristas
A guilda também está propondo aumentos mínimos de 6%, 5% e 5%. A AMPTP está oferecendo apenas 4%, 3% e 2%, segundo o WGA.
A WGA também está tentando criar um novo nível mínimo para produtores-escritores. De acordo com o sistema atual, o mínimo para todos acima do redator da equipe é de US$ 7.412 por semana.
A guilda quer que todos no nível de coprodutor e acima (produtor, produtor supervisor, coprodutor executivo, etc.). O AMPTP estava disposto a criar um novo nível, mas com um mínimo de apenas 2-7% acima do nível do editor de histórias.
Última grande greve dos roteiristas aconteceu entre 2007 e 2008
O último grande movimento dos roteiristas neste sentido aconteceu na temporada entre 2007 e 2008. Naquela ocasião, a greve teve um grande impacto em Hollywood e em todo setor de entretenimento, tendo durado 100 dias.
Diante disso, muitas séries de TV tiveram suas temporadas interrompidas pela metade, filmes foram cancelados ou finalizados às pressas.
Espera-se que a atual greve não avance por mais dias, uma vez que a Greve dos Roteiristas de 2007-2008 causou prejuízos milionários para os estúdios, antes de um acerto viável para ambas as partes.