Greve dos roteiristas em Hollywood perto do fim: novo acordo é aceito
Acordo preliminar pode dar fim a greve dos roteiristas de Hollywood. Proposta ganhou sinal positivo no domingo, 24 de setembro.
O Writers Guild of America (WGA) e a Alliance of Motion Picture and Television Producers (AMPTP) anunciaram no último domingo que chegaram a um acordo preliminar, indicando um possível encerramento da greve dos roteiristas que se estende por vários meses.
“Alcançamos um acordo preliminar sobre um novo MBA para 2023, ou seja, um acordo em princípio sobre todos os pontos de negociação, aguardando a redação final do contrato,” divulgou o WGA em uma mensagem enviada a seus membros no final do domingo. (via TVLine)
Com orgulho, o sindicato afirmou: “Este acordo é excepcional, trazendo ganhos significativos e proteções para roteiristas em todos os setores da nossa associação.”
Greve dos roteiristas já dura há meses
O WGA representa roteiristas de filmes e programas de TV de Hollywood. Entre as principais reivindicações, destacam-se melhores resíduos dos programas de streaming, um tamanho mínimo de equipe para evitar o uso de “mini salas” e proteções contra o uso de Inteligência Artificial. Contudo, antes das negociações desta semana, o WGA e a AMPTP se reuniram pela última vez em 22 de agosto.
Leia também: Chicago Fire será cancelada? Impacto da greve dos roteiristas
Na quinta-feira, retomaram-se as negociações após um dia “encorajador” de diálogos na quarta-feira. Fontes da CNBC disseram que as duas partes aproximavam-se de um acordo para encerrar a greve e tinham expectativas de finalizá-lo ainda nessa semana. No entanto, caso não chegassem a um acordo, a greve poderia continuar “até o final do ano”. No fim de semana, a AMPTP apresentou o que chamou de sua “melhor e última” oferta ao WGA.
Vale lembrar que o SAG-AFTRA, sindicato dos atores, também optou por entrar em greve em julho, citando muitas das mesmas demandas que o WGA.
Mundo das séries está parado
Devido às greves simultâneas, o mundo televisivo interrompeu quase todas as suas atividades, e os roteiristas não escreveram nem filmaram programas. Esse cenário, por sua vez, devastou a programação de outono das redes televisivas. Além disso, Michael Thorn, presidente de entretenimento da Fox, afirmou que as partes envolvidas precisam resolver as greves até 1º de outubro para que novos episódios de séries roteirizadas possam ter alguma chance de transmissão durante a temporada 2023-24.
Apesar da esperança gerada pelo acordo preliminar, no entanto, a greve pode ainda continuar. Tudo isso, caso os membros do WGA rejeitem o acordo em uma votação de ratificação.