Hannibal – A Origem e o Futuro

Hannibal

Hannibal Lecter. Um dos personagens mais antológicos já criados fez sucesso no Cinema e agora se destaca na TV. O que poucos sabem, porém, é que o canibal surgiu nas páginas dos livros escritos por Thomas Harris. O autor, que também já trabalhou como repórter policial, lançou o primeiro livro em 1981. Chamado Dragão Vermelho, o romance apresentava Will Graham tentando capturar o serial killer conhecido como Fada do Dente. Lecter estava presente, mas longe de ser protagonista. No livro, Graham já passou por poucas e boas e anda afastado de qualquer tipo de investigação. Com o surgimento do Fada do Dente, porém, o detetive Jack Crawford convoca Graham para ajudar nas investigações. Graham é especialista na coleta e interpretação de evidências, além de ter a capacidade de traçar perfis psicológicos com riqueza de detalhes.

O problema é que Graham não consegue capturar o assassino sozinho e, por isso, busca a ajuda do psiquiatra Hannibal Lecter. Lecter é o maior inimigo de Graham e está preso depois que o agente o capturou e o colocou atrás das grades. Hannibal, portanto, está preso e é coadjuvante da história, servindo como consultor de Will. Não custa lembrar, enfim, que Graham estava afastado do FBI justamente depois de ser ferido por Lecter enquanto o capturava.

Não está difícil, portanto, associar o livro à série de TV da NBC. Hannibal, a série, se passa antes dos eventos retratados no livro. Logo, a fidelidade do show está atrelada apenas aos personagens, já que cronologicamente o programa ainda não atingiu os livros. Ainda assim, alguns personagens sofreram alterações em relação aos livros: Freddy Lounds, por exemplo, é homem nos livros e nos dois filmes que adaptam Dragão Vermelho. Nas telinhas, Lounds vira mulher, mas continua como uma personagem determinada a desvendar a vida de Graham e Lecter, sendo fiel ao seu tablóide de fofocas, segredos, verdades e mentiras.

Continua após a publicidade

Hannibal Dragão

Até agora, Hannibal trouxe a complexa relação entre Lecter e Graham. Este ainda é agente especial do FBI, enquanto aquele é um psiquiatra canibal. Ao fim da segunda temporada, porém, as coisas esquentam e toda a trama é balançada. O Dragão Vermelho se aproxima.

Ao fim do segundo ano, vemos que Hannibal fere quase todo o elenco do programa. Sem saída, o psiquiatra foge ao lado da confidente, a Dr. Bedelia Du Maurier. Com toda a situação, a terceira temporada promete uma aproximação ao livro Dragão Vermelho. Pois vejamos: todos descobrem que Lecter não é quem ele diz ser; qualquer dúvida que Crawford e Graham poderiam ter foi suprida, e é inegável que Hannibal é um criminoso. Além disso, Graham é ferido e provavelmente irá se afastar do FBI. Essa mudança na trama é muito semelhante ao início de Dragão Vermelho. A diferença é que Lecter não foi preso. É provável que a próxima temporada traga Hannibal sendo caçado e possivelmente capturado no final. Um eventual quarto ano, portanto, finalmente abordaria Dragão, com Lecter aprisionado, servindo como consultor do FBI. É possível que o livro ainda seja adaptado no terceiro ano, já que a presença do Fada do Dente foi confirmada. Ainda assim, não se sabe qual a importância do novo personagem dentro da nova temporada.

Uma parte da trama que já está engatilhada é aquela envolvendo Mason Verger, a única vítima sobrevivente de Hannibal Lecter. Verger ficou completamente deformado após ser drogado por Lecter e obrigado a cortar e comer partes do próprio rosto. Quem leu os livros ou assistiu o longa-metragem Hannibal, sabe que Mason gasta quase toda a fortuna e grande parte de seu tempo na incansável busca pelo assassino canibal. É provável que a terceira temporada traga Verger buscando vingança acima de tudo, o que acarretaria em uma mistura de linhas cronológicas, juntando acontecimentos de todos os livros escritos por Harris.

hannibal 1

Infelizmente a série de TV não possui os direitos sobre o livro O Silêncio dos Inocentes, o que significa que podemos não ver a agente Clarice Starling na TV. É possível que os direitos fiquem disponíveis ou que Bryan Fuller, criador da série, consiga um acordo e possa usar a personagem. De qualquer forma, os eventos de O Silêncio dos Inocentes estão longe de acontecer. Fuller já garantiu em entrevistas que pretende misturar tramas de todos os livros, o que pode trazer Mason, presente no terceiro romance, para o período de Dragão Vermelho. O criador e roteirista também garantiu que pretende utilizar o assassino Fada do Dente, que será interpretado por Richard Armitage, visto recentemente na trilogia O Hobbit. Não é certo, porém, como o personagem será utilizado: no livro, Fada do Dente surge enquanto Lecter está preso, o que pode não acontecer na série. É possível que Fuller se afaste dos livros e apresente o assassino enquanto Hannibal ainda esteja solto.

O futuro, então, é incerto. Fuller já afirmou que a terceira temporada será diferente de tudo o que foi visto até agora. A própria estrutura da série será alterada, o que aponta para possíveis flashbacks que revelam a origem de Lecter. Bryan Fuller afirmou que usará partes do romance A Origem do Mal, o que torna praticamente certa a utilização de flashbacks. É possível que Hannibal seja capturado nos episódios iniciais e ajude na captura do Fada do Dente, mas também é provável que o canibal fique livre, e acabe não assessorando Graham na captura do outro assassino. Fuller promete diversas mudanças, surpresas e misturas de tramas. O último romance, Hannibal, que também traz a agente Starling, está sob os domínios da NBC e de Bryan Fuller. O impasse envolvendo direitos autorais, porém, deve impedir o uso da clássica personagem interpretada por Jodie Foster no cinema. O único livro que não pode ser usado é justamente o mais famoso: O Silêncio dos Inocentes. Esse desfalque, porém, não assusta o roteirista que planeja seis temporadas para contar a saga sangrenta de Hannibal Lecter.

Matheus Pereira

Matheus Pereira

Gaúcho, estudante de jornalismo e viciado em séries. Tem séries pra assistir de mais e tempo de menos. Séries favoritas? Six Feet Under e Breaking Bad.

2 comments

Add yours
  1. Caroline Marques
    Caroline Marques 9 março, 2015 at 10:44 Responder

    Ai Matheus, casa comigo? Que texto maravilhoso, sou amante de hannibal, filmes, livros e não perderia a série por N-A-D-A! “fere quase todo o elenco do programa” foi a parte mais sofrível da minha vida, nunca fiquei tão chocada com uma SF e olha que já vi toneladas… ♥♥♥ 4 de junho vai chegar voando, quero Hannibal de volta!!!

    • Matheus Pereira
      Matheus Pereira 10 março, 2015 at 23:18 Responder

      Hahaha, que bom que gostou! Também adoro tudo que envolva o personagem. Adoro os três filmes com o Hopkins (não sou mto fã do “Origem”) e a série é fantástica. Que 4 de Junho chegue rápido! =D

Post a new comment