Grey’s Anatomy, Supernatural e mais: como a greve de 2008 mudou tudo na TV

Grey's Anatomy, Supernatural, Breaking Bad e muitos outros sucessos foram transformados pela greve dos roteiristas de 2008. Saiba como.

Grey's Anatomy

Não nos leve a mal: todos que trabalham em um programa de televisão desempenham um papel importante no processo de produção, mas sem os roteiristas você simplesmente não terá um programa muito bom. Os canais aprenderam essa lição da maneira mais difícil várias vezes ao longo dos anos, quando negociações sindicais prolongadas com o Writers Guild of America acabaram levando a uma greve dos roteiristas. Até a atual greve do WGA – que começou em 2 de maio de 2023 – o exemplo mais recente disso ocorreu de novembro de 2007 a fevereiro de 2008, quando o WGA fez piquete nos estúdios por mais de três meses, paralisando a produção de televisão de Hollywood. Na época, a greve mudou a TV para sempre e afetou grandes produções como Grey’s Anatomy, Supernatural e Breaking Bad.

Alguns programas tiveram a sorte de ter completado suas temporadas antes que a disputa trabalhista começasse para valer. Outros, entretanto, sobreviveram sem uma equipe de roteiristas oficial (daí a explosão de reality shows quase esquecidos desse período). Mas para muitas séries no ar na época, a greve forçou os produtores a lutar, lançando temporadas abreviadas e, em alguns casos, mudando totalmente os arcos de vários episódios. Aqui estão apenas alguns dos programas de televisão fortemente impactados pela greve de 2007-2008. Eles servem como exemplo do que podemos ver com as séries atualmente em produção, dependendo de quanto tempo durar a greve de 2023.

Prison Break

A terceira temporada de Prison Break – uma série sobre dois irmãos, um que é injustamente condenado por assassinato, o outro que formula um plano para ajudá-lo a escapar da prisão – não foi afetada pela greve dos roteiristas. Teve alguns episódios mais curtos do que a Fox originalmente pretendia, mas fora isso, a série evitou grandes mudanças narrativas.

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Foi a florescente franquia Prison Break que a greve dos roteiristas desferiu um golpe poderoso, acabando por atrapalhar os planos de uma série complementar anunciada, Prison Break: Cherry Hill. Isso deveria acontecer em uma prisão feminina dentro do mesmo universo, apresentando um novo elenco de personagens, muito parecido com os spinoffs de CSI, Grey’s Anatomy ou Law & Order.

A série passou por algumas mudanças antes mesmo da greve acontecer. Primeiro, eles planejaram apresentar o personagem principal em Prison Break, eventualmente transferindo-os para o novo show. Então eles decidiram começar de novo com Cherry Hill, focando menos em um personagem específico e mais em criar uma experiência semelhante a Prison Break, apenas em um novo ambiente. Eventualmente, a Fox admitiu a derrota e descartou o projeto completamente.

Terminator: The Sarah Connor Chronicles

A maioria das pessoas considera Terminator: The Sarah Connor Chronicles um excelente exemplo de como a Fox cancelou outro programa de gênero promissor antes de ter a chance de encontrar uma audiência. Mas quanto disso é resultado da greve dos roteiristas? Ao contrário de muitos outros programas que entraram em produção no final de 2007, Terminator: The Sarah Connor Chronicles terminou de filmar todos os nove episódios da primeira temporada antes da greve entrar em vigor, o que, como substituto no meio da temporada, o colocou em um melhor posição do que a maioria.

O showrunner Josh Friedman observou em uma entrevista ao IGN que embora tenha filmado todos os episódios, ele apenas participou ativamente do processo de pós-produção para a abertura da temporada, deixando os outros oito para serem tratados por editores e membros da equipe de produção não restritos pela greve do WGA. O show durou apenas duas temporadas, e é difícil imaginar o quão diferente poderia ter sido se o showrunner tivesse exercido total controle criativo sobre Terminator: The Sarah Connor Chronicles.

Scrubs

Por um tempo, parecia que Scrubs, uma comédia popular da NBC sobre médicos e outros funcionários do hospital (alô Grey’s Anatomy), não teria o final da série que merecia. O show estava programado para terminar após a 7ª temporada, conforme anunciado pelo showrunner Bill Lawrence e pela estrela Zach Braff. Mas quando a greve dos roteiristas começou, faltaram vários episódios para terminar a temporada, deixando incerto se e quando Scrubs poderia ter um final improvisado. Como o show provavelmente estava terminando, surgiu a preocupação de que, se a greve durasse o suficiente, os atores ainda não estariam sob contrato, tornando significativamente mais difícil para a produção lançar um final de série satisfatório.

