HBO demite criador de The Wire após adesão a greve dos roteiristas
Contrato de David Simon foi suspenso pela HBO por causa da greve dos roteiristas; O criador de 'The Wire' estava no canal há 25 anos.
O criador de The Wire, David Simon, se tornou um dos muitos escritores/produtores cujos acordos gerais foram suspensos por causa da greve dos roteiristas.
Simon anunciou via Twitter na segunda-feira, 08, que a HBO acabou de suspender seu acordo “depois de 25 anos escrevendo televisão para eles”. Além de The Wire, Simon escreveu em Generation Kill, Treme, The Deuce, The Plot Against America, Show Me a Hero e We Own This City.
A linguagem nas cartas gerais de suspensão do acordo varia um pouco – de “contratação suspensa” (NBCUniversal) a “serviços suspensos” (Warner Bros., Disney, CBS Studios), pois todos notificam os showrunners de que a compensação que recebem sob seus contratos de prazo foi suspensa a partir de 2 de maio.
Data esta que o Sindicato dos Roteiristas entrou em greve após o término do contrato da guilda com os estúdios, já que os dois lados não conseguiram chegar a um novo acordo.
Como os estúdios estão lidando com a greve dos roteiristas?
Alguns estúdios, como Disney e NBCUniversal, não entram em detalhes. Enquanto outros, como WBTV e CBS Studios, especificam áreas que estão sendo impactadas, incluindo despesas gerais/pagamento executivo. E, além disso, reforço de despesas comerciais, acesso a escritórios, etc. A Disney observa que todos pagamentos estão suspensos, “exceto conforme especificado no Contrato“.
Leia também: Community: filme tem péssima notícia com greve dos roteiristas
A suspensão de acordos gerais ocorre quando os principais estúdios de TV também informaram na semana passada roteiristas/produtores que eles devem continuar prestando serviços de produção durante a greve dos roteiristas. Em uma reunião no sábado, os showrunners responderam, dizendo que “não há nenhum aspecto não escrito” no que eles fazem.