Harfoots são Hobbits em O Senhor dos Anéis Os Anéis de Poder?
Afinal, os Harfoots são o mesmo que os Hobbits em O Senhor dos Anéis Os Anéis de Poder? Entenda a conexão entre eles.
O Senhor dos Anéis Os Anéis de Poder do Prime Video é um prequel das histórias criadas por JRR Tolkien para o universo de Lord of the Rings.
Situado na Segunda Era, milhares de anos antes dos eventos dos amados filmes de Peter Jackson, a série se propõe a dar histórias de fundo aos personagens que estavam bem estabelecidos no filme. Ele promete lançar luz sobre a trajetória de Sauron ao apresentar personagens como Galadriel e Elrond em seus primeiros anos, quando ainda exploravam seu lugar no mundo.
Outra coisa do universo de Tolkien que encontra uma reviravolta na série é a história de fundo dos Hobbits. Como isso se torna parte de O Senhor dos Anéis e como Harfoots se encaixa nessa narrativa? Vamos descobrir.
Como Harfoots e Hobbits estão relacionados?
Na forma de Bilbo e Frodo e seus amigos, os Hobbits sempre estiveram no centro das histórias de Tolkien. Faz sentido que eles também estejam presentes nos O Senhor dos Anéis Os Anéis de Poder. No entanto, a versão que vemos no programa parece muito diferente dos Hobbits que buscam conforto e que comem o café da manhã aos quais estamos acostumados.
Os Harfoots são mais selvagens em comparação com seus homólogos e são nômades, ao contrário dos Hobbits que gostam de ficar em um só lugar, o Condado.
Apesar dessas diferenças, as semelhanças em sua aparência são bastante impressionantes. Eles têm pés semelhantes, altura semelhante e orelhas semelhantes, embora os Harfoots tenham cabelos mais rebeldes. Além de sua aparência, eles também compartilham traços semelhantes com os Hobbits.
Leia também: O Senhor dos Anéis Os Anéis de Poder: datas dos próximos episódios
Mesmo em movimento, eles gostam de ficar invisíveis, mantendo o mínimo contato possível com o mundo exterior. No primeiro episódio do programa, vemos como eles se misturam com o ambiente e se escondem, apenas para ficar longe de dois viajantes. Hobbits são um pouco assim também. Eles estão muito acostumados com sua vida e qualquer coisa nova ou desconhecida não é bem-vinda, certamente não é algo aventureiro.
Nas histórias de Tolkien, vemos um Bilbo inicialmente relutante em uma aventura, que vai contra a natureza dos Hobbits, porque aventura significa sair, encontrar coisas novas e muitas vezes desconfortáveis e perder cafés da manhã e pausas para fumar. Ainda assim, ele é atraído para acompanhar os anões em sua jornada.
Encontramos um protagonista um tanto semelhante em Nori Brandyfoot. Enquanto os outros Harfoots acham melhor ficar em sua pista, Nori tem um gosto pela aventura, o que a leva a cruzar com O Estranho.
Em sua história, O Estranho se torna o catalisador de sua jornada de aventura, assim como Gandalf fez com Bilbo. Seu sobrenome, Brandyfoot, se aproxima de Brandybuck, o sobrenome de Merry, um dos companheiros de Frodo e membro da Sociedade do Anel. Com tantas semelhanças entre os dois, parece que a série simplesmente substituiu os Hobbits por Harfoots, mas na verdade é mais significativo do que isso.
Destaque em O Senhor dos Anéis Os Anéis de Poder
Em sua busca para explorar a Segunda Era, O Senhor dos Anéis Os Anéis de Poder tenta dar mais história aos Hobbits, algo que não é tão amplamente coberto por Tolkien, ao contrário do passado dos elfos e anões. Tolkien escreveu, em “Acerca dos Hobbits“: “O início dos Hobbits está muito atrás nos Dias Antigos que agora estão perdidos e esquecidos”.
Pelo que sabemos, antes que os Hobbits do Condado se tornassem famosos, havia três raças deles que vagavam pela terra: Pés-de-pente, Falódios e Grados. O Stoor mais famoso é Smeagol, também conhecido como Gollum.
Harfoots são descritos pelo autor como “pardos de pele, menores e mais curtos”, algo que a série se concentrou ao criar sua aparência. Enquanto Fallohides eram amigos dos elfos e Stoors faziam amizade com homens, Harfoots eram conhecidos por se associarem com anões. Tolkien também escreveu que os Harfoots eram chamados de Hobbits por seus primos, e talvez seja por isso que os showrunners os escolheram para representar os Hobbits na série.
Eles também foram os que cruzaram para Eriador, que é onde fica o Condado. Com a diferença de tempo entre a série e os filmes, é improvável que a série consiga levar a história até os primórdios da terra natal de Bilbo e Frodo. Ainda assim, permite muito terreno para os contadores de histórias usarem Harfoots como tela para pintar o passado dos Hobbits. Que de outra forma é limitado aos primórdios do Condado.