Hackers querem milhões da HBO para não divulgar informações pessoais do elenco de GoT

Imagem: YouTube/ HBO
Imagem: YouTube/ HBO

[spacer height=”20px”]

Continua após publicidade

O ataque hacker que a HBO sofreu na semana passada está tendo desdobramentos mais sérios do que se pensam. Nesta segunda (07), por exemplo, os hackers vazaram material promocional, documentos e e-mails internos da empresa.

Continua após a publicidade

Apesar disso, a HBO emitiu uma nota à imprensa na tentativa de dar um equilíbrio a situação, dizendo que não identificou e-mails comprometidos. “A HBO acreditava que novos vazamentos pudessem surgir deste cyber-incidente quando o confirmamos na semana passada. Como já dissemos, a análise forense está em andamento. Embora tenha sido relatado que e-mails se tornaram públicos, a análise até o momento não nos dá razões para acreditar que nosso sistema de e-mails, como um todo, tenha sido comprometido”, disse a emissora.

Continua após publicidade

Mas o jornal The Guardian confirmou que o contato entre hacker e a HBO estão ainda acontecendo e, não satisfeitos, os cyber criminosos estão chantageando a emissora para que ela pague 6 vezes o salário que os executivos da emissora recebem. Tudo isso em bitcoins. A chantagem teria sido efetuada por meio de um vídeo, em que lançaram um conteúdo de 3.4 GB de arquivos, com detalhes técnicos, senhas internas e dados pessoais de atores do elenco de Game of Thrones, incluindo Peter Dinklage, Lena Headey e Emilia Clark.

Eles também revelaram que demoraram 6 meses para conseguir invadir o sistema da HBO e só aceitarão negociar diretamente com “Richard”, o Presidente da emissora.

Continua após publicidade

Na segunda feira, a HBO oficializou o vazamento de material inéditos de Game of Thrones, Ballers, Room 104 entre outras produções.

“A HBO recentemente enfrentou um incidente cibernético que resultou no comprometimento de informações importantes,” disse o canal em nota à imprensa na ocasião. “Nós imediatamente começamos a investigar o incidente e estamos trabalhando com a autoridades e firmas de cuidam de crimes cibernéticos. Proteção de dados é uma prioridade na HBO, e levamos a sério a responsabilidade em protegê-la”.

Continua após a publicidade
O MIX DE SÉRIES atingiu 10 milhões de visitas mensais e vamos ensinar tudo que aprendemos nessa caminhada! Aumente o tráfego do seu site com técnicas avançadas de SEO.
Faça seu pré-cadastro aqui!
Astros de Game of Thrones estão na mira e podem ter dados pessoas vazados. Imagem: HBO.

[spacer height=”20px”]

A HBO agora está trabalhando junto ao FBI e a firma de segurança cibernética Mandiant para seguirem com investigações. “O fato de ter ajuda da lei e uma firma [cibernética] estar envolvida provavelmente significa que esse será um grande incidente para a HBO”, disse o funcionário da firma de segurança Kroll, Eric Rasmussen.

Fontes contam que o ataque foi sofisticado, partindo de diversos pontos visando conteúdos específicos. De acordo com o The Hollywood Reporter, os dados vazados correspondem a 1,5 terabytes – cerca de sete vezes mais do que o famoso caso envolvendo a Sony em 2014.