Há exatos 24 anos, ia ao ar o primeiro episódio de Friends. Relembre…

Foto: IMDB/Divulgação

Continua após as recomendações

Série comemora 24 anos em 2018…

O dia era 22 de setembro de 1994. Uma quinta feira. Entrava no ar, pela NBC nos Estados Unidos, aquela que seria uma das maiores comédias da história.

Friends deixou sua marca na televisão, assim como no coração de muitos fãs. Quem aí não se apaixonou por Ross, Rachel, Chandler, Monica, Phoebe e Joey? Seis amigos, na faixa dos vinte e poucos, que enfrentavam as loucuras da vida, mas sempre tentando ver tudo pela ótica do humor.

Continua após a publicidade

Continua após a publicidade

O primeiro episódio, em si, não é um dos melhores. Mas serve para nos introduzir a uma história simples, do ponto de vista narrativo, mas envolvente em muitos sentidos.

A primeira cena de Friends se passa em um dos locais mais visitados durante os 10 anos: o clássico Central Perk. Nele, vemos Mônica falando para Chandler, Phoebe e Joey sobre o cara com quem vai sair. De início, já dá para perceber que o assunto “encontros” e “namoros” vai ser um ponto importante do show. Quando Ross chega, descobrimos que sua ex-mulher se tornou lésbica e saiu de casa. E o que ele queria? Somente se casar de novo! Nessa hora, entra Rachel, vestida de noiva, fugindo de seu casamento. E aí que a história começa a desenrolar.

Resultado de imagem para 1st episode of friends

Outro local mostrado no piloto é o apartamento de Monica, que curiosamente foi o local mais mostrado da série. Apesar dos amigos morarem em apartamentos de frente para o outro, o “cafofo” da Monica era o set mais usado pelos produtores para diversas situações.

No primeiro episódio também tivemos a clássica cena que Monica dá boas vindas para Rachel à vida adulta. “É uma droga, mas você vai amar!“, diz ela ao cortar os cartões de crédito da amiga que ainda dependia dos pais. Um momento simbólico, que marca a narrativa de crescimento de todos os personagens.

Continua após a publicidade

No clímax do que estava sendo construído durante todo o episódio, temos Ross e Rachel em seu primeiro momento sozinhos. Ross conta à Rachel que era apaixonado por ela na adolescência e pergunta se talvez um dia eles podem sair juntos. E esse é o pontapé inicial para um dos romances mais conturbados e intensos do mundo das séries.

Resultado de imagem para friends pilot

Imagem: Divulgação/NBC

Na última cena do piloto, voltamos ao Central Perk, onde todos estão reunidos. Descobrimos que Rachel conseguiu um emprego de garçonete no café (no qual ela fica por um tempo considerável – mesmo sendo péssima) e repete-se a mecânica do início do episódio, passando, mais uma vez, a ideia da rotina dos amigos. Agora com Rachel incorporada à ela.

Friends é uma série para se ficar íntimo, para conhecer os personagens e entender o tipo de humor de cada um. É uma série que, com o passar do tempo, vai ficando melhor, a partir do momento que você entende a cabeça de cada personagem.

Nem dá para acreditar que já faz 24 anos, desde sua estreia. Parabéns, Friends! 

Leia também: O elenco de Friends – veja o que eles fizeram, 14 anos após o fim da série

Colaboração de Texto: Fernanda Azevedo.

Nenhum comentário

Adicione o seu

Tags Friends