Os fãs não precisavam se preocupar, no entanto. A greve interrompeu a 7ª temporada, mas a ABC pegou o programa e durou mais duas temporadas. Assim, enquanto Scrubs apresentou uma temporada truncada, evitou a decepção anticlimática de não ter um final de série ao realizar a rara façanha (pelo menos em 2008) de simplesmente convencer outra rede a comprar.

Grey’s Anatomy

Grey’s Anatomy certamente não se enquadra na categoria de programas que tiveram seu futuro prejudicado pela greve dos roteiristas. A ABC renovou recentemente o programa para uma surpreendente 20ª temporada. E a série não mostra sinais de cansaço. Mas perdeu um desenvolvimento interessante que poderia ter mudado a trajetória da trama, bem como a carreira de um ator na televisão.

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Antes da greve dos roteiristas, surgiram notícias de que Joshua Jackson se juntaria a Grey’s Anatomy como médico em um arco de vários episódios, o que teria marcado sua primeira aparição em um programa de televisão desde que interpretou Pacey em Dawson’s Creek.

Infelizmente, não era para ser. Com a produção de Grey’s Anatomy atrasada, quando eles estavam prontos para filmar, Jackson já havia mudado para Fringe, que ele encabeçou por cinco temporadas. Rumores sugerem que seu personagem deveria ser o interesse amoroso da Dra. Cristina Yang, interpretada por Sandra Oh. Não é claro se ele teria aparecido como o Dr. Owen Hunt, um papel que acabou indo para Kevin McKidd, ou se ele teria interpretado outra pessoa.

The Riches

Durante a recessão econômica que durou de 2007 a 2009, a ideia de um programa satírico sobre um grupo de vigaristas se passando por uma família americana de classe média alta parecia promissora. The Riches estreou no FX no início de 2007 e estava em produção na segunda temporada quando a greve dos roteiristas começou para valer. Recebeu uma ordem de episódio reduzida, de 13 episódios para apenas sete. A temporada terminou com um suspense que, como o show não foi renovado, resultou em The Riches terminando com uma nota de incerteza quando merecia algo mais satisfatório e definitivo.

Rumores abundam sobre um filme independente começando de onde a série parou, mas nunca se materializou, deixando sua pequena mas dedicada base de fãs com uma temporada e meia de episódios. A estrela Minnie Driver falou sobre por que o programa saiu do ar, escrevendo no Twitter em 2019: “Fomos cancelados na sequência de medidas punitivas tomadas contra os escritores que se manifestaram na greve dos roteiristas em 2007. Loucura. Eu teria feito este show novamente em um piscar de olhos.”

Supernatural

Assim como Grey’s Anatomy, Supernatural foi ao ar por tanto tempo que quaisquer problemas causados pela greve do WGA são, neste ponto, uma memória distante. Afinal, a greve ocorreu durante a terceira temporada do programa que teve mais 12 depois disso. Na verdade, Supernatural é provavelmente um dos poucos casos em que as mudanças impostas à equipe de produção pela greve realmente melhoraram o produto final. Conforme relatado por “Habeas Supernatural” de Nicholas Knight, a terceira temporada deveria ver as habilidades demoníacas de Sam se desenvolverem exponencialmente ao longo do arco da série, culminando com Sam resgatando Dean do Inferno no final.

Como eles tiveram que ajustar os últimos episódios da temporada para acomodar a duração reduzida, eles optaram por cancelar ou atrasar alguns arcos de personagens. O resultado final? Dean ficou no Inferno até o início da 4ª temporada. Isso emprestou alguma seriedade e sofrimento adicionais ao personagem, sem dúvida fortalecendo a terceira e a quarta temporadas do show.

Pushing Daisies

De todos os programas que foram interrompidos pela greve do WGA, Pushing Daisies é talvez a perda mais devastadora. Uma comédia dramática peculiar estrelando Lee Pace como um padeiro que possui o poder de matar e ressuscitar os mortos com um toque de seu dedo, Pushing Daisies foi uma criação totalmente única da mente de Bryan Fuller (Hannibal, American Gods). Mas toda a sua exibição na televisão foi atormentada por complicações. Graças à greve, sua primeira temporada teve apenas nove episódios, o que não deu tempo suficiente para prender o público e acostumá-lo a assistir. Em seguida, permaneceu fora do ar por um ano inteiro antes de finalmente retornar para a segunda temporada.

A essa altura, o estrago já estava feito. Qualquer ímpeto foi completamente perdido e sua audiência nunca se recuperarou, apesar do fato de que a crítica e o público pareciam gostar do programa. Após a notícia do cancelamento, a co-estrela Kristin Chenoweth comentou com o E! Online que ela considerou isso um resultado da greve, dizendo: “Acho que foi a greve dos roteiristas. Acho que as audiências de todos os programas estão ruins este ano e não é o que as redes esperavam.

Friday Night Lights

Friday Night Lights nunca obteve grandes audiências para a NBC, mas a primeira temporada apresentou uma série praticamente perfeita. Situado no Texas rural obcecado por futebol, o show é estrelado por Kyle Chandler como um treinador de futebol do ensino médio e gira em torno dos dramas pessoais de seus alunos-atletas. Mas então a segunda temporada chegou e as coisas saíram um pouco dos trilhos.

Não poderia ter ajudado a NBC ter reduzido a ordem dos episódios de 22 para 15, embora o maior problema seja como o programa decidiu abordar a grande lacuna narrativa entre as temporadas 2 e 3. Em vez de empurrar algumas histórias para a próxima temporada, eles escolheram apenas resumir o que deveria acontecer no final da 2ª temporada. Isso cria uma transição chocante, já que alguns arcos narrativos são mencionados apenas brevemente, enquanto outros subenredos são totalmente descartados. O resultado final foi, sem dúvida, uma das soluções mais confusas geradas pela greve.

Heroes

Quando as pessoas lembram dos programas impactados negativamente pela greve do WGA, Heroes salta bem perto do topo da lista. Grande sucesso em sua primeira temporada, a série nunca mais recuperou sua popularidade depois de algumas das escolhas feitas em decorrência da paralisação. Originalmente, a 2ª temporada deveria ser dividida em três arcos narrativos distintos – intitulados “Gerações”, “Êxodo” e “Vilões” – mas devido às limitações impostas à série durante a greve, a equipe de produção optou por abandonar plano inicial e empurrou “Villains” para a 3ª temporada, o que efetivamente desequilibrou a série.

Além disso, a greve do WGA custou à franquia Heroes um spin-off que estava programado para ir ao ar imediatamente após a segunda temporada, intitulado Heroes: Origins. A intenção desse programa era apresentar um novo personagem a cada semana e, em seguida, permitir que o público votasse em qual deles gostaria de ver se juntar ao elenco regular de Heroes. Mas a NBC o descartou oficialmente em abril de 2008. Embora o programa tenha sido exibido até 2010 e finalmente gerou um spinoff, Heroes Reborn, em 2015, a saga de ficção científica perdeu muito de sua relevância cultural durante a tumultuada segunda temporada.

Breaking Bad

Para Breaking Bad, a greve dos roteiristas pode ter sido uma graça salvadora. Na época do fechamento de Hollywood, Breaking Bad estava apresentando números respeitáveis, mas não era o queridinho da crítica que acabou se tornando. A reestruturação do final da primeira temporada deu à equipe de produção a chance de criar um arco mais enxuto e focado. Em última análise, para o benefício do programa. Mais importante, a greve foi responsável por conceder um indulto ao cunhado do agente da DEA de Walter White, Hank (interpretado por Dean Norris). Sua morte foi originalmente escrita no final da 1ª temporada. Forçado a mudar o último terço da temporada para acomodar a greve, o showrunner Vince Gilligan repensou sua decisão de matar Hank.

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Como ele explicou no “Kevin Pollack’s Chat Show” (via Vulture), “Estávamos escrevendo, filmando e editando no vácuo, ninguém tinha visto o show ainda. E eu realmente tive a sensação de que precisava mudar tudo, que os roteiristas e eu precisávamos de todo o drama.” Mas mais tarde no processo, quando ele percebeu que eles teriam que terminar no episódio 7 em vez do episódio 9, não parecia tão necessário usar a morte de Hank para provocar uma grande reação emocional dos telespectadores.

Sobre o autor

Matheus Pereira

Coordenação editorial

Matheus Pereira é Jornalista e mora em Pelotas, no Rio Grande do Sul. Depois de quase seguir carreira na Arquitetura, enveredou para o campo da Comunicação, pelo qual sempre nutriu grande paixão. Escritor assíduo na época dos blogs, Matheus desenvolveu seus textos e conhecimentos em Cinema e TV numa experiência que já soma quase 15 anos. Destes, quase dez são dedicados ao Mix de Séries. No Mix, onde é redator desde 2014, já escreveu inúmeras resenhas, notícias, criou e desenvolveu colunas e aperfeiçoou seus conhecimentos televisivos. Sempre versando pelo senso crítico e pela riqueza da informação, já cobriu eventos, acompanha premiações, as notícias mais quentes e joga luz em nomes e produções que muitas vezes estão fora dos grandes holofotes. Além disso, trabalha há mais de dez anos no campo da comunicação e marketing educacional, sendo assessor de imprensa e publicidade em grandes escolas e instituições de ensino. Assim, se divide entre dois pilares que representam a sua carreira: de um lado, a educação; de outro, as séries de TV e o Cinema